Doenças que causam sono em excesso atingem jovens
Escute essa reportagem
Manter-se acordado durante o dia não é uma tarefa fácil para todos. Isso porque, em alguns casos, o excesso de sono é causado por doenças e é difícil de ser controlado. Atualmente, no Espírito Santo, estima-se que 23.794 jovens, entre 10 e 29 anos, sofram desse mal.
A projeção é com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Cerca de 2% da população têm sonolência excessiva”, revelou a especialista e presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono no Espírito Santo, Jéssica Polese.
A preocupação começa quando o sono não é reparador e atrapalha a realização de tarefas diárias, mesmo que a pessoa durma o período recomendado, de acordo com a médica. “A hipersonolência é mais pontual e precisa ser medicada”.

Entre os principais distúrbios está a narcolepsia, que afeta cerca de 0,1% da população e possui causas genéticas. O diagnóstico do quadro é difícil e requer uma série de exames, segundo a médica.
“Geralmente, além da hipersonolência, o paciente apresenta catalepsia, uma fraqueza muscular intensa e tem episódios de paralisia do sono. Ele acorda durante a noite e não consegue se mover”, explica.
Já a médica especialista do sono, Simone Prezotti, conta que essas pessoas podem ter sonhos muito vívidos ou similares a uma alucinação. “Elas podem perder a força muscular em situações de emoção, riso ou susto”, afirmou.
Similar a essa condição, a hipersonia idiopática gera sono diurno além do normal, mesmo com aumento das horas de sono durante a noite, segundo Simone. A médica disse que o distúrbio é de origem desconhecida e não há nenhuma forma de prevenção.
A apneia obstrutiva do sono é outra doença que impacta a qualidade do repouso e consequentemente gera mais sonolência diurna. “Ocorrem muitas quedas na saturação do oxigênio e a pessoa acorda como se não tivesse dormido o suficiente”, explicou a médica do sono Laís Fardim.
Nesse caso, para ela, é importante controlar os fatores de risco da doença, como a obesidade, problemas nas amígdalas, adenoide e refluxo. “Não é normal que uma pessoa durma bem à noite e tenha sono de dia”, afirmou.
Funkeira Pocah sofre de narcolepsia

Conhecida por dormir muito durante sua participação em um reality show de uma emissora de TV este ano, a funkeira Pocah recentemente declarou que sofre de um distúrbio que causa sono excessivo e tem causas genéticas, a narcolepsia.
Em sua conta no Twitter, a cantora explicou que está longe das suas redes sociais para cuidar da saúde. Ela contou que fez alguns exames para ser diagnosticada, como a polissonografia, feito enquanto a pessoa dorme.
“Vocês já ouviram falar em narcolepsia? É um distúrbio do sono. Pois é! Descobri que tenho. Estou tratando isso e algumas outras coisas como TDAH e ansiedade. Desculpa não estar tão ativa aqui como antes e não postar com tanta frequência nas redes”, publicou a funkeira.
SAIBA MAIS
Causas do sono excessivo
- Privação de sono por diversos motivos, incluindo questões comportamentais.
- Utilização de alguns tipos de medicamentos.
- Depressão, problemas na tireoide, tumores cerebrais, mal de Parkinson, entre outras doenças.
- Distúrbios do sono como bruxismo, narcolepsia, hipersonia idiopática e apneia.
Narcolepsia e hipersonia idiopática
- Ambas as doenças são pouco conhecidas pela medicina e não podem ser prevenidas.
- Elas são tratadas de forma similar.
- A Narcolepsia é uma doença rara causada pela falta de orexina, um neurotransmissor responsável por deixar os seres humanos acordados. O tratamento inclui o uso de psicoestimulantes.
- A Hipersonia idiopática não tem causa definida e ocorre em menos de 1% da população.
Apneia e bruxismo
- Ambas causam sonolência diurna porque afetam a qualidade do sono à noite.
- NA Apneia, a pessoa para de respirar durante a noite; no bruxismo, ocorre ranger dos dentes.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários