Cidade do Samba em Vitória vai ter praça de alimentação e quiosque
Complexo será construído em uma área de 16 mil m²
Escute essa reportagem

A capital capixaba vai ganhar um novo e moderno espaço dedicado às agremiações carnavalescas e à cultura popular: a Cidade do Samba. O edital para contratação da empresa responsável pela obra foi lançado na última terça-feira. O complexo será construído em uma área de 16 mil metros quadrados no bairro Mário Cypreste, entre o Tancredão e o Sambão do Povo.
Inspirada na Cidade do Samba do Rio de Janeiro, a estrutura vai contar com dois grandes galpões, que abrigarão sete barracões para montagem dos carros alegóricos e confecção de adereços das escolas de samba de Vitória.
O espaço também terá praça de eventos, quiosque com bar e lanchonete, parque infantil, pet park, estacionamento e sede administrativa para as ligas carnavalescas.
“A Cidade do Samba vai ser a casa do samba capixaba”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Outro diferencial é a presença de deques, atracadouros, píeres e arquibancadas alagáveis na orla, permitindo que o público também chegue ao local por embarcação.
“Essa é uma das partes mais inovadoras do projeto. A gente está ressignificando a orla de Mário Cypreste, que vai estar totalmente integrada ao mar, dentro do programa Vitória de Frente para o Mar”, explicou o prefeito.
Com a construção dos barracões ao lado do Sambão do Povo, as escolas de samba não precisarão mais transportar seus carros alegóricos de cidades vizinhas.
“Vamos acabar com aquela agonia de atravessar a Segunda Ponte com caminhão, interditar o trânsito e correr risco de dano nos carros. Agora é montar tudo ali do lado do Sambão e sair direto para o desfile”, afirmou.
A praça de eventos também poderá ser usada o ano inteiro para atividades culturais e apresentações. “A gente vai poder trazer escolas de samba do Rio, de São Paulo, artistas, músicos e bandas. Vai ser um espaço vivo, que irá funcionar o ano inteiro, com todo o charme da nossa orla reurbanizada. O que fizemos em São Pedro, vamos fazer aqui, com a identidade do samba”, completou Pazolini.
O investimento previsto é de R$ 50 milhões. “Estamos criando a identidade da nossa cultura popular e dando dignidade aos trabalhadores do samba, que antes montavam carros debaixo de sol e chuva, sem estrutura, sem banheiro e sem refeitório. Agora vão ter um espaço adequado, profissional e digno”, ressaltou o prefeito.
Saiba Mais
Lançamento
Foi lançado terça-feira (1) edital para a construção da Cidade do Samba.
Agora, as empresas interessadas em realizar as obras deverão enviar suas propostas para que a equipe técnica e especializada da Prefeitura de Vitória possa analisá-las e, dessa forma, escolher a responsável.
Com 16 mil m de área, a Cidade do Samba será construída na avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, entre o Tancredão e o Sambão do Povo.
O espaço vai valorizar ainda mais o carnaval capixaba e atender à demanda logística dos desfiles das escolas de samba da capital.
Estrutura

O espaço terá 2 galpões, totalizando 7 barracões, que serão destinados à confecção de adereços, alegorias e à montagem dos carros alegóricos.
No Galpão A, serão quatro barracões, com área descoberta para estacionamento das alegorias.
No Galpão B, serão três barracões, com a mesma configuração.
Cada barracão terá 525 m, sendo 408 de térreo e 117 de mezanino.
Nos barracões, 300 m serão para estacionamento de carros alegóricos.
A Cidade do Samba também terá praça de eventos , com 3.228,3 m, e área para bar e lanchonete, de 218 m, além de lounges (121 m), mezanino (73,4 m) e rooftop (210 m).
O complexo terá espaço para apoio administrativo, com banheiros coletivos e refeitório, totalizando 222 m.
O projeto inclui ainda parque para animais de estimação (251 m), parque para crianças (285 m) e estacionamento para veículos, com nove vagas (282 m).
De frente para o mar
Integrado ao projeto Vitória de Frente para o Mar, a Cidade do Samba permitirá acesso por embarcações, ampliando as possibilidades de visitação.
Além da estrutura, a orla urbanizada do local contará com uma arquibancada alagável, deque e atracadouro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários