Blitze contra barulho que atormenta moradores na Grande Vitória
Operação Escape Zero, deflagrada por diversas forças de segurança, realizou abordagens a motociclistas com escapamento alterado
Escute essa reportagem

O barulho excessivo de motocicletas com escapamentos adulterados tem se tornado um pesadelo para moradores. Com o objetivo de combater esse tipo de infração de trânsito, a Operação Escape Zero foi deflagrada por diversas forças de segurança.
A ação resultou na abordagem de 354 veículos, 123 multas, apreensão de três motocicletas e realização de seis testes do bafômetro.
Participaram da ação, que foi deflagrada entre as 17 horas do último sábado e 1 hora de domingo, a Polícia Civil, o Detran-ES, a Polícia Militar, a Guarda Municipal da Serra e o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra.
A operação terá novas fases, em outros municípios, afirma o delegado titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT), Maurício Gonçalves.
“É um tipo de operação que, com certeza, veremos com mais frequência. Percebemos que motociclistas infratores, de diversos municípios, passam por áreas residenciais, fazendo barulho estridente, por volta das 22 horas. Esse tipo de infração perturba o bem-estar físico e mental da população, principalmente de idosos e crianças”.
Os infratores abordados na operação argumentaram que “sofreram acidente e precisaram trocar o escapamento, ou que não sabiam que a adulteração gerava infração, mas isso são desculpas descaradas, porque o ruído gerado é ensurdecedor”, conta o delegado.
Na Serra, outras fiscalizações similares já foram realizadas, junto de trabalho de educação de trânsito para a população, afirma a vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno.
“Além de poder regularizar veículos adulterados, fazemos trabalho preventivo de educação de trânsito junto à população, que agradece esse tipo de operação. O respeito à convivência coletiva deve ser observado por todos os condutores de veículos”.
Além de atender queixas de moradores, a operação ajudou a combater outras infrações e crimes, destaca a secretária municipal.
“Recebemos diversas reclamações e em vários bairros da cidade. Então, além de combater o escapamento adulterado, aproveitamos e também interceptamos motos com restrição de roubo e furto e condutores sem habilitação”.
OPINIÕES


FIQUE POR DENTRO
Operação Escape Zero
354 abordagens foram realizadas na operação, deflagrada na Serra, no último fim de semana, para combater veículos, especialmente motocicletas, com escapamento adulterado.
Veículos apreendidos
Foram 123 autos de infração de trânsito lavrados durante a ação, além de três motocicletas apreendidas por descarga adulterada. Os veículos aguardam perícia e estão à disposição da Justiça.
Perturbação do sossego
O barulho gerado por escapamento irregular perturba o sossego em diversos bairros, pontua a vice-prefeita da Serra, Gracimere Gaviorno. “Esses veículos circulam, principalmente durante a noite, em zonas residenciais, perto de unidades de saúde e até de escolas, incomodando moradores, pacientes e estudantes”.
Contravenção penal
Por perturbação do sossego ou trabalho alheios, mediante abuso de instrumentos sonoros, em razão de escapamentos alterados, três motoristas assinaram Termos Circunstanciados (TCOs). Eles responderão por contravenção penal prevista no artigo 42, inciso III, do Decreto-Lei nº 3.688/41.
Infração grave
Conduzir veículo sem descarga livre, ou silenciador de moto de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é considerado infração grave, sujeita a multa de R$ 195,12 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de retenção do veículo para regularização.
Fiscalização na Serra
durante uma ação anterior realizada na Serra, no dia 13 de junho, foram abordados 151 veículos, lavrados 80 autos de infração de trânsito e recolhidos 24 documentos para regularização, afirma a vice-prefeita do município.
Abordagens
Em Vitória, 290 veículos já foram abordados este ano, sendo 85 motoristas conduzidos a delegacias. Entre as abordagens, estão veículos com restrição de furto e roubo, clonados ou com pessoas procuradas pela Justiça. As prefeituras de Vila Velha e Cariacica foram demandadas pela reportagem, mas não responderam até o fechamento da matéria.
Central de Monitoramento
1.142 câmeras da Guarda Civil Municipal de Vitória corroboram com a fiscalização da capital, e são operadas na Central de Monitoramento da Guarda, que auxilia a atuação dos agentes no patrulhamento das ruas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários