X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cerimônia de casamento civil agora é pela internet


Ouvir

Escute essa reportagem

A vendedora Ester Dutra, de 19 anos, e o empresário Leonan Martins, 21, estavam com tudo pronto para o casamento quando o coronavírus começou a se espalhar pelo Estado. Nem mesmo a pandemia impediu a realização da cerimônia, embora ela tenha acontecido em circunstâncias diferentes: pela internet.

Imagem ilustrativa da imagem Cerimônia de casamento civil agora é pela internet
Os noivos Ester Dutra e Leonan Martins no dia do “sim”: cerimônia online |  Foto: Divulgação

Os noivos estavam em casa e os convidados, em suas respectivas residências. Com todo mundo presente de forma online, o cartório iniciou a videochamada. Por ali mesmo, as alianças foram trocadas e a união foi oficializada. “Para nós, o importante era casar, não importava como. Foi diferente, divertido e emocionante”, contou Ester.

Autorizados pela Justiça, os cartórios do Estado estão realizando casamentos civis pela internet, diante do isolamento social. “É mais seguro para todos, pois cerimônia presencial é um ambiente onde as pessoas podem se contaminar”, observou o oficial do registro civil Ramon Ramos Monnerat.

No cartório do município de Piúma, onde Ramon atua, oito casamentos já foram realizados pela internet e mais cinco estão agendados para as próximas semanas. O cartório está entrando em contato com os casais para oferecer a cerimônia online, que é realizada por videochamada em redes sociais como o WhatsApp.

“Temos de seguir as orientações dos órgãos de saúde, mas a vida do cidadão não pode congelar. Por isso, o casamento online é uma boa alternativa”, disse.

Na cerimônia pela internet, oficialmente participam os noivos, as testemunhas, o oficial do registro civil e o juiz de paz. É possível convidar familiares e, até mesmo, madrinhas e padrinhos. Foi assim na cerimônia do casal Aline Ribeiro, 31, e Júlio Cesar Alves, 32. “Tudo foi transmitido pelo Facebook. Foi uma experiência muito diferente”, contou Aline.

Quando a possibilidade de casar pela internet foi oferecida, Júlio Cesar chegou a achar que fosse uma brincadeira de alguém do cartório. “Mas, depois que explicaram como funcionava, nós aceitamos. Foi muito diferente de tudo que eu tinha imaginado que viveria”, contou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: