Com prontos-socorros cheios, médicos indicam a teleconsulta
O avanço de casos de covid-19, somado ao aumento de outras doenças respiratórias, tem pressionado os serviços de saúde do ES
Escute essa reportagem
O avanço de casos de covid-19, somado ao aumento de outras doenças respiratórias, tem pressionado os serviços de saúde, lotando prontos-socorros e pronto atendimentos. Em casos leves, médicos indicam teleconsultas para quem tem acesso.
Muitos planos de saúde já estruturaram serviços de telemedicina. Hoje, mais de 1,2 milhão de pacientes são usuários de planos no Estado. Já na rede pública, a Prefeitura de Vitória também conta com o atendimento.
A médica infectologista Martina Zanotti afirmou que, com a vacinação, os casos de covid têm apresentado quadros mais leves, por isso a teleconsulta têm sido uma boa opção. “Quem está no início dos sintomas e busca orientações ou medicações, por exemplo, pode ser beneficiado com a teleconsulta, seja adulto ou criança”.
Ela reforçou que pessoas que estão com sintomas, mas ainda não confirmaram o diagnóstico, podem buscar a teleconsulta para solicitar o exame, evitando se expor a outros vírus indo a um serviço sem a necessidade. “O atendimento presencial pode ser procurado em casos como febre persistente, vômito constante, falta de ar, ou tosse intensa, por exemplo”.
A infectopediatra Euzanete Maria Coser reforçou que, no caso de crianças com sintomas gripais leves, a teleconsulta é sempre uma opção para iniciar contato.
“Em uma teleconsulta os pais são tranquilizados, tiram as dúvidas do período de quarentena. O médico pode pedir exame, fornecer atestado e, caso perceba sinal de gravidade, vai alertar a família a ir num atendimento presencial.”
Gustavo Peixoto, médico e diretor de Mercado da Unimed Vitória, explicou que o momento é de maior demanda nos prontos-socorros, em especial na pediatria, por causa de covid e outras viroses. “A teleconsulta é ótima opção para quando o paciente está com algum sintoma, mas está estável e precisa de orientações simples.”
Ele ressaltou que em 85% dos pacientes que buscam o serviço conseguem ter o atendimento resolvidos. “Em 15% deles, o paciente é encaminhado para consulta presencial”.
Na rede pública, a Prefeitura de Vitória conta com serviço de telemedicina, com 13 médicos realizando atendimentos. Já em Cariacica o serviço está sendo implantado e, na Serra, está em estudo.
Tecnologia

É pelo telefone celular e dentro de sua residência que o aposentado Edvaldo Lopes de Oliveira, de 70 anos, faz as suas consultas online.
Esse novo formato de consulta passou a fazer parte da sua rotina desde o início da pandemia da covid-19.
Edvaldo, que é atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acha essa opção mais cômoda e conta que até prefere, por não enfrentar superlotação de hospitais.
“Faço acompanhamento para tratamento de arritmia cardíaca, além de consulta com psiquiatra. Estou satisfeito”, diz.
Alguns serviços de telemedicina
Rede pública
- Vitória
O morador pode ser atendido pelo serviço de telemedicina. O serviço conta com 13 médicos realizando atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento é feito por meio do canal 156.
As principais demandas são: casos suspeitos de covid-19, emissão de receitas de continuidade (hipertensão, diabetes, hipotireoidismo e asma) de pacientes acompanhados nas US, emissão de laudos de doenças crônicas a partir do histórico de pacientes acompanhados e emissão de atestados médicos e orientações gerais para casos de suspeitos de dengue, chikungunya e zika.
Planos de saúde
- Unimed Vitória
A teleconsulta do Centro de Especialidades da Unimed Vitória é feita via aplicativo da operadora.
Já a teleconsulta pelo plano Personal o cliente marca pela Central de Marcação no 3434-2700.
- MedSênior
oferece serviços de teleatendimento a seus beneficiários.
O serviço de teleatendimento da MedSênior inclui o PS Virtual, que funciona 24 horas e tem a função de garantir o primeiro atendimento, onde o médico dará as orientações iniciais de conduta, com pedido de exames e receita médica; além das teleconsultas, que podem ser agendadas nas especialidades de clínico geral e geriatria.
Para ter acesso ao PS Virtual, basta entrar no site https://www.medsenior.com.br/ e clicar no QR Code que direciona para atendimento. Pelo 0800-0800-551, é possível tirar dúvidas de saúde com equipe multidisciplinar.
- Samp
A Operadora oferece a telemedicina 24h por dia e 7 dias por semana.
O serviço pode ser indicado em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, desconforto abdominal, sintomas urinários, náuseas e vômitos, sintomas da gripe e resfriados, alergias e lesões na pele, dor lombar, dor de garganta, dor ou infecção nos olhos, picadas, feridas e outros.
O pronto atendimento virtual é feito pelo aplicativo Samp. Após entrar no aplicativo usando o login e senha, clique em telemedicina/consulta online.
Comentários