X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Costureira reforma bonecas tiradas do lixo e faz alegria de crianças no Natal


Quando se aposentou, a costureira Francisca Monteiro Alves, 67, pensou que deveria aproveitar o tempo livre para ajudar o próximo. Em conversa com uma amiga, ela descobriu o que fazer: usar o seu dom na costura para recuperar bonecas usadas e doá-las para crianças carentes.

Francisca, ou "Chiquita Costureira", como é conhecida, lembra como tudo aconteceu: "Há três anos, eu perguntei a uma amiga como havia sido o Natal das crianças da igreja dela. Ela respondeu que havia sido bom, porque elas ganharam presentes usados", conta a moradora do bairro Santana, em Cariacica.

Foi a partir dessa conversa que ela decidiu reformar bonecas e presentear crianças. Os brinquedos são frutos de doações e, alguns deles, vieram até mesmo do lixo.

Imagem ilustrativa da imagem Costureira reforma bonecas tiradas do lixo e faz alegria de crianças no Natal
Chiquita mostra uma das bonecas que restaurou e que será doada no Natal. |  Foto: Reprodução

Mas para Chiquita, esse é apenas um detalhe. "Quanto mais acabada a boneca vem, é aí que eu gosto que ela fique mais bonita!", brinca a costureira que neste ano fará as doações para crianças do bairro Graúna, em Cariacica, e Novo Horizonte, na Serra.

O que começou com apenas 18 bonecas em 2016, saltou para 43 no ano seguinte. Em 2018, o número de brinquedos que passaram pelas mãos da costureira foi 101. E neste ano, o número duplicou. "São quase 200 bonecas", orgulha-se.

E se engana quem pensa que o trabalho de Chiquita é moleza. Ela não apenas limpa os brinquedos, mas também substitui o enchimento interno por um novo, lava, higieniza e até mesmo personaliza as roupas, assim como fazia para suas clientes nos tempos que de costureira.

Imagem ilustrativa da imagem Costureira reforma bonecas tiradas do lixo e faz alegria de crianças no Natal
A costureira de 67 anos neste ano doará quase 200 bonecas. |  Foto: Reprodução

"Penso no tecido, no modelo. Muitas vezes, até no desenho da roupa. Tem umas bonecas que olho e falo: 'essa vai ficar bonita assim'", conta ela sobre o capricho que tem com as roupas dos brinquedos.

E todo esse esforço e zelo pra que, dona Chiquita? "Para dar essas crianças um Natal feliz, algo que não tive na minha infância", conta ela, que é de Aimorés, em Minas Gerais, e que se mudou para o Estado na década de 1970 assim que se casou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: