X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Doenças que causam sono em excesso atingem jovens


Ouvir

Escute essa reportagem

Manter-se acordado durante o dia não é uma tarefa fácil para todos. Isso porque, em alguns casos, o excesso de sono é causado por doenças e é difícil de ser controlado. Atualmente, no Espírito Santo, estima-se que 23.794 jovens, entre 10 e 29 anos, sofram desse mal.

A projeção é com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Cerca de 2% da população têm sonolência excessiva”, revelou a especialista e presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono no Espírito Santo, Jéssica Polese.

A preocupação começa quando o sono não é reparador e atrapalha a realização de tarefas diárias, mesmo que a pessoa durma o período recomendado, de acordo com a médica. “A hipersonolência é mais pontual e precisa ser medicada”.

Imagem ilustrativa da imagem Doenças que causam sono em excesso atingem jovens
Manter o quarto com pouca luz ajuda na qualidade do sono |  Foto: Divulgação

Entre os principais distúrbios está a narcolepsia, que afeta cerca de 0,1% da população e possui causas genéticas. O diagnóstico do quadro é difícil e requer uma série de exames, segundo a médica.

“Geralmente, além da hipersonolência, o paciente apresenta catalepsia, uma fraqueza muscular intensa e tem episódios de paralisia do sono. Ele acorda durante a noite e não consegue se mover”, explica.

Já a médica especialista do sono, Simone Prezotti, conta que essas pessoas podem ter sonhos muito vívidos ou similares a uma alucinação. “Elas podem perder a força muscular em situações de emoção, riso ou susto”, afirmou.

Similar a essa condição, a hipersonia idiopática gera sono diurno além do normal, mesmo com aumento das horas de sono durante a noite, segundo Simone. A médica disse que o distúrbio é de origem desconhecida e não há nenhuma forma de prevenção.

A apneia obstrutiva do sono é outra doença que impacta a qualidade do repouso e consequentemente gera mais sonolência diurna. “Ocorrem muitas quedas na saturação do oxigênio e a pessoa acorda como se não tivesse dormido o suficiente”, explicou a médica do sono Laís Fardim.

Nesse caso, para ela, é importante controlar os fatores de risco da doença, como a obesidade, problemas nas amígdalas, adenoide e refluxo. “Não é normal que uma pessoa durma bem à noite e tenha sono de dia”, afirmou.

Funkeira Pocah sofre de narcolepsia

Imagem ilustrativa da imagem Doenças que causam sono em excesso atingem jovens
Pocah |  Foto: Divulgação

Conhecida por dormir muito durante sua participação em um reality show de uma emissora de TV este ano, a funkeira Pocah recentemente declarou que sofre de um distúrbio que causa sono excessivo e tem causas genéticas, a narcolepsia.

Em sua conta no Twitter, a cantora explicou que está longe das suas redes sociais para cuidar da saúde. Ela contou que fez alguns exames para ser diagnosticada, como a polissonografia, feito enquanto a pessoa dorme.

“Vocês já ouviram falar em narcolepsia? É um distúrbio do sono. Pois é! Descobri que tenho. Estou tratando isso e algumas outras coisas como TDAH e ansiedade. Desculpa não estar tão ativa aqui como antes e não postar com tanta frequência nas redes”, publicou a funkeira.


SAIBA MAIS


Causas do sono excessivo

  • Privação de sono por diversos motivos, incluindo questões comportamentais.
  • Utilização de alguns tipos de medicamentos.
  • Depressão, problemas na tireoide, tumores cerebrais, mal de Parkinson, entre outras doenças.
  • Distúrbios do sono como bruxismo, narcolepsia, hipersonia idiopática e apneia.

Narcolepsia e hipersonia idiopática

  • Ambas as doenças são pouco conhecidas pela medicina e não podem ser prevenidas.
  • Elas são tratadas de forma similar.
  • A Narcolepsia é uma doença rara causada pela falta de orexina, um neurotransmissor responsável por deixar os seres humanos acordados. O tratamento inclui o uso de psicoestimulantes.
  • A Hipersonia idiopática não tem causa definida e ocorre em menos de 1% da população.

Apneia e bruxismo

  • Ambas causam sonolência diurna porque afetam a qualidade do sono à noite.
  • NA Apneia, a pessoa para de respirar durante a noite; no bruxismo, ocorre ranger dos dentes.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: