X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Escolas vão exigir laudo médico para aulas online a partir desta segunda


Ouvir

Escute essa reportagem

O retorno presencial nas escolas públicas e privadas foi determinado pelo governo do Estado no último dia 22. Mas, a exceção é para os estudantes com comorbidades ou deficiências.

Nesses casos, as famílias podem escolher se encaminham ou não o filho para a escola, desde que apresentem um laudo médico, comprovando a situação especial.

A partir da próxima segunda-feira, algumas escolas particulares da Grande Vitória retornam do recesso, e elas já estão orientando os pais dos alunos sobre como funcionará o retorno presencial.

Imagem ilustrativa da imagem Escolas vão exigir laudo médico para aulas online a partir desta segunda
Alunos em sala de aula: as escolas particulares estão com quase 100% da capacidade presencial, segundo o Sinepe |  Foto: Leone Iglesias - 01/02/2021

Muitas unidades já confirmaram que o retorno será possível de forma 100% presencial, sem necessidade de revezamento.

Uma delas é a Escola da Ilha, em que os estudantes voltam na segunda-feira. Somente poderão continuar com o ensino remoto os alunos que tiverem alguma comorbidade e apresentarem laudo.

Mas, segundo a diretora pedagógica da Escola da Ilha, Ignêz Martins Pimenta, até o momento, não houve manifestação das famílias para essa situação. “Nessa idade escolar, é fundamental que os alunos estejam na escola”, afirmou.

“Nós estruturamos todas as salas, para que atendêssemos sem o revezamento. Em algumas salas, colocamos divisórias de acrílico, além do álcool e da troca de máscaras após as refeições, que já fazem parte da nossa rotina”, completou a diretora financeira da Escola da Ilha, Roberta Bonelli.

Já no UP Centro Educacional de Vitória e Vila Velha, as famílias poderão optar entre o retorno 100% presencial e o modelo híbrido, aquele que intercala o formato remoto e o presencial. As aulas iniciam na próxima segunda-feira.

“Isso só é possível porque o ato (do governo) fala de aulas amplas, o que nos possibilita manter os protocolos cumpridos com grande parte dos alunos da escola. Todas as decisões do UP foram tomadas com base na nova portaria do governo e com pesquisa com as famílias”, disse o diretor-presidente da escola, Fábio Portela.

Já no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, ocorrerá o retorno 100% presencial para a educação infantil, parte do ensino fundamental I e a terceira série do ensino médio. As outras turmas seguirão em modelo híbrido.

Já são 29 municípios que farão teste de covid em alunos

Com a retomada das aulas presenciais e a obrigatoriedade da presença dos alunos em sala de aula, o governo do Estado anunciou a autorização para que os municípios realizem testes RT-PCR nos alunos assintomáticos, para verificar contágios nas unidades.

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, informou que 29 cidades já aderiram ao sistema de testagem. A informação foi publicada por Fernandes em rede social, na tarde de ontem.

“Podemos fazer mais de 50 mil testes/mês, com capacidade de ampliar ainda mais”, escreveu.

A autorização para que os municípios façam os testes em massa foi anunciada pelo secretário em coletiva de imprensa na última segunda-feira. Na oportunidade, Fernandes informou que as cidades estavam autorizados a realizaram até 2 mil testes de covid, por dia, dentro das escolas em trabalhadores e alunos assintomáticos.

Na lista divulgada pela Sesa, até o momento, apenas Viana, na Grande Vitória, aderiu à testagem em massa. No município, os alunos começaram a ser submetidos ontem ao teste RT-PCR.

Entre as cidades que aderiram, até o momento, ao sistema de testagem em massa, estão São Mateus, Vila Valério e Pedro Canário.


SAIBA MAIS


Rede privada

Escola da Ilha

  • a partir da próxima segunda-feira, as aulas voltam de forma 100% presencial, sem necessidade de revezamento entre os estudantes. Somente poderão continuar com o ensino remoto os alunos que tiverem alguma comorbidade e apresentarem laudo.

Up Centro Educacional

  • as famílias poderão optar entre o retorno 100% presencial e o modelo híbrido, aquele que intercala o modelo remoto e o presencial. As aulas iniciam na próxima segunda-feira.
  • pessoas que desejarem seguir com as aulas somente online, autorizadas apenas para alunos com comorbidades e/ou deficiência, devem procurar o setor pedagógico da escola.

Colégio Marista Nossa Senhora da Penha

  • a partir da próxima segunda-feira, ocorrerá o retorno 100% presencial para a educação infantil, parte do ensino fundamental I (1º, 2º e 3º anos) e a terceira série do ensino médio. As outras turmas (4º e 5º ano do ensino fundamental I; 6º ao 9º ano do ensino fundamental II; 1ª e 2ª série do ensino médio) seguirão em modelo híbrido em dias alternados.

Centro Educacional Praia da Costa

  • Também a partir de segunda-feira, os alunos da educação infantil, do ensino fundamental I, as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental II e a 2ª e a 3ª série do ensino médio voltam totalmente presenciais. Já as turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental II e a 1ª série do ensino médio farão rodízio, intercalado diariamente. Mas, a ideia da escola é que a partir da semana do dia 9 de agosto esteja totalmente presencial. 

Escola Americana de Vitória

  • as aulas para os ensinos infantil e fundamental I e II seguirão de forma 100% presencial, sem necessidade de rodízio. Na escola, as aulas foram retomadas na última segunda-feira.

Rede pública

Estado

  • Nas escolas da rede estadual, a obrigatoriedade nas aulas presenciais iniciou na última segunda-feira. O revezamento, que antes era semanal, passou a ser diário. Pais ou responsáveis de alunos com comorbidades, deficientes, lactantes ou gestantes podem oficializar o pedido junto à secretaria da escola para manter o ensino remoto.

Municípios

Vitória

  • Na segunda-feira, os grupos 3 e 4 (crianças entre 2 e 4 anos) retornarão de forma presencial aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
  • O município informou que, como já há uma adesão de 85% ao retorno presencial entre os grupos, o retorno ainda não é obrigatório. Está ocorrendo revezamento diário entre os alunos (de forma intercalada).

Vila Velha

  • A partir do dia 16 de agosto, a frequência do aluno nas aulas presenciais passa a ser obrigatória, com exceção daqueles que possuem comorbidades ou deficiências, que podem permanecer apenas com o ensino remoto. No mesmo dia, o Grupo 3 da educação infantil retorna para o presencial, seguindo o mesmo modelo de ensino híbrido e rodízio.

Serra

  • A partir da próxima segunda-feira, será obrigatória a presença em sala de aula, no modelo híbrido, com revezamento semanal, organizado com 50% dos alunos, nas unidades de ensino fundamental e nos CMEIs.
  • As crianças matriculadas no Grupo I da educação infantil permanecerão no formato não presencial. Alunos com comorbidades ou que tenham no convívio familiar, que ainda não tiverem apresentado laudo à unidade de ensino, devem se manifestar por instrumento próprio, disponibilizado pela escola.

Cariacica

  • A partir do dia 10 de agosto será obrigatório o retorno de todos os alunos às aulas presenciais. O sistema se manterá na forma híbrida.
  • Às segundas-feiras, todos os alunos terão aulas online. Nos demais dias da semana, haverá revezamento, com metade dos alunos com aulas presencias às terças e quartas e a outra metade às quintas e sextas. A exceção do retorno presencial será para alunos com comorbidades.

Fonte: Instituições consultadas e Sedu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: