Cobrança por mais ônibus para reduzir superlotação
Escute essa reportagem
Mesmo com os ônibus do Sistema Transcol funcionando em horário estendido novamente na Grande Vitória, das 5h à 0h, passageiros reclamam da lotação nos coletivos tanto nas saídas dos terminais quanto durante o trajeto, principalmente nos horários de pico. A solução, para eles, é aumentar o número de veículos da frota.
De acordo com os relatos de usuários, longas filas se formam para entrar nos ônibus ainda nos terminais e, mesmo assim, mais pessoas embarcam nos veículos durante o trajeto, complicando ainda mais a situação no interior dos coletivos.
Além dessa situação ser corriqueira, a superlotação fica ainda mais agravada nos horários de pico, quando os passageiros saem e voltam do trabalho, no início da manhã e no final da tarde.
O embalador Otoniel Souza Torrente, 46 anos, utiliza o Terminal de Vila Velha todos os dias para ir para o trabalho. Para ele, colocar mais ônibus para circular seria a solução ideal para desafogar a superlotação.
“Esse horário (17h30) é o que mais vai cheio. Eu pego o 503 para Campo Grande. E de manhã no terminal de lá também é lotado. Tinham de colocar mais veículos, mas nunca colocam. Não posso esperar o próximo passar porque demora muito”, disse Otoniel.
Ampliação
O pedido pela ampliação do número de veículos na frota é unanimidade entre os usuários.
O zelador Abílio Souza, de 49 anos, também gostaria de mais coletivos nas ruas e reclama da superlotação.
“Eu uso o Terminal de Itaparica todos os dias. Os terminais estão lotados e os ônibus também saem cheios de lá. Os horários de 7 horas e 18 horas, principalmente, são os mais lotados”, relatou.
O assistente de serviços compartilhados Dennis Guimarães estava no Terminal de Laranjeiras, no fim da tarde de ontem com a mãe, já idosa, mas preferiu chamar um carro por aplicativo para evitar os coletivos cheios.
“Se fosse por mim, até iria de ônibus, mas estou com minha mãe, que tem comorbidade para a Covid-19. Como vou pegar um ônibus lotado?”, questionou Dennis.
“Durante trajeto continua enchendo”
A jovem auxiliar de pós-venda Isabella de Freitas, de 18 anos, mora na Serra, mas trabalha em Vitória. Segundo ela, todos os dias, por volta das 7 horas, o Terminal de Laranjeiras já está lotado. “Logo de manhã, já está lotado, cheio de gente. Até tento pegar um ônibus mais vazio, mas é difícil e durante o trajeto continua enchendo”, relatou Isabella.
“Saem lotados dos terminais”
Usuária do Transcol, a operadora de caixa Gabriela Pereira, de 25 anos, pega ônibus no Terminal de Vila Velha com destino a Campo Grande, Cariacica. Segundo ela, mais coletivos deveriam circular. “Deveria ter mais ônibus e diminuir o intervalo de tempo entre um e outro. Todo dia, no horário de pico, eles saem lotados dos terminais”, disse.
Outro lado
Frota na rua
A Ceturb-ES informa que opera com toda a frota disponível de 1.570 veículos. O Transcol voltou a circular todos os dias, em horário estendido, das 5h à 0h.
O governo do Estado mantém a recomendação de horário de funcionamento escalonado para os setores da economia, para evitar aglomeração. A Ceturb-ES orienta que as pessoas utilizem o aplicativo Ônibus GV para se programarem.
Os usuários podem procurar fiscais das empresas e agentes da Ceturb-ES, caso vejam pessoas sem máscaras ou falta de distância nas filas. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo, pelo Disque-Ceturb 0800 039 1517 ou pelo Fale Conosco (www.ceturb.es.gov.br).
Comentários