Escolas vão exigir laudo médico para aulas online a partir desta segunda
Escute essa reportagem
O retorno presencial nas escolas públicas e privadas foi determinado pelo governo do Estado no último dia 22. Mas, a exceção é para os estudantes com comorbidades ou deficiências.
Nesses casos, as famílias podem escolher se encaminham ou não o filho para a escola, desde que apresentem um laudo médico, comprovando a situação especial.
A partir da próxima segunda-feira, algumas escolas particulares da Grande Vitória retornam do recesso, e elas já estão orientando os pais dos alunos sobre como funcionará o retorno presencial.

Muitas unidades já confirmaram que o retorno será possível de forma 100% presencial, sem necessidade de revezamento.
Uma delas é a Escola da Ilha, em que os estudantes voltam na segunda-feira. Somente poderão continuar com o ensino remoto os alunos que tiverem alguma comorbidade e apresentarem laudo.
Mas, segundo a diretora pedagógica da Escola da Ilha, Ignêz Martins Pimenta, até o momento, não houve manifestação das famílias para essa situação. “Nessa idade escolar, é fundamental que os alunos estejam na escola”, afirmou.
“Nós estruturamos todas as salas, para que atendêssemos sem o revezamento. Em algumas salas, colocamos divisórias de acrílico, além do álcool e da troca de máscaras após as refeições, que já fazem parte da nossa rotina”, completou a diretora financeira da Escola da Ilha, Roberta Bonelli.
Já no UP Centro Educacional de Vitória e Vila Velha, as famílias poderão optar entre o retorno 100% presencial e o modelo híbrido, aquele que intercala o formato remoto e o presencial. As aulas iniciam na próxima segunda-feira.
“Isso só é possível porque o ato (do governo) fala de aulas amplas, o que nos possibilita manter os protocolos cumpridos com grande parte dos alunos da escola. Todas as decisões do UP foram tomadas com base na nova portaria do governo e com pesquisa com as famílias”, disse o diretor-presidente da escola, Fábio Portela.
Já no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, ocorrerá o retorno 100% presencial para a educação infantil, parte do ensino fundamental I e a terceira série do ensino médio. As outras turmas seguirão em modelo híbrido.
Já são 29 municípios que farão teste de covid em alunos
Com a retomada das aulas presenciais e a obrigatoriedade da presença dos alunos em sala de aula, o governo do Estado anunciou a autorização para que os municípios realizem testes RT-PCR nos alunos assintomáticos, para verificar contágios nas unidades.
O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, informou que 29 cidades já aderiram ao sistema de testagem. A informação foi publicada por Fernandes em rede social, na tarde de ontem.
“Podemos fazer mais de 50 mil testes/mês, com capacidade de ampliar ainda mais”, escreveu.
A autorização para que os municípios façam os testes em massa foi anunciada pelo secretário em coletiva de imprensa na última segunda-feira. Na oportunidade, Fernandes informou que as cidades estavam autorizados a realizaram até 2 mil testes de covid, por dia, dentro das escolas em trabalhadores e alunos assintomáticos.
Na lista divulgada pela Sesa, até o momento, apenas Viana, na Grande Vitória, aderiu à testagem em massa. No município, os alunos começaram a ser submetidos ontem ao teste RT-PCR.
Entre as cidades que aderiram, até o momento, ao sistema de testagem em massa, estão São Mateus, Vila Valério e Pedro Canário.
SAIBA MAIS
Rede privada
Escola da Ilha
-
a partir da próxima segunda-feira, as aulas voltam de forma 100% presencial, sem necessidade de revezamento entre os estudantes. Somente poderão continuar com o ensino remoto os alunos que tiverem alguma comorbidade e apresentarem laudo.
Up Centro Educacional
- as famílias poderão optar entre o retorno 100% presencial e o modelo híbrido, aquele que intercala o modelo remoto e o presencial. As aulas iniciam na próxima segunda-feira.
- pessoas que desejarem seguir com as aulas somente online, autorizadas apenas para alunos com comorbidades e/ou deficiência, devem procurar o setor pedagógico da escola.
Colégio Marista Nossa Senhora da Penha
- a partir da próxima segunda-feira, ocorrerá o retorno 100% presencial para a educação infantil, parte do ensino fundamental I (1º, 2º e 3º anos) e a terceira série do ensino médio. As outras turmas (4º e 5º ano do ensino fundamental I; 6º ao 9º ano do ensino fundamental II; 1ª e 2ª série do ensino médio) seguirão em modelo híbrido em dias alternados.
Centro Educacional Praia da Costa
- Também a partir de segunda-feira, os alunos da educação infantil, do ensino fundamental I, as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental II e a 2ª e a 3ª série do ensino médio voltam totalmente presenciais. Já as turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental II e a 1ª série do ensino médio farão rodízio, intercalado diariamente. Mas, a ideia da escola é que a partir da semana do dia 9 de agosto esteja totalmente presencial.
Escola Americana de Vitória
- as aulas para os ensinos infantil e fundamental I e II seguirão de forma 100% presencial, sem necessidade de rodízio. Na escola, as aulas foram retomadas na última segunda-feira.
Rede pública
Estado
- Nas escolas da rede estadual, a obrigatoriedade nas aulas presenciais iniciou na última segunda-feira. O revezamento, que antes era semanal, passou a ser diário. Pais ou responsáveis de alunos com comorbidades, deficientes, lactantes ou gestantes podem oficializar o pedido junto à secretaria da escola para manter o ensino remoto.
Municípios
Vitória
- Na segunda-feira, os grupos 3 e 4 (crianças entre 2 e 4 anos) retornarão de forma presencial aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
- O município informou que, como já há uma adesão de 85% ao retorno presencial entre os grupos, o retorno ainda não é obrigatório. Está ocorrendo revezamento diário entre os alunos (de forma intercalada).
Vila Velha
- A partir do dia 16 de agosto, a frequência do aluno nas aulas presenciais passa a ser obrigatória, com exceção daqueles que possuem comorbidades ou deficiências, que podem permanecer apenas com o ensino remoto. No mesmo dia, o Grupo 3 da educação infantil retorna para o presencial, seguindo o mesmo modelo de ensino híbrido e rodízio.
Serra
- A partir da próxima segunda-feira, será obrigatória a presença em sala de aula, no modelo híbrido, com revezamento semanal, organizado com 50% dos alunos, nas unidades de ensino fundamental e nos CMEIs.
- As crianças matriculadas no Grupo I da educação infantil permanecerão no formato não presencial. Alunos com comorbidades ou que tenham no convívio familiar, que ainda não tiverem apresentado laudo à unidade de ensino, devem se manifestar por instrumento próprio, disponibilizado pela escola.
Cariacica
- A partir do dia 10 de agosto será obrigatório o retorno de todos os alunos às aulas presenciais. O sistema se manterá na forma híbrida.
- Às segundas-feiras, todos os alunos terão aulas online. Nos demais dias da semana, haverá revezamento, com metade dos alunos com aulas presencias às terças e quartas e a outra metade às quintas e sextas. A exceção do retorno presencial será para alunos com comorbidades.
Fonte: Instituições consultadas e Sedu.
Comentários