Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Dicionário vai ganhar novas palavras

| 24/02/2021 15:31 h | Atualizado em 24/02/2021, 15:43

Você sabe o que é aporofobia? E em tempos de pandemia, já conheceu alguma pessoa oligossintomática? Mais longe ainda: sabe explicar o que é uma infodemia, uma ressignificação ou um comportamento micromachista?

Não entendeu nada? Sem problema. São palavras novas que acabam de ser selecionadas para o dicionário. Essa atualização faz parte de um projeto lançado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para compartilhar novas palavras levantadas semanalmente por especialistas da entidade.

Os professores Luiz Henrique, Lúcio Manga e Marcos Ramos explicam o surgimento de novas palavras
Os professores Luiz Henrique, Lúcio Manga e Marcos Ramos explicam o surgimento de novas palavras |  Foto: Leone Iglesias/AT

Os termos farão parte da sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), a ser lançado no segundo semestre deste ano. A publicação funciona como um catálogo de vocábulos e de sua respectiva ortografia, servindo como base para os dicionários.

A nova edição terá a inclusão de mil novas palavras em comparação ao volume anterior, lançado em 2009, com 381 mil termos.

“A língua é um organismo vivo. É um organismo influenciado o tempo todo pelas demandas sociais do tempo em que ela está inserida”, ressaltou o professor de Português Marcos Ramos, do Colégio Leonardo da Vinci.

Ele explicou que a língua é transformada por diversos fatores sociais, como a ciência, as expressões populares e novos termos da atualidade.

Neste contexto, por exemplo, vão entrar para o dicionário palavras como ressignificação (dar novo sentido ou função a algo com o intuito de superar padrões) e oligossintomático (pessoa que apresenta poucos ou leves sintomas de determinada doença).

“A transformação em função de novos modos de se comunicar, de produtos, tipos de comportamento, ideias, cria palavras que vão dar essa representatividade. Chamamos de neologismo, utilizando prefixo e sufixo para determinar a criação da nova palavra. É algo comum ao longo da história”, explicou o professor de Português Lúcio Manga.

Outro grande criadouro de novas palavras é a internet, segundo o professor Luiz Henrique Menezes.

“As redes sociais e a internet contribuem de maneira muito acentuada, pois, as pessoas estão interagindo e, muitas vezes, essa interação se dá por texto escrito. Ao consolidar gírias por escrito, palavras inventadas, as novas acabam aparecendo. As palavras vêm das interações sociais”.


SAIBA MAIS


Seleção de palavras
> A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um projeto para selecionar e compartilhar novas palavras.
> Especialistas da ABL farão o levantamento, que será divulgado semanalmente na página Novas Palavras, no site da ABL: www.academia.org.br.

Dicionário
> Os novos termos farão parte da sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), a ser lançado no segundo semestre deste ano.
> A publicação funciona como um catálogo de vocábulos e de sua respectiva ortografia, servindo como base para os dicionários.
> A nova edição terá a inclusão de mil novas palavras em comparação ao volume anterior, lançado em 2009 e que conta com 381 mil termos.

Novas palavras já inclusas

Afrofuturista
Definição: movimento cultural, estético e político que se manifesta a partir da perspectiva negra, e utiliza elementos da ficção científica e da fantasia para criar narrativas de protagonismo negro.

Apneísta
Definição: atleta de mergulho em apneia (mergulho livre); mergulhador que pratica a inibição voluntária da respiração com grande volume de ar nos pulmões durante a imersão, visando manter o fôlego ao
máximo.

Aporofobia
Definição: repúdio, aversão ou desprezo pelos pobres ou desfavorecidos; hostilidade para com pessoas em situação de pobreza ou miséria.
O termo vem do grego “á-poros”, pobre, desamparado, sem recursos, + fobia.

Astroturismo
Definição: turismo que tem como motivação a observação dos astros e fenômenos celestes, como auroras e eclipses.

Faunoduto
Definição: sistema subterrâneo, construído sob rodovias que cruzam áreas verdes, para permitir e direcionar a travessia de animais nativos em segurança.

Gordofobia
Definição: repúdio ou aversão preconceituosa a pessoas gordas, que ocorre nas esferas afetiva, social e profissional.

Infodemia
Definição: denominação dada ao volume excessivo de informações, muitas delas imprecisas ou falsas, sobre determinado assunto, que se multiplicam e se propagam de forma rápida e incontrolável, o que dificulta o acesso a orientações e fontes confiáveis, causando confusão, desorientação e inúmeros prejuízos à vida das pessoas.
O termo vem do radical “info”, deduzido de informação, + “demia”, do grego 'dêmos' (povo) + o sufixo -ia, formador de substantivos da terminologia médica.

Micromachista
Definição: conjunto de atitudes e comentários preconceituosos em relação à mulher, geralmente dissimulados ou sutis, mas frequentes e, muitas vezes, despercebidos, por estarem culturalmente enraizados.

Negacionismo
Definição: atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam.

Oligossintomático
Definição: pessoa que apresenta poucos ou leves sintomas de determinada doença.
O termo vem do grego 'olígos', pouco, em pequena quantidade, + sintomático.

Ressignificação
Definição: dar novo sentido, valor, forma ou função a algo, geralmente com o intuito de superar padrões (comportamentais, psíquicos, estéticos, morais ou ideológicos) estabelecidos pela tradição ou pela experiência de um indivíduo ou grupo social.

Uberização
Definição: termo usado para indicar a transição para o modelo de negócio sob demanda caracterizado pela relação informal de trabalho, que funciona por meio de um aplicativo, criado e gerenciado por uma empresa de tecnologia que conecta os fornecedores de serviços diretamente aos clientes.
O termo nasce do Uber, aplicativo de transporte particular.

Fonte: Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS