Entenda a segunda fase das obras do Mergulhão de Camburi
Obras da nova etapa começam no dia 19 de novembro, com a construção da estrutura do túnel. Haverá mudança no trânsito
 
	As obras da segunda fase do Mergulhão de Camburi, que promete eliminar o engarrafamento de veículos no cruzamento da avenida Norte-Sul com a Dante Michelini, vão começar no dia 19 de novembro.
As intervenções na região serão realizadas a partir dessa data para aproveitar o recesso escolar, de forma a minimizar qualquer impacto na fluidez do trânsito.
A segunda etapa das obras será marcada pelo início da construção da estrutura do túnel, como a instalação de estacas no solo para servir como base para o Mergulhão, explica o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin.
“Vamos avançar na infraestrutura do Mergulhão. Faremos estaqueamento e rebaixaremos o lençol freático da região, para executar a instalação das estruturas de concreto armado, que serão a base do túnel”, afirmou.
“A construção permitirá a interseção em dois níveis entre a avenida Dante Michelini e a rodovia Norte-Sul, extinguindo os semáforos e deixando as vias em fluxo livre e contínuo de veículos em todos os horários”, disse Perin.
Na primeira fase da obra, foi ampliado o trecho no sentido da rua Gelu Vervloet dos Santos em direção à avenida Dante Michelini (sentido Vitória-Centro), ocupando a área cedida pela Infraero, sem qualquer interferência no tráfego de veículos.
A partir do dia 19 de novembro haverá mudanças no trânsito da região em Jardim Camburi.
“Quem vem de Jardim Camburi não vai mais seguir reto. Na altura do antigo hotel Canto do Sol, vai virar à direita, na faixa da esquerda, fazer o contorno no novo acesso, e entrar na Dante Michelini”, explicou o secretário.
Já para quem vem da Serra, em direção à Vale, precisará fazer conversão à direita na Dante Michelini. Quando chegar no trevo da Simão Nader, vai fazer o contorno para, novamente, pegar a Dante Michelini, agora sentido Vale, afirmou o secretário.
A primeira etapa das obras reduziu parte das pistas que ligam Jardim Camburi à região central de Vitória, com utilização de cerca de 15 mil m de terreno do aeroporto, na faixa direita do cruzamento, para construir um novo acesso aos motoristas durante as obras.
“Na segunda etapa, vamos deslocar o trânsito para o lado direito. Essa via funcionará para absorver o tráfego de forma provisória, enquanto durarem as obras do Mergulhão”, disse o secretário.
Fique por dentro
Mergulhão
A 2ª Etapa das obras do Mergulhão de Camburi vai começar no dia 19 de novembro.
Um mergulhão, na construção civil, é um túnel que passa por baixo de ruas ou outras vias, para liberar espaço em nível para o tráfego de veículos e pedestres.
A estrutura do túnel começará a ser construída, com escavações, rebaixamento do lençol freático da área, concretagem de galerias e instalação de estacas de concreto armado.
A conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2027.
Investimento e dimensões
R$ 77,5 milhões é o investimento total das obras. A empresa responsável pelo Mergulhão foi contratada de forma integrada pela Prefeitura de Vitória, ou seja, é responsável tanto pelo desenvolvimento do projeto quanto pela obra.
1.650 estacas de concreto, ao longo de 30 mil metros, formarão as paredes de sustentação do Mergulhão, abaixo do nível do solo.
7,3 mil m de concreto e 850 toneladas de ferro serão utilizados na escavação e concretagem da infraestrutura.
Passagens subterrâneas
A obra será constituída do Mergulhão 1 e Mergulhão 2.
O primeiro atenderá aos motoristas que vêm da BR-101 em direção a Tubarão.
Já o segundo será utilizado por quem sai de Jardim da Penha, rumo à rodovia Norte-Sul.
Três faixas de circulação e rampas de acesso, que permitirão o fluxo de veículos sem interrupções, serão construídas nos dois.
As pistas estarão numa cota de seis metros abaixo do nível atual da Dante Michelini.
Deslocamento mais veloz
33 Km/h é a expectativa da velocidade média que poderá ser praticada na região em horários de pico de trânsito. Atualmente, essa velocidade média é de 2 km/h.
Rota para bicicletas
Os ciclistas que seguem sentido Serra/Vitória pela Norte-Sul terão que deixar a ciclovia no semáforo da rua Carlos Gomes Lucas e acessar a calçada até a av. Dante Michelini, onde deverão atravessar para a ciclovia do calçadão de Camburi. Nesse caso, a mudança será dia 17 de novembro.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
		
		 
         
											
                                            
Comentários