Disputa por vagas para fazer testes de covid
Moradores da Grande Vitória reclamam da dificuldade que têm enfrentado para agendar exames no site do governo do Estado
Escute essa reportagem

Batendo recorde pelo terceiro dia consecutivo, o número de casos confirmados de covid-19 chegou nesta quinta (27) a mais de 19 mil, em um período de 24 horas. Com a contaminação crescente, a dificuldade está em conseguir fazer testes para detectar a doença.
Muitas pessoas têm se queixado da dificuldade em agendar pelo site disponibilizado pelo governo do Estado, além de longas filas formadas em pontos de livre demanda, como em terminais do Transcol.
“Está uma verdadeira disputa marcar e conseguir fazer teste. Tem muita gente tentando”. O desabafo é da professora Sara Castro Magnago, de 35 anos.
Depois de enfrentar nesta quinta (27) cerca de cinco horas na fila do Terminal Laranjeiras, na Serra, para testar a filha Cecília Magnago Sales, de 10 anos, Sara ainda teve de esperar mais de uma hora para receber o resultado.
Mãe e filha estão com sintomas respiratórios. Cecília testou negativo. Já a professora vai fazer o teste hoje no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.
“Como sei que a disputa é grande para conseguir agendar e fazer os testes, no primeiro dia dos meus sintomas, na última terça-feira, eu marquei o teste. Só tinha vaga para amanhã (hoje). Tem muita gente que não está conseguindo marcar”, lamentou Sara.

A estudante Vania Moura, de 38 anos, também se queixou da dificuldade, tanto no site do governo do Estado como nos pontos de livre demanda. “Tentei marcar o teste por dois dias para uma pessoa, que está com sintomas, mas não encontrei vaga. Ele foi muito cedo a UPA da Serra. Lá tinha que pegar senha ou esperar muito em filas, ou depender do agendamento, que é difícil”.
Na tarde desta quinta (27), a reportagem acessou o site www.saude.es.gov.br/agendamento, do Estado, e consultou alguns pontos, como Aeroporto de Vitória, Faculdade Multivix, Parque Moscoso e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para saber se havia vagas para o fim de semana.
Em alguns desses pontos até aparecia a data dos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, segunda-feira e terça-feira, respectivamente, mas nos horários consultados não havia vagas disponíveis.
“Chances todos os dias no site”
Diante das queixas de dificuldades em conseguir testes de covid, o gerente de vigilância em saúde da Sesa, Orlei Cardoso, explicou que há vagas disponibilizadas no site diariamente, mas não ao mesmo tempo para todos os pontos.
“Os pontos do governo do Estado são complementares, pois a testagem é feita pelos municípios também. Há uma dificuldade de agendar, por causa da demanda, que é grande. Estamos pedindo que prefeituras ampliem os pontos e estamos aumentando nossas vagas, com parcerias. Uma delas está sendo fechada para novo ponto”.
Ele reforçou que nos terminais de Laranjeiras (Serra) e de Itaparica (Vila Velha) a testagem foi ampliada para a parte da manhã essa semana. “Ainda temos dificuldade por causa de afastamento de quem trabalha na testagem”.
ONDE FAZER TESTES
Estado
Com agendamento
- Os testes de antígeno (teste rápido e RT-PCR) podem ser agendados no site agendamento.saude.es.gov.br. São disponibilizados os testes em vários pontos do Estado.
Sem agendamento
- Terminal de Laranjeiras (Serra) e de Itaparica (Vila Velha): de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 13h.
- Terminal de Jardim América (em Cariacica), funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h, com distribuição de 200 senhas por dia.
Vitória
Com agendamento
- De segunda a sexta-feira, às 15 horas, são disponibilizadas vagas para a população geral, por meio do agendamento online (agendamento.vitoria.es.gov.br) ou pelo app Vitória Online.
Vila Velha
Com agendamento
- Abrem diariamente às 15h. São disponibilizadas 1.330 vagas.
- Os locais de testagem são: Ibes, Vila Nova, Vila Batista, Jardim Marilândia, Barramares, Barra do Jucu, Ponta da Fruta, Terra Vermelha, Ataíde, Araçás, São Torquato e Tartarugão.
Serra
Com agendamento
- De segunda a sexta, são disponibilizadas vagas em algumas Unidades de Saúde. O agendamento é feito pelo site gti.serra.es.gov.br/saude.
- Os locais de testagem são: Feu Rosa, Novo Horizonte, Serra-Sede, Bairro de Fátima, Barcelona, Carapebus, Carapina Grande, Manguinhos, São Marcos, Taquara II e Vista da Serra.
Sem agendamento
- Todos os dias da semana, das 7h às 19h, há testagem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Carapina e Castelândia.
Cariacica
Com agendamento
- Novas vagas serão abertas no próximo domingo. O agendamento é feito pelo site agendamento.cariacica.es.gov.br. É preciso realizar um cadastro prévio.
Guarapari
Sem agendamento
- O Centro Municipal de Saúde funciona em horário estendido, toda segunda e terça, das 16h às 20h, para quem quiser testar.
Com agendamento
- A partir de segunda-feira, a prefeitura vai começar a disponibilizar vagas por agendamento.
Viana
Com agendamento
- Para agendar é preciso acessar o site https://agendamento.saude.es.gov.br/. Estão sendo disponibilizadas 200 vagas diárias na Policlínica e outras 200 na Unidade de Saúde de Vila Bethânia, de 8 às 17h.
Fonte: Prefeituras citadas
Comentários