Casa de isopor para morar perto do mar
Deise Linhares e Vinicius Marafigo construíram seu lar com paredes do material e listaram as vantagens em um vídeo
Escute essa reportagem
Um casal que mora na Praia do Rosa, em Imbituba, uma das mais badaladas e visitadas de Santa Catarina, viralizou nas redes sociais ao mostrar a casa onde vive, quase toda feita de isopor.
No vídeo mais assistido, os dois contam as vantagens de construir um imóvel com o material.
Deise Linhares e Vinicius Marafigo são de Canoas, no Rio Grande do Sul, e foram para a Praia do Rosa realizar o sonho de morar perto do mar.
O vídeo deles sobre os cinco benefícios da casa de isopor teve 250 mil visualizações até a noite de sexta-feira. Eles enumeram as vantagens como realizar o sonho de morar na Praia do Rosa, evitar desperdício, velocidade de construção (já que as paredes já vêm prontas), acústica (isopor é um isolante de ruídos) e a temperatura (isopor é um isolante térmico).
Sobre o isopor como material para a casa, eles explicam. “Já tinha pesquisado muitas opções e, quando digo muitas, são muitas mesmo. Tijolo ecológico, bloco, alvenaria, madeira, tijolo plástico, contêiner e por aí vai. Mas quando conhecemos a opção do isopor, o EPS, soubemos na hora que era isso e a decisão foi bem rápida”.
Os dois se mudaram para a casa em outubro de 2023. Eles acabaram ficando no local mesmo antes do imóvel ter portas.
“Precisávamos entregar a casa que tínhamos alugado, e depois paramos a obra para aproveitar o primeiro verão na Praia do Rosa, e foi a melhor escolha. Agora vamos retomar os acabamentos finais”.
O casal também explicou mais sobre o material usado: “O sistema é conhecido como monolítico. São paredes de isopor com malhas de aço dos dois lados, revestidas com concreto e mais uma camada de reboco. Todas as paredes são amarradas e fixadas umas nas outras e na fundação, formando um sistema único, o que deixa a casa mais forte”.
Além das paredes, o isopor foi usado na laje do primeiro e segundo pisos da casa. Para os dois, também houve vantagem financeira. “A tendência é que seja mais barato sim, mas sempre vai depender do projeto e das empresas”.
O professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Marcelo Nogueira, disse que o isopor já é utilizado na construção civil há muitos anos. No Brasil, era mais na construção de lajes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários