X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Casa de isopor para morar perto do mar

Deise Linhares e Vinicius Marafigo construíram seu lar com paredes do material e listaram as vantagens em um vídeo



Imagem ilustrativa da imagem Casa de isopor para morar perto do mar
Deise e Vinicius fizeram vídeo falando sobre casa com paredes de isopor |  Foto: Reprodução/Instagram

Um casal que mora na Praia do Rosa, em Imbituba, uma das mais badaladas e visitadas de Santa Catarina, viralizou nas redes sociais ao mostrar a casa onde vive, quase toda feita de isopor.

No vídeo mais assistido, os dois contam as vantagens de construir um imóvel com o material.

Deise Linhares e Vinicius Marafigo são de Canoas, no Rio Grande do Sul, e foram para a Praia do Rosa realizar o sonho de morar perto do mar.

O vídeo deles sobre os cinco benefícios da casa de isopor teve 250 mil visualizações até a noite de sexta-feira. Eles enumeram as vantagens como realizar o sonho de morar na Praia do Rosa, evitar desperdício, velocidade de construção (já que as paredes já vêm prontas), acústica (isopor é um isolante de ruídos) e a temperatura (isopor é um isolante térmico).


Imagem ilustrativa da imagem Casa de isopor para morar perto do mar
Deise ajudou a fazer acabamento |  Foto: Reprodução/Instagram

Sobre o isopor como material para a casa, eles explicam. “Já tinha pesquisado muitas opções e, quando digo muitas, são muitas mesmo. Tijolo ecológico, bloco, alvenaria, madeira, tijolo plástico, contêiner e por aí vai. Mas quando conhecemos a opção do isopor, o EPS, soubemos na hora que era isso e a decisão foi bem rápida”.

Os dois se mudaram para a casa em outubro de 2023. Eles acabaram ficando no local mesmo antes do imóvel ter portas.

“Precisávamos entregar a casa que tínhamos alugado, e depois paramos a obra para aproveitar o primeiro verão na Praia do Rosa, e foi a melhor escolha. Agora vamos retomar os acabamentos finais”.

O casal também explicou mais sobre o material usado: “O sistema é conhecido como monolítico. São paredes de isopor com malhas de aço dos dois lados, revestidas com concreto e mais uma camada de reboco. Todas as paredes são amarradas e fixadas umas nas outras e na fundação, formando um sistema único, o que deixa a casa mais forte”.

Além das paredes, o isopor foi usado na laje do primeiro e segundo pisos da casa. Para os dois, também houve vantagem financeira. “A tendência é que seja mais barato sim, mas sempre vai depender do projeto e das empresas”.

O professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Marcelo Nogueira, disse que o isopor já é utilizado na construção civil há muitos anos. No Brasil, era mais na construção de lajes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: