X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Blocos de Carnaval no Centro só até 18 horas

Festa volta às ruas de Vitória este ano e terá regras para garantir a ordem e a diversão dos foliões. Neste sábado tem aquecimento


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Blocos de Carnaval no Centro só até 18 horas
Integrantes do bloco Afro kizomba estão na expectativa pela volta da festa de rua. |  Foto: Douglas Schneider/AT

Tradicional reduto dos blocos de rua, o centro de Vitória se prepara para receber uma multidão com o retorno das festividades abertas ao público neste Carnaval. 

A celebração, no entanto, deverá cumprir regras determinadas pela prefeitura da capital  em um decreto. Entre elas, o horário limite de até 18 horas para o encerramento de todos blocos.

De acordo com o secretário de governo da Prefeitura de Vitória, Luciano Forrechi, a exigência do horário se deve pela experiência dos fiscais de Postura, Meio Ambiente e da Guarda Municipal, e atende aos anseios dos foliões, mantendo a ordem pública.

“A dispersão de um bloco leva o dobro ou triplo de tempo de um show, por exemplo. Determinando esse horário, conseguimos garantir a posterior limpeza, o silêncio e o cumprimento das outras legislações”, explicou.

O decreto que regulamenta a realização dos blocos determina que os responsáveis protocolem, junto à Secretaria de Governo, uma solicitação com prazo de antecedência de, no mínimo, dez dias, antes da realização do evento.

Leia mais em:

Crianças precisam de autorização da Justiça para desfilar no Carnaval

Sambão do Povo com novidades nos desfiles de Carnaval

Até o momento, treze blocos já protocolaram inscrições e os pedidos estão em análise.

Ainda segundo a publicação, serão permitidos, no máximo, dois blocos de rua por dia, em regiões administrativas diferentes. A exceção fica por conta dos dias 18 a 21 de fevereiro, nos quais serão permitidos mais de dois blocos por dia no Centro.

Expectativa

Comemorando cinco anos de existência nesta semana, o bloco Afro Kizomba já conta os minutos para lotar as ruas de Vitória.

“É a maior festa popular do nosso País. Estamos há dois anos sem Carnaval de rua e a expectativa pela volta é a melhor possível”, contou a coordenadora Sandrinha Oliveira.

Antes da programação oficial há  tradicional aquecimento. Neste sábado, no Recreio dos Olhos, em Maruípe, Vitória, eles são um dos convidados do bloco Regional da Nair para o “Ensaio de Verão”, ao lado do BatuQdellas. A festa acontece a partir das 15 horas e ainda há ingressos disponíveis.

Neste ano, o grupo vai homenagear o ativista Lula Rocha e apresentará músicas autorais.

Grande Vitória

Outras prefeituras ainda definem programação

Cariacica: Em fase final de fechamento de cronograma. Neste ano estão inscritos 10 blocos, por meio de edital, encerrado em novembro do ano passado.  Divulgação será nos próximos dias.

Vila Velha: Planejamento e regras estão em desenvolvimento por um grupo de trabalho. Em breve, o município vai divulgar mais informações.

Serra: Está conversando com as comunidades e elaborando a programação.


PRÉ-PROGRAMAÇÃO


Aquecimento

“Ensaio de Verão”

Reunião de 3 blocos  (Regional da Nair, Afro Kizomba e BatuQdellas) para esquenta do Carnaval 2023. Festa acontece no sábado, no Recreio dos Olhos, em Maruípe (Vitória). Ingressos no site  superticket.com.br.

“Bloco Amigos da Onça”

Leo Vais e Filipe Borba comandam a programação musical do tradicional bloco de rua. Amanhã, a partir das 19h30, no Espaço Thelema, no Centro. Couvert mínimo de R$ 10.

Blocos de Vitória

Regional da Nair

Previsto para o dia 19 de fevereiro (domingo). Concentração às 8h, na Av. Beira-mar, na altura da Av. Governador Bley, no Centro. Término às 14h, na Praça Getúlio Vargas.

BatuQdellas

Previsto para o dia 20 de fevereiro (segunda-feira). Concentração às 10h, na Av. Beira-mar, em frente ao Banco do Brasil, no Centro. Término às 16h, na Praça Getúlio Vargas.

Kustelão

Previsto para o dia 25 de fevereiro (sábado). Concentração às 13h30, ao lado do Kartódromo, em Jardim Camburi. 

Término às 18h, na rotatória da praia, ao lado do condomínio Jardins.

Boêmios de Jardan

Previsto para o dia 05 de fevereiro (domingo). Concentração às 10h30, na Praça Conjunto dos Estados, em Jardim da Penha. Término às 15h30, no Quiosque 3, na Avenida Dante Michelini.

Vai que Gama

Previsto para o dia 20 de fevereiro (segunda-feira). Concentração às 14h e término às 18h. O bloco é fixo e acontece em frente ao bar Casa de Bamba, no Centro.

Espaço também oferece aulas de percussão, todas as segundas, de 19h às 22h. Valores pelo contato (27) 99663-2104.

Coisas de Negres

Previsto para o dia 21 de fevereiro (terça-feira). Concentração às 9h, na Praça Pio XII, no Centro. Término às 14h, na Praça Getúlio Vargas.

Amigos da Onça

Previsto para o dia 21 de fevereiro (terça-feira). Concentração às 14h, em frente ao Chafariz da Capixaba, no Centro. Término às 18h.

(*) Todos ainda aguardam liberação da Prefeitura de Vitória para saírem às ruas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: