X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Depois de 7 anos, guinchos estão de volta em Vila Velha


Ouvir

Escute essa reportagem

Depois de sete anos, o município de Vila Velha retomou esta semana os serviços de remoção de veículos que são encontrados com irregularidades.

Agora, o condutor que estiver com documentação atrasada, estacionado em local proibido ou outra infração pode ter o veículo guinchado.

Imagem ilustrativa da imagem Depois de 7 anos, guinchos estão de volta em Vila Velha
Guardas municipais participam de fiscalização em Vila Velha. Veículos irregulares são levados por guincho |  Foto: Prefeitura de Vila Velha/ Divulgação



Segundo o coordenador de Trânsito de Vila Velha, Valter Siqueira, o serviço estava paralisado no município desde 2013, após irregularidades apontadas pela CPI da Máfia dos Guinchos. Agora, com o convênio de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-ES) validado, o guincho atua junto à Guarda Municipal.

“A Guarda vai atuar para fiscalizar infrações como licenciamento atrasado, falta de habilitação e outras irregularidades. Veículos estacionados em locais proibidos, a principal infração que temos notado, também serão guinchados”, afirmou Siqueira.

A fiscalização acontecerá nas cinco regiões de Vila Velha, que incluem o Centro, Glória, as orlas, além das regiões do Ibes, de Santa Rita, Cobilândia e Terra Vermelha.

De acordo com o Detran, o pátio para onde os veículos guinchados forem levados fica na Rodovia do Sol, no bairro Riviera da Barra.
Para recuperar o veículo, o proprietário terá de colocar as pendências em dia.

“Para retirar o veículo do pátio, o cidadão deverá acessar o site do Detran, gerar o Documento Único de Arrecadação (DUA), de pagamento, em que constarão os valores da remoção e guarda, que são estabelecidos por lei, e outros débitos referentes a taxas e impostos vencidos (licenciamento, multas anteriores, IPVA, entre outros), se houver”, informou o órgão, por nota.

O especialista em Trânsito Paulo Lindoso aprovou a medida da prefeitura. Para ele, não há justificativas para o condutor cometer infrações, uma vez que ele foi instruído pelas autoescolas.

“Quando o condutor tira a carteira, pressupõe-se que ele conheça as regras, pois estudou a legislação. A autoridade de trânsito tem o dever de cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito”, salientou Paulo Lindoso.


SAIBA MAIS


Fiscalização em Vila Velha
> As operações para fiscalizar condutores com licenciamento atrasado ou veículo estacionado em local proibido tiveram início esta semana.
> Os serviços de remoção de veículos e de pátio estavam suspensos desde 2013, após irregularidades apontadas pela CPI da Máfia dos Guinchos.
> A fiscalização vai atuar nas cinco regiões de Vila Velha, que incluem: o Centro, orlas e Glória, Grande Ibes, Grande Santa Rita, Grande Cobilândia e Grande Terra Vermelha.

Guincho na Grande Vitória
> A Prefeitura de Cariacica informou que o serviço de guincho teve início este mês no município. O pátio credenciado ao Detran fica localizado no bairro Vasco da Gama.
> Na Serra, a prefeitura anunciou que está em fase de finalização de um convênio com o Detran para que haja o serviço no município.
Em Vitória, a prefeitura disse que não dispõe de serviço de guincho, mas que adotou medidas para resolver a situação, por meio de parcerias.

Pendência no Detran
> Para retirar um veículo apreendido do pátio, o cidadão deve acessar o site do Detran, gerar o DUA para efetuar o pagamento dos valores da remoção e guarda, além de possíveis débitos, taxas e impostos vencidos.

Fontes: Prefeituras consultadas e Detran.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: