Depois de 7 anos, guinchos estão de volta em Vila Velha
Escute essa reportagem
Depois de sete anos, o município de Vila Velha retomou esta semana os serviços de remoção de veículos que são encontrados com irregularidades.
Agora, o condutor que estiver com documentação atrasada, estacionado em local proibido ou outra infração pode ter o veículo guinchado.

Segundo o coordenador de Trânsito de Vila Velha, Valter Siqueira, o serviço estava paralisado no município desde 2013, após irregularidades apontadas pela CPI da Máfia dos Guinchos. Agora, com o convênio de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-ES) validado, o guincho atua junto à Guarda Municipal.
“A Guarda vai atuar para fiscalizar infrações como licenciamento atrasado, falta de habilitação e outras irregularidades. Veículos estacionados em locais proibidos, a principal infração que temos notado, também serão guinchados”, afirmou Siqueira.
A fiscalização acontecerá nas cinco regiões de Vila Velha, que incluem o Centro, Glória, as orlas, além das regiões do Ibes, de Santa Rita, Cobilândia e Terra Vermelha.
De acordo com o Detran, o pátio para onde os veículos guinchados forem levados fica na Rodovia do Sol, no bairro Riviera da Barra.
Para recuperar o veículo, o proprietário terá de colocar as pendências em dia.
“Para retirar o veículo do pátio, o cidadão deverá acessar o site do Detran, gerar o Documento Único de Arrecadação (DUA), de pagamento, em que constarão os valores da remoção e guarda, que são estabelecidos por lei, e outros débitos referentes a taxas e impostos vencidos (licenciamento, multas anteriores, IPVA, entre outros), se houver”, informou o órgão, por nota.
O especialista em Trânsito Paulo Lindoso aprovou a medida da prefeitura. Para ele, não há justificativas para o condutor cometer infrações, uma vez que ele foi instruído pelas autoescolas.
“Quando o condutor tira a carteira, pressupõe-se que ele conheça as regras, pois estudou a legislação. A autoridade de trânsito tem o dever de cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito”, salientou Paulo Lindoso.
SAIBA MAIS
Fiscalização em Vila Velha
> As operações para fiscalizar condutores com licenciamento atrasado ou veículo estacionado em local proibido tiveram início esta semana.
> Os serviços de remoção de veículos e de pátio estavam suspensos desde 2013, após irregularidades apontadas pela CPI da Máfia dos Guinchos.
> A fiscalização vai atuar nas cinco regiões de Vila Velha, que incluem: o Centro, orlas e Glória, Grande Ibes, Grande Santa Rita, Grande Cobilândia e Grande Terra Vermelha.
Guincho na Grande Vitória
> A Prefeitura de Cariacica informou que o serviço de guincho teve início este mês no município. O pátio credenciado ao Detran fica localizado no bairro Vasco da Gama.
> Na Serra, a prefeitura anunciou que está em fase de finalização de um convênio com o Detran para que haja o serviço no município.
Em Vitória, a prefeitura disse que não dispõe de serviço de guincho, mas que adotou medidas para resolver a situação, por meio de parcerias.
Pendência no Detran
> Para retirar um veículo apreendido do pátio, o cidadão deve acessar o site do Detran, gerar o DUA para efetuar o pagamento dos valores da remoção e guarda, além de possíveis débitos, taxas e impostos vencidos.
Fontes: Prefeituras consultadas e Detran.
Comentários