De remédio a carros, veja quais produtos estão com recall
O recall é feito quando algum defeito ou falha no produto é identificada pelo fabricante
Escute essa reportagem
A realização de recall é comum quando um fabricante constata alguma falha ou defeito em seu produto. Assim que esse problema é conhecido, a empresa comunica aos consumidores que compareçam nas lojas para o recolhimento ou conserto daquilo que não está funcionando de forma correta.
Nesta semana, a farmacêutica Sanofi Medley anunciou que irá recolher lotes do Losartana, provenientes do Laboratório Medley. De acordo com a empresa responsável, lotes do medicamento apresentaram impurezas mutagênicas, que pode causar câncer.
No entanto, há outras empresas informando aos consumidores sobre o recolhimento de produtos, que vão de carros a até relógios de pulso. Confira abaixo algum dos recalls para saber se você possui algum dos itens que precisa ser reparado.

Fiat
A Fiat realiza recall do SUV Pulse, ano 2022, após constatar problemas no sensor de estacionamento desses veículos. De acordo com a montadora, o número de série dos chassis envolvidos vão do NYZ01859 ao NYZ07308.
O chamado foi aberto na segunda-feira (7) e convoca os proprietários desses veículos a agendarem o comparecimento a uma das concessionárias da rede Fiat para que seja providenciado, gratuitamente, a análise e, se necessário, a substituição da central do sensor de estacionamento dos carros convocados.
“Foi identificada a possibilidade de a central do sensor de estacionamento apresentar problemas internos, que desabilitam o sinal sonoro indicativo da aproximação de obstáculos, dianteiro ou traseiro, com o veículo em movimento de manobras, potencializando a ocorrência de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros”, informou a montadora no comunicado.
Em fevereiro, a empresa também abriu recall dos carros modelos Uno, ano 2014 a 2016, Novo Palio, Grand Siena, Doblò, Doblò Cargo e Fiorino, todos anos 2015 e 2016, para análise e, se necessária, a substituição dos airbags do lado do motorista e passageiro.
O chamado foi feito após uma falha no equipamento ser identificada.
“Foi detectada a possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido à eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos. Em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo”, explicou.
Para mais informações, a montadora pede que os consumidores acessem o site www.fiat.com.br ou façam contato com a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo WhatsApp (31) 2123 6000 ou pelo telefone 0800 707 1000.
Honda
A Honda convocou os donos da CBR 1000RR, modelos 2020 e 2022, para um recall em concessionários autorizadas para substituição da mangueira do radiador de óleo e a instalação de protetor de calor. O chamado foi aberto na quarta-feira (9) e o reparo é gratuito. As informações são da Istoé Dinheiro.
Segundo a montadora, algumas motos desse modelo podem apresentar vazamento de óleo durante alta rotação do motor, além de baixa ventilação na região frontal do veículo. O vazamento do óleo na roda traseira da moto pode causar queda do motociclista, por isso o motivo da convocação para reparos.
O agendamento é feito pelo site da Honda e também pela Central de Atendimento no número 0800-701-3432.
Relógio
A Fitbit está fazendo recall de 1,7 milhão de smartwatches por conta do risco de queimadura. O chamado foi aberto no início deste mês pela fabricante para o modelo Fitbit Ionic, que contêm uma bateria de íons de lítio que pode superaquecer e causar esses ferimentos no pulso do consumidor.
De acordo com a CNN Brasil, a empresa informou que os consumidores vão receber reembolso de 299 dólares, após devolver o dispositivo e um cupom de desconto de 40% em determinados itens da Fitbit.
Mais informações no site da empresa
Peugeot
Donos do Peugeot 208, com data de fabricação entre 30 de julho de 2021 e 6 de agosto de 2021, também precisam procurar a rede de concessionárias da montadora para reparos na bomba de combustível.
A montadora abriu o chamado em fevereiro por tempo indeterminado. Os chassis envolvidos vão do NG516542 até NG518309.
“Possibilidade das bombas de combustível produzidas entre os dias 02 e 12 de julho de 2021 apresentarem problemas internos de funcionamento. Nos veículos envolvidos, verificou-se a possibilidade da bomba de combustível apresentar problemas internos de funcionamento, interrompendo o envio de combustível ao motor com o veículo em movimento, potencializando a ocorrência de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.”, justifica.
O tempo de reparo é de cerca de 30 minutos, informa a montadora, que ressalta que é necessário realizar agendamento prévio para o atendimento.
Para informações, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) Peugeot, pelo telefone 0800-703-2424 e também no site www.peugeot.com.br.
Audi
A Audi é outra montadora a realizar recall por conta de problemas identificados no alinhamento do eixo traseiro de veículos e substituição dos pneus em caso de desgaste.
Os carros envolvidos são dos modelos A4, RS4 Avant, A5 Sportback, A6, A7 Sportback, e-tron, Q5, SQ5, RS5 Coupé, RS6 Avant, Q7, Q8 e RS Q8 fabricados entre 2019 e 2021.
“Desalinhamento do eixo traseiro, com possível desgaste irregular e perda de pressão dos pneus e perda de tração, podendo resultar em acidente e possíveis danos físicos e/ou materiais ao condutor, passageiros e terceiros”, informa a montadora sobre os riscos do problema identificado.
De acordo com a Audi, o serviço de reparo é gratuito e leva cerca de quatro horas. Para mais informações, o proprietário pode entrar em contato com a Central de Relacionamento Audi no número 0800-777-2834 e no site www.audi.com.br.
Comentários