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Cidades

Empresa testa o 1º ônibus sem motorista da América Latina

Veículo com câmera e sensor 3D possui lugar para 21 passageiros e é uma evolução do carro autônomo, criado em 2009 na Ufes


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Imagem ilustrativa da imagem Empresa testa o 1º ônibus sem motorista da América Latina
Micro-ônibus modelo Volare Attack 8 já transportou mais de 250 pessoas durante testes no Estado e em Minas |  Foto: Divulgação

É capixaba a tecnologia do primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina. A inovação é uma parceria da startup Lume Robotics,  que nasceu dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a empresa Marcopolo.

O veículo do modelo Volare Attack 8   opera de forma completamente autônoma, sem a necessidade de intervenção ou monitoramento remoto. Possui lugar para 21 passageiros e é um legado do Intelligent Autonomous Robotic Automobile (Iara), o carro autônomo,  criado em 2009 na Ufes.   

A inovação é resultado de dois anos de estudos e parceria das empresas  na construção do veículo.  

“Esse ônibus é um novo produto. Fizemos a parceria com a Marcopolo, que é a maior fabricante de carroceria  da América Latina, para adaptar o sistema da Lume, que está sendo usado em caminhões e outros tipos de veículo para que ele pudesse controlar o micro-ônibus”, destaca o diretor executivo da Lume, Rânik Guidolini. 

Foi feito um trabalho de automação do veículo, para que todo o sistema pudesse ser controlado pelo computador. “Colocamos sensores de computadores no veículo para reconhecer o ambiente e processar os dados para as tomadas de decisão do sistema”.

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Diretor executivo da Lume, Rânik Guidolini |  Foto: Divulgação

Durante os testes, já foram transportadas mais de 250 pessoas no micro-ônibus.

“Foram realizados  testes na ArcelorMittal, no Espírito Santo, e também na sede da Marcopolo, em Caxias do Sul,  Rio Grande  do Sul, além de testes na Ufes. Esse ônibus foi pensado para o transporte de pessoas dentro de ambientes privados”, explica Rânik.

A direção autônoma já é bastante utilizada em outros campos do transporte, mas a inovação e desafio desse projeto é o transporte de passageiros, como destaca o analista de inovação sênior da Marcopolo Next, Eduardo Kakuichi. 

“No campo  agrícola e de movimentação de  carga  interna, por exemplo, já tem uma aplicação bem grande da tecnologia autônoma. Por isso vemos que essas tecnologias podem migrar rapidamente para o transporte de passageiros”.

 Ele explica que agora o desafio é melhorar a comunicação no micro-ônibus para que os passageiros se sintam seguros e confortáveis dentro do veículo.

“Ainda é um protótipo e está sendo usado, principalmente, como uma ferramenta de desenvolvimento dessa tecnologia. Estamos aprimorando e estudando para melhorar  a direção segura, em conjunto com o  conforto  para os passageiros”. 

Hoje, por causa da falta de legislação, os veículos autônomos não podem circular em via pública.

DETALHES

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Aparelho é um conjunto que contém câmera e sensor 3D para escanear o entorno do veículo. |  Foto: Divulgação
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Sensor 3D vai na lateral do veículo que mapeia o ambiente e identifica os obstáculos |  Foto: Divulgação
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Led indicativo fica na frente do veículo e sinaliza que ele está em modo autônomo |  Foto: Divulgação

OUTROS VEÍCULOS

Carro autônomo

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|  Foto: Divulgação

O primeiro veículo autônomo foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Ufes, com coordenação do professor emérito  Alberto Ferreira de Souza, que hoje é um dos sócios da  Lume Robotics. O carro foi batizado de  Intelligent Autonomous Robotic Automobile (Iara), e as pesquisas tiveram início em 2009. Foi o primeiro carro autônomo a trafegar em vias urbanas e fez  trajeto de  74 km. 

Caminhão nível 4 de automação

Imagem ilustrativa da imagem Empresa testa o 1º ônibus sem motorista da América Latina
|  Foto: Divulgação

Ano passado, foi apresentado o  primeiro caminhão com nível 4 (SAE) de automação em operação em uma planta industrial no País, uma parceria  da Mercedes-Benz do Brasil e a startup Lume Robotics. 

O modelo tem cavalo mecânico Atego 1730 autônomo, foi  adaptado para  operação na Ypê, a primeira a adquirir o veículo, que está sendo preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, São Paulo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição. 

Primeiro teste em aeronave

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|  Foto: Divulgação

Uma cooperação científica e tecnológica entre a Ufes e a Embraer, nas áreas de robótica autônoma e de inteligência artificial, resultou no primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil. 

A iniciativa  possibilitou que o protótipo realizasse sozinho a operação de taxiamento, movimentando-se em solo por um trajeto previamente estabelecido e sem interferência humana.

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