Curva da Jurema vai ter novo visual
Obra na orla, em Vitória, começa neste semestre. Local vai contar com troca de pisos em ruas e ciclovia, além de novos acessos
Escute essa reportagem

A Curva da Jurema, em Vitória, ganhou um projeto de reurbanização, transformando a região em um novo polo gastronômico.
Haverá um espaço de convivência, alargamento do calçadão, troca de piso nas ruas e ciclovias, além de novos acessos.
Para a reurbanização da Curva da Jurema, serão investidos R$ 5 milhões. O edital de licitação foi lançado nesta quarta-feira (19) e a previsão é que a obra seja concluída até o segundo semestre de 2023, com início ainda no primeiro semestre de 2022.
O secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, detalha a obra que, segundo ele, vai trazer mais acessibilidade aos turistas e moradores.
De acordo com Oliveira, o canteiro central será remodelado, toda a parte de iluminação será subterrânea, com balizadores de proteção para o pedestre que farão a divisão entre o calçadão e a pista, com cinco novos acessos ao estacionamento, que contará com vagas para idosos, e o calçadão e a praia.
As ruas terão o fluxo alterado. Será colocado um piso intertravado elevado, na mesma altura da calçada e do calçadão, mas com redução de velocidade.
O piso do calçadão será de granito para garantir a durabilidade e beleza para a região. Além disso, será construída área de convivência, com bancos e área verde, assegurando um novo espaço de lazer.

O prefeito Lorenzo Pazolini destacou o reforço na segurança da Curva da Jurema. Segundo ele, a prefeitura, que já havia cedido à Polícia Militar uma área pronta para a companhia, agora irá reforçar o monitoramento.
“Vamos instalar câmeras modernas que farão toda a vigilância 24h junto com a Central de Comando e Controle da Guarda Municipal. Serão atendidas quaisquer alterações e necessidades, incluindo pedidos de socorro e até atividade de salvamento marítimo”.
De acordo com a prefeitura, com a transformação da Curva da Jurema em um polo gastronômico, serão proibidos ambulantes e quaisquer outras práticas que possam prejudicar a execução desses polos.
SAIBA MAIS
Vitória
- O projeto de reurbanização da Curva da Jurema irá transformar a área em um polo gastronômico.
- A previsão para o início das obras é no primeiro semestre de 2022, com expectativa de término para o segundo semestre de 2023.
- Valor: serão investidos cerca de R$ 5 milhões para a reurbanização.
- Área total de intervenção: 16 mil metros quadrados.
Principais mudanças
- Criação de novos acessos para o calçadão e para a praia.
- Nivelamento da rua, garantindo um percurso seguro entre as vagas de estacionamento e o calçadão.
- Remodelação do canteiro central e reorganização do estacionamento, com balizadores para o controle de acesso.
- Iluminação subterrânea na região da intervenção.
- Alargamento do calçadão, com piso em granito.
- Criação de um espaço de convivência, com árvores e bancos de madeira.
- Reforço do monitoramento com câmeras modernas que farão toda a vigilância 24 horas por dia, com a Central de Comando e Controle da Guarda Municipal.
Vila Velha
- Em Vila Velha, a prefeitura concluiu o projeto conceitual de requalificação da orla, que vai nortear a empresa vencedora do edital, contemplando aproximadamente 32 km, da Praia da Costa até Nova Ponta da Fruta.
- O projeto conta com recuperação de restinga, novos chuveiros, manutenção dos banheiros, novo calçadão e ciclovias em toda a extensão.
- A prefeitura não informou o valor, nem a previsão de início e conclusão das obras.
Serra
- A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura da Serra está concluindo a elaboração do projeto de engordamento, ou seja, de preenchimento de areia de toda a orla da cidade.
- A Secretaria de Obras (Seob) também está elaborando o projeto de urbanização da orla de São Francisco e de Jacaraípe, sendo esta última com melhorias e recapeamento da ciclovia e do calçadão.
- A obra deve ser iniciada já em março. Até o fechamento desta edição, a prefeitura não informou o valor nem a previsão de início das demais intervenções.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Comentários