Confira guia para os candidatos que vão fazer o Enem
Uma série de regras devem ser cumpridas para evitar eliminação no exame, que terá a primeira prova aplicada domingo
Escute essa reportagem
Domingo é dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os candidatos precisam ficar atentos à sua própria organização e também às regras da prova para que não sejam eliminados.
Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o uso de materiais inadequados e atrasos podem eliminar os participantes.
Os portões dos locais de prova se abrem ao meio-dia. Portanto, o aluno deve chegar até as 13h. Caso o candidato atrase, ele será eliminado.
Ele deve portar o cartão de identificação e um documento com foto que seja válido, como o RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentado em aplicativo.
![Imagem ilustrativa da imagem Confira guia para os candidatos que vão fazer o Enem](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/1200x720/inline_00127760_00-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00127760_00.jpg%3Fxid%3D426269%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1738588755&xid=426269)
Os candidatos devem usar apenas canetas esferográficas transparentes da cor preta. A professora de Redação do Colégio Marista, Aline Moraes, recomenda levar mais de uma.
“O estudante pode priorizar uma caneta com a ponta mais fina para a escrita do texto e uma mais grossa para a marcação do gabarito. Parece bobeira, mas faz diferença no tempo de prova”.
Os alunos estão liberados para levar lanches e água em embalagens transparentes. O diretor pedagógico do Centro Educacional Madan, Rodrigo Pinheiro, dá dicas para o candidato não passar aperto durante a prova.
“É bom levar uma garrafa ou um copo de água para evitar sair a todo o momento. Recomendo alimentos leves como maçã, banana e uma barrinha de chocolate, no máximo, para não fazer mal ao aluno”.
Outra regra importante é a proibição do uso de aparelhos eletrônicos. Para o professor do Salesiano Rodrigo Bello, o melhor é nem levar para o ambiente de prova.
“Caso um aparelho celular ou relógio acione algum som ou alarme durante a prova, o candidato é desclassificado”, alerta.
A professora de Redação Débora França afirma que o aluno deve planejar o texto antes de escrever.
“Na hora que ele for escrever, dentro do rascunho, ele já terá o texto pronto. Qualquer alteração ele pode fazer direto no rascunho e parte para a folha final, onde ele não deveria rasurar, ganhando tempo com isso. Além disso, é importante que ele use as 30 linhas que a prova dispõe e priorizar a conclusão do texto”.
ATENÇÃO AOS DETALHES
ORGANIZAÇÃO PARA EVITAR SUSTOS
Os estudantes Gabriel Beiriz, de 18 anos; Marcela Carpenter, de 17 anos, e Kauã Benedito, de 18 anos, estão se organizando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo domingo em todo o País.
Recebendo a orientação da professora de Redação do Colégio Marista, Aline Moraes Oliveira, eles estão cientes dos materiais que devem levar para a prova e dos detalhes que podem causar as suas eliminações na disputa.
“Já está tudo quase certo, falta só imprimir o comprovante da prova”, afirma Marcela.
Gabriel vai fazer a prova em Ataíde, Vila Velha, e está precavido. “Já fui conhecer o local para prevenir qualquer tipo de atraso”, observa.
FIQUE POR DENTRO
PORTÕES SERÃO FECHADOS ÀS 13H
Atenção aos horários
- Abertura dos portões: meio-dia.
- Fechamento dos portões: 13h.
- Início das provas: 13h30.
- Saída sem o caderno: 15h30.
- Saída com o caderno: 18h30.
- Fim das provas: 19h.
O que levar para a prova
- Documento oficial e original com foto, como carteira de identidade, passaporte e CNH.
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Fonte: Inep.
Comentários