Escolas de Vitória vão ter 30 minutos a mais de aula todo dia e ganhar 7 disciplinas
Mudança faz plano da reformulação do ensino na capital. Escolas vão poder optar por uma disciplina extra para os alunos
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As escolas municipais de Vitória vão ter novidades para o ano letivo de 2022. A primeira delas é que a jornada para crianças e adolescentes será ampliada nas unidades de ensino. Além disso, há a nova organização curricular para o ensino fundamental com a inclusão de aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida. As escolas ainda vão poder escolher uma entre sete disciplinas para ser ofertada de forma extra aos estudantes.
As novidades foram anunciadas pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, e pela secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (22).
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), onde o horário, hoje, é das 7h às 11h30, para o matutino, e das 13h às 17h30, para o vespertino, passarão a atender das 7h às 12h pela manhã e das 13h às 18h à tarde. A mudança resultará em mais 100 horas anuais nas unidades de ensino para cada criança ou estudante.
Para as unidades em tempo integral, cujo horário é das 7h às 16h30, e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas das 18h às 22h, o horário permanece o mesmo.
"Fizemos toda uma repaginação, por isso, não haverá mudança na carga horária dos professores, mas sim, dos estudantes, que terão mais 30 minutos por dia. Estamos garantindo a ampliação da jornada escolar e também o planejamento, que antes não era garantido. Nos incomodou muito a nota do Ideb e foi a partir desse reflexo que partimos para buscar soluções, ou seja, temos um grande desafio pela frente, que é trazer uma educação que seja minimamente igual, com oportunidade para todos os nossos estudantes e que não atenda apenas determinados bairros ou territórios da cidade. Sabemos que a educação, hoje, é o único caminho legítimo, emancipador e que garante um futuro próspero para as famílias capixabas", disse o prefeito.

As mudanças anunciadas não ficam restritas apenas a carga horária, mas também às disciplinas. No ano que vem, todos os estudantes, do 1º ao 9º ano, terão aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida na rede municipal de Vitória.
Já na parte diversificada, de acordo com a escolha de cada escola, serão ofertadas ainda aulas de práticas experimentais em Educação Socioambiental; Educação Empreendedora e Financeira; Iniciação Científica; Libras; Música; Tecnologias Educacionais; Território do viver.
A disciplina de Projeto de Vida, ofertada em todos os anos do Ensino Fundamental, considera os valores e conhecimentos que precisam ser consolidados para que os estudantes alcancem sua autorrealização, devendo o professor possibilitar o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes por meio da construção de um projeto de vida que será base para o componente curricular.
“As crianças e estudantes de todas as regiões de Vitória precisam ter o desejo de ser, de ter um futuro, de ter um sonho. A escola precisa ser o lugar de oferta, de conhecimento, de expansão da realidade de todos. Estamos trabalhando por uma educação de qualidade para todas as crianças e estudantes, de todas as regiões, de todas as condições", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A prefeitura vai entregar 25 mil tablets para o uso de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também serão substituídos 3 mil computadores de mesa com configurações anteriores a 2012 nas escolas e os professores vão receber 5 mil notebook para trabalhar nas unidades de ensino.
As mudanças pretendem melhorar a aprendizagem dos alunos da capital, após desempenhos abaixo da meta em avaliações nacionais.
O município de Vitória não alcançou a meta prevista para 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e está abaixo das médias estadual e nacional. O Ideb, observado em 2019 foi de 5,6 para os anos iniciais e de 4,6 para os anos finais, com metas projetadas para 5,9 e 5,1, respectivamente. Ao longo dos anos, a rede de Vitória foi perdendo seu potencial, ficando estagnada desde a edição de 2015.
Vitória possui 44.457 alunos matriculados nas mais de 100 unidades de ensino municipais da capital.
Entenda as disciplinas que as escolas podem optar
Educação Empreendedora e Financeira: desenvolver nos alunos habilidades para administrar suas finanças de forma consciente, sem prejudicar o meio ambiente, a partir de um conjunto de comportamentos mais conscientes, munidos de informações, reflexões e atividades práticas que permitirão a construção de um pensamento financeiro e empreendedor que esteja de acordo com seus objetivos de vida.
Educação Socioambiental: temas que transversalizam os componentes curriculares e oportunizam o conhecimento, reconhecimento e atuação individual e coletiva nos territórios da cidade no contexto de uma realidade global, visando à sustentabilidade e melhorias na qualidade de vida das pessoas, ao estabelecer uma relação saudável com o ambiente.
Iniciação Científica: desenvolvimento da criatividade, curiosidade, pensamento crítico, de forma que os estudantes saibam fazer indagações e compreendê-las.
Libras: identidade e compreensão do uso da Língua Brasileira de Sinais em seus contextos.
Música: estimular a musicalidade e seu caráter humanamente integrador e transformador, contribuindo para o cultivo da sensibilidade, criatividade, escuta, percepção, atenção, imaginação.
Tecnologias Educacionais: aliar a tecnologia ao ensino a fim de qualificá-lo, sendo essa uma das possibilidades de articular os usos das tecnologias aos processos pedagógicos desenvolvidos nas escolas.
Território do viver: pesquisas, reflexões e práticas sobre os saberes locais e culturais e as inter-relações que estimulam o sentimento de pertencimento, bem como, a construção de nossa identidade local, como forma de oportunizar criativamente aos estudantes estudar as singularidades de seu território, onde se manifestam as experiências individuais e coletivas, de modo a estabelecer uma escuta ativa e promover uma participação ativa.
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