Blitz contra caixas de som e “altinha” nas praias
Escute essa reportagem
O esporte da moda no verão, a conhecida “altinha”, não será permitida em qualquer horário nas praias de Guarapari. Além disso, quem tem o costume de levar caixa de som para a areia terá de manter o volume baixo.
As medidas fazem parte do decreto que regulamenta a utilização da orla e será publicado na próxima segunda-feira. A vigência será até 20 de março.
“Não estamos proibindo as pessoas de praticar a 'altinha', mas ordenamos a praia. Haverá espaços e horários específicos para a prática”, esclarece a secretária de Turismo, Letícia Regina.
A medida vai valer em 10 praias, entre elas, a Praia do Morro, das Castanheiras, Areia Preta, Meaípe, Peracanga, Bacutia e Santa Mônica.

Os banhistas só poderão usar as extremidades das praias para a prática de esportes. Durante a manhã, é liberado das 6h às 8h e, na parte da tarde, a partir das 17h. Na Praia das Castanheiras, a liberação será a partir das 17h30. Em qualquer praia, o horário máximo para uso dos espaços é até as 22h.
Em caso de descumprimento, os guarda-vidas e agentes de ordenamento da orla irão, em um primeiro contato, informar as regras. Se houver insistência, a bola será recolhida e o infrator pode ser multado. O valor não foi informado.
As famosas caixas de som portátil também podem ser recolhidas pelos fiscais. Por conta das ocorrências devido ao som alto, a prefeitura decidiu regulamentar a sonorização nas praias. “Haverá uma orientação. Caso a pessoa continue, será acionada a fiscalização ambiental, bem como a polícia militar”, disse o secretário adjunto de meio ambiente, Breno Ramos.
Constatando a infração com níveis acima de 65 decibéis, o equipamento será recolhido. A multa para o infrator varia de R$ 23.352 a R$ 3,8 milhões.
Comentários