Capixabas pela Palestina: comitê promove ações educativas sobre conflito em Gaza
O objetivo do comitê é promover acesso à informação sobre a história palestina por meio palestras e encontros com viés educativos, culturais e sociais
Escute essa reportagem

Em meio aos conflitos que estremecem a Faixa de Gaza e toda região da Palestina, um grupo de capixabas lançou, em Vitória, o Comitê Capixabas pela Palestina.
O objetivo do comitê é promover acesso à informação sobre a Palestina por meio palestras e encontros educacionais, além de abordar a respeito do conflito que acontece há mais de oito décadas, mas que voltou a se agravar desde outubro de 2023,
"O comitê foi fundado em resposta ao genocídio atualmente em curso na Palestina, que acontece no contexto de mais de oito décadas de massacres, limpeza étnica, torturas, propaganda, expropriação territorial e desumanização do povo palestino nativo da região onde o estado sionista (“Israel”) foi criado", destaca.
O lançamento oficial do comitê ocorreu oficialmente no dia 21 de julho, no Triplex do Centro de Vitória. A primeira ação foi a instalação de três outdoors em vias movimentadas da Grande Vitória com a frase Palestina Livre e exigindo o fim do genocídio do povo Palestino.
Além disso, o comitê conta com trabalhos práticos com refugiados palestinos, que incluem desde acolhimento até contato direto com alguns dos cidadãos locais. O Comitê destaca também
Ações de setembro
Para o mês de setembro, o calendário do Comitê Capixabas pela Palestina inclui dois dias de atividades sob o título Palestina livre: história, cultura e perspectivas e contará com a presença do presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Hussein Ali Mohd Rabah, e o jornalista judeu antissionista, Breno Altman, fundador do website Ópera Mundi. Todos os eventos serão realizados de maneira gratuita.
Confira a programação completa
11/09 - 17h: Triplex Vermelho - Lançamento da exposição de cartazes palestinos - Curadoria da Prof. Ignez Capovilla
11/09 - 19h30: Assembleia Legislativa do Espírito Santo - Debate com Breno Altman e Ualid Hussein Ali Mohd Rabah (presidente da FEPAL)
12/09 - 09h - Cineclube Metropolis (UFES) - Debate com Breno Altman e Ualid Hussein Ali Mohd Rabah (presidente da FEPAL)

“Discutir a história e as perspectivas da Palestina livre é uma questão política e humanitária central do nosso tempo,” diz o historiador Rafael Simões, membro do comitê. Umas das ideias do surgimento do Capixabas pela Palestina é pressionar pelo fim das relações do Governo Federal com Israel. Para isso convocam os populares a participarem das ações do Comitê.
O Comitê Capixabas pela Palestina ainda afirma que todos que quiserem colaborar com o comitê, podem contribuir participando. Em breve serão divulgados novos eventos, que já estão sendo planejados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários