Enem vai ter 85 mil candidatos no Espírito Santo
Entre eles, mais de 27 mil estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede estadual fizeram inscrição no exame
Escute essa reportagem

O Espírito Santo contabilizou mais de 85 mil inscritos confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
A estudante da Escola Madan, Hana Foerste, que vai fazer o exame neste ano, conta que também fez Enem no primeiro e no segundo ano do ensino médio para treinar.
“Eu estou ansiosa, mas me sinto preparada. Só que esse ano tem a pressão de valer de verdade. Estudo de segunda a sábado e sinto que estou evoluindo nos estudos”.
O grande número de inscritos no Enem no Estado é um indicativo de que os estudantes estão cada vez mais interessados em cursar o ensino superior, destaca a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Andréa Guzzo.
“Temos um crescimento contínuo, ano após ano, de inscrições e também de estudantes que realizam os dois dias de prova. Isso é consequência do aumento do número de aprovações no exame aqui no Estado”.
Uma novidade da edição deste ano foi a inscrição pré-preenchida de 34.535 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública de educação estadual. Desses, dos 27.701 confirmaram a participação.
A subsecretária aponta ainda que “o exame é muito dinâmico. Se o aluno não passar de primeira, ele pode usar a nota no ano seguinte, e também tentar de novo”.
Estudantes e concluintes do ensino médio estão voltando a enxergar o Enem como uma chance de mudar de vida, afirma o diretor do Madan, Daniel Rojas.
“Após a pandemia, jovens de periferias e do interior não estavam fazendo a prova porque não enxergavam que conseguiriam entrar em faculdades. Agora isso estabilizou, e a tendência é que cada vez mais estudantes queiram prestar o exame”.
Daniel conta que, no Madan, alunos do primeiro e de segundo ano do ensino médio são estimulados a realizarem a prova como forma de treinar e conhecer a avaliação.
“Dessa forma, o aluno conhece não só o exame, mas o ambiente de prova, sente o clima que é. Vê os vestibulandos oficiais, o nervosismo deles, e entende que precisa se dedicar, intensificar os estudos. O principal desafio do Enem é manter a concentração, porque a prova é muito extensa, o aluno precisa ter concentração e resiliência”.
Opiniões


Fique por dentro
Datas das provas
O exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em 27 estados. De forma excepcional, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba.
Estrutura do exame
São quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, além da redação. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.
Já o segundo dia terá provas de matemática, química, física e biologia, com cinco horas de duração no total.
Abertura de portões
A partir das 12 horas (horário de Brasília), os portões de acesso aos locais de prova serão abertos e fechados às 13 horas. O início do exame será às 13h30.
Certificação escolar
O exame também é utilizado para certificação de conclusão do ensino médio. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Os participantes devem ter indicado a opção na inscrição.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários