Choque de ordem contra motos barulhentas e “rolezinhos”
“Rolezinhos” também estão na mira das guardas municipais. Descarga livre e silenciador defeituoso estão entre os alvos
Siga o Tribuna Online no Google
As motos barulhentas e os chamados “rolezinhos” estão na mira das guardas municipais da Grande Vitória.
Em Vila Velha, somente nos primeiros dias de 2026, já foram registrados 86 autos de infração por descarga livre e silenciador defeituoso, o que causa o barulho alto dos escapamentos.
Neste ano, já foram realizadas 13 blitze na cidade. A penalidade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para adulterações no escapamento de motocicletas é tipificada como infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, 5 pontos na CNH, além da retenção do veículo até a regularização.
“A corporação, a partir de agora, vai continuar intensificando as blitze diárias em pontos estratégicos da cidade para proporcionar mais segurança para a população”, destacou a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques Carretero.
Em Vitória foram três autos de infração por equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante e um por silenciador de moto defeituoso ou inoperante.
Charles De Marchi, coordenador do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória, conta que na capital, as fiscalizações são regulares.
“Além do escapamento, a gente observa e aborda para fazer todo o check-up daquela motocicleta, toda a conferência de documentação, tanto da moto quanto do condutor, fiscalizamos equipamentos obrigatórios, como retrovisores e capacetes, entre outros”.
Segundo De Marchi, essas ações são reforçadas durante o verão. “Durante o verão, esse tipo de condutor costuma circular muito pelo litoral, como Ilha do Boi, Ilha do Frade. Então esse tipo de fiscalização sempre é intensificado nesta época do ano”.
Em Cariacica, as ações são desenvolvidas por meio da Operação Sossego. Além da verificação do nível de ruído dos escapamentos, os agentes também fiscalizam a documentação e as condições gerais dos veículos.
Na Serra, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) planeja, além de ações de rotina, uma série de fiscalizações. Em 2025, no período de junho a dezembro, foram 38 remoções de veículos com escapamento adulterado.
Saiba Mais
Balanço das operações das guardas
Em Vitória, foram realizadas no ano passado 77 edições da Operação Moto Legal, com o registro de 20 infrações para veículo com silenciador de moto defeituoso ou inoperante, 69 por equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante, 652 para o sistema de iluminação, 850 para licenciamento e 546 para calçado irregular.
Em Vila Velha, equipes da Guarda Municipal realizaram no ano passado 165 operações de trânsito, sendo lavrados 1.076 autos de infração, além de condutores apresentados na Delegacia Regional de Vila Velha e motos apreendidas por irregularidades.
Na Serra, entre junho e dezembro de 2025, foram 38 remoções de veículos com escapamento adulterado.
A Prefeitura de Cariacica realiza fiscalizações constantes para coibir infrações, com foco especial em motocicletas com escapamentos modificados. Somente em 2025, foram emitidas mais de 250 multas por diferentes irregularidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários