Empresa testa o 1º ônibus sem motorista da América Latina
Veículo com câmera e sensor 3D possui lugar para 21 passageiros e é uma evolução do carro autônomo, criado em 2009 na Ufes
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É capixaba a tecnologia do primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina. A inovação é uma parceria da startup Lume Robotics, que nasceu dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a empresa Marcopolo.
O veículo do modelo Volare Attack 8 opera de forma completamente autônoma, sem a necessidade de intervenção ou monitoramento remoto. Possui lugar para 21 passageiros e é um legado do Intelligent Autonomous Robotic Automobile (Iara), o carro autônomo, criado em 2009 na Ufes.
A inovação é resultado de dois anos de estudos e parceria das empresas na construção do veículo.
“Esse ônibus é um novo produto. Fizemos a parceria com a Marcopolo, que é a maior fabricante de carroceria da América Latina, para adaptar o sistema da Lume, que está sendo usado em caminhões e outros tipos de veículo para que ele pudesse controlar o micro-ônibus”, destaca o diretor executivo da Lume, Rânik Guidolini.
Foi feito um trabalho de automação do veículo, para que todo o sistema pudesse ser controlado pelo computador. “Colocamos sensores de computadores no veículo para reconhecer o ambiente e processar os dados para as tomadas de decisão do sistema”.

Durante os testes, já foram transportadas mais de 250 pessoas no micro-ônibus.
“Foram realizados testes na ArcelorMittal, no Espírito Santo, e também na sede da Marcopolo, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, além de testes na Ufes. Esse ônibus foi pensado para o transporte de pessoas dentro de ambientes privados”, explica Rânik.
A direção autônoma já é bastante utilizada em outros campos do transporte, mas a inovação e desafio desse projeto é o transporte de passageiros, como destaca o analista de inovação sênior da Marcopolo Next, Eduardo Kakuichi.
“No campo agrícola e de movimentação de carga interna, por exemplo, já tem uma aplicação bem grande da tecnologia autônoma. Por isso vemos que essas tecnologias podem migrar rapidamente para o transporte de passageiros”.
Ele explica que agora o desafio é melhorar a comunicação no micro-ônibus para que os passageiros se sintam seguros e confortáveis dentro do veículo.
“Ainda é um protótipo e está sendo usado, principalmente, como uma ferramenta de desenvolvimento dessa tecnologia. Estamos aprimorando e estudando para melhorar a direção segura, em conjunto com o conforto para os passageiros”.
Hoje, por causa da falta de legislação, os veículos autônomos não podem circular em via pública.
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OUTROS VEÍCULOS
Carro autônomo

O primeiro veículo autônomo foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Ufes, com coordenação do professor emérito Alberto Ferreira de Souza, que hoje é um dos sócios da Lume Robotics. O carro foi batizado de Intelligent Autonomous Robotic Automobile (Iara), e as pesquisas tiveram início em 2009. Foi o primeiro carro autônomo a trafegar em vias urbanas e fez trajeto de 74 km.
Caminhão nível 4 de automação

Ano passado, foi apresentado o primeiro caminhão com nível 4 (SAE) de automação em operação em uma planta industrial no País, uma parceria da Mercedes-Benz do Brasil e a startup Lume Robotics.
O modelo tem cavalo mecânico Atego 1730 autônomo, foi adaptado para operação na Ypê, a primeira a adquirir o veículo, que está sendo preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, São Paulo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição.
Primeiro teste em aeronave

Uma cooperação científica e tecnológica entre a Ufes e a Embraer, nas áreas de robótica autônoma e de inteligência artificial, resultou no primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil.
A iniciativa possibilitou que o protótipo realizasse sozinho a operação de taxiamento, movimentando-se em solo por um trajeto previamente estabelecido e sem interferência humana.
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