Com que frequência você troca a roupa de cama? Veja o período ideal
Germes e bactérias podem se proliferar nos lençóis e causar doenças
Escute essa reportagem

Ah, a cama! Ambiente de descanso e sossego ao final de cada dia. Mas imagina dividir esse recanto de paz com ácaros e bactérias, além de suor e outros fluidos corporais? Pois é o que acontece quando deitamos no lençol, e piora quando ele não é lavado com a frequência correta.
E qual seria o período ideal para trocar a roupa de cama? De acordo com a companhia de saúde Sleep Foundation, o recomendado é lavar os lençóis uma vez por semana. Porém, para quem tem bichos de estimação que dormem em cima da cama, o ideal seria lavar a cada 3 ou 4 dias, ou seja, pelo menos duas vezes por semana. As informações são do site O Globo.
A limpeza é necessária porque germes e bactérias acabam se proliferando com o tempo e passam a ter mais chances de causar problemas de saúde. Nossa própria pele, que carrega óleos corporais e sujeira acaba se soltando e servindo de alimento para os ácaros, que se alimentam de células da pele e podem causar alergias e problemas respiratórios.
COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ LAVA?
Uma pesquisa feita pela YouGov, no Reino Unido, mostrou que jovens adultos esperam mais tempo para lavar os lençóis. Das cerca de 1000 pessoas ouvidas, 37% dos menos de 30 anos demoram até 2 meses para fazer a higienização.
Já no grupo mais velho, de pessoas com mais de 45 anos, 50% das pessoas ouvidas lavavam os lençóis conforme recomendado, ou seja, toda semana.
A pesquisa também apontou que entre homens e mulheres, o público masculino é menos cuidadoso em relação à limpeza dos lençóis. Entre as mulheres, 44% levam a roupa de cama para lavar pelo menos uma vez por semana. Já entre os homens, apenas 32% faziam a mesma coisa. Algumas pessoas, inclusive, deixam os lençóis sujos por mais de sete semanas. Esse grupo correspondeu a 6% dos homens e mulheres entrevistados.
Comentários