Carteira de identidade vai ficar pronta em 5 dias e será entregue em casa
Escute essa reportagem

Quem ainda não tem a carteira de identidade e pensa em dar entrada no documento, vai contar com uma inovação: a redução do prazo de entrega. A partir de novembro deste ano, além de ficar pronta com até cinco dias (para a Grande Vitória), a carteira será entregue em casa. Em outras regiões, serão sete dias.
A mudança no prazo de entrega do documento – que também contará com uma na versão digital – foi anunciada, na manhã desta terça (31), pelo governador Renato Casagrande, que assinou o contrato para a aquisição do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis).
O sistema visa dinamizar o processo de identificação civil e criminal no Espírito Santo e vai atuar na emissão de carteiras de identidade, permitindo que o Estado conte com um banco de dados com maior número de informações possíveis sobre as características do cidadão.
“Ele será gerado a partir da emissão dessa carteira de identidade e terá, além das informações coletadas pela biometria, informações faciais”, explicou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, que também é coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Com a implantação da ferramenta, Duboc acredita que o governo do Estado dará um passo importante em quatro dimensões, sendo elas: social, econômica, humanitária e na justiça criminal.
Segundo ele, no âmbito social, o sistema trará maior agilidade no processo de expedição de identidade, que passará de um processo manual para automatizado.
“Já no econômico, vamos acabar com as fraudes na expedição de identidades. Na dimensão humanitária, o sistema permitirá, de forma ágil, estabelecer a identidade de corpos encontrados em adiantado estado de decomposição. E na dimensão criminal, contribuirá para produção de prova”, explica.
Para o chefe do Departamento de Identificação da Polícia Civil, Jenildo Barcellos Gusmão, o sistema é a solução que a polícia tecnocientífica precisava para desvendar boa parte dos crimes.
“Vamos avançar 100 anos. Agora, vamos poder pesquisar tudo na mesma hora. Antes, tudo era manual e não tínhamos acesso a fotografias, por exemplo. Com essa integração das informações, nossa visão será ampliada”, afirmou.
Identificação para prender bandidos
Além de agilizar a produção dos documentos de identidade, o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) vai também contribuir para a resolução de crimes e consequentemente a prisão de seus autores de forma mais rápida.
Nesse caso, a identificação de criminosos ocorre também pelas características faciais, coletadas no posto onde foi emitido o documento de identidade, conforme explicou o governador Renato Casagrande, durante anúncio de assinatura do contrato para a aquisição do sistema.
“Ele (sistema) identifica imediatamente a digital recolhida e a envia para uma base de dados criminal. Dessa forma, existirá um cruzamento imediato de dados para identificação. Isso significa um avanço na investigação. Se o risco de identificação para quem comete crime for maior, as pessoas vão pensar se de fato querem cometer um crime”, afirmou.
Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, que também é coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, lembrou que casos importantes, como o assassinato da vereadora Marielle Franco, foram desvendados com o apoio do sistema.
“Os peritos conseguiram encontrar fragmentos de impressão digital do assassino, jogaram no sistema e ele apontou o possível suspeito”, explicou.
Armas
O governo estuda ainda a compra de um sistema que visa identificar o tipo de armamento usado em determinados crimes.
Sistema vai ajudar investigação policial
Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis)
O que é?
- É um Sistema de pesquisa que realiza uma comparação biométrica (por meio de digitais), biográfica (dados cadastrais) e prosopográfica (por meio de imagens).
Objetivo
- Dinamizar o processo de identificação civil e criminal no Espírito Santo.
Contrato
- Um contrato para aquisição do sistema Abis foi assinado, na manhã de ontem, pelo governo do Estado.
Área criminal
- Vai otimizar o trabalho de peritos da Polícia Civil, bem como, de investigadores, que atuam na apuração de determinados crimes.
Área Civil
- Vai agilizar o processo de produção documentos, como identidade.
Como será
- Os dados biométricos, biográficos e prosopográficos serão coletados no momento da emissão da identidade
- Posteriormente, eles serão inseridos no banco de dados do Estado, em que órgãos de segurança e o sistema judiciário poderão confrontar as informações de cada pessoa.
Cadáveres
- Outra vantagem do sistema é a facilitação de identificação nas unidades de Medicina Legal em cadáveres inicialmente classificados como de pessoa desconhecida, auxiliando, na busca de pessoas desaparecidas.
Identidade
- Com o novo sistema, todo o processo para emissão de identidade passa a ser digital.
- A previsão é que o projeto-piloto seja implantado no Faça Fácil de Cariacica até o final de novembro.
- Quem emitir a primeira via da identidade ou renová-la a partir desta data, receberá o documento em casa.
- Após a implantação do sistema, o prazo de entrega, que antes era de 30 dias, passa a ser de cinco dias (Grande Vitória) e sete (interior).
- Além disso, será disponibilizado, por meio de aplicativo (a ser informado) o documento digital.
Postos de atendimento
- Serão criados 10 postos de identificação no Estado, com mão de obra qualificada para a operacionalização do serviço.
Comentários