Biquínis de crochê feitos em Guarapari conquistam Anitta
Cantora posou em praia de Miami, nos EUA, com a peça produzida pelas mãos da capixaba Marcela Gamoa e fez sucesso na internet
Escute essa reportagem
Os biquínis de crochê de uma artesã capixaba já faziam sucesso no País e na Itália ao se tornar tendência entre as famosas. Agora, conquistaram a cantora Anitta, que posou numa praia de Miami, na Flórida (EUA), com o crochê feito em Guarapari, pelas mãos de Marcela Gamoa, de 38 anos.

O biquíni da artesã chegou até a cantora quando ela fez show na cidade, em janeiro, mas Anitta só usou a peça na semana passada.
“Eu fiz o que tinha de ser feito. Levei o biquíni para ela, mas como ela não falou nada, pensei que não tivesse recebido. Na semana passada, olhando os stories dela, vi que ela estava dançando com meu biquíni, dançando em Miami com meu biquíni. Fiquei enlouquecida. Comecei a chorar. Só dela ter usado, foi emocionante”, comemora.
Depois da aparição de Anitta em redes sociais, a peça ganhou o mundo e a artesã capixaba diz que agora só tem a agradecer a todos os envolvidos. É que o produto passou por muitas mãos até chegar à cantora, já que no dia do show, Marcela não pôde ir, pois estava com os filhos de 8, 7, e 4 anos.
“Vi que tinha um amigo trabalhando na segurança do show, o Cláudio Martins, e levei a sacola com o biquíni e uma carta para a Anitta. Ele entregou a um outro, que passou para o segurança da Anitta e, por fim, chegou à produção”, explicou.
A produção da cantora chegou a entrar em contato com Marcela para pegar detalhes da peça, como valor e marca, além de foto do biquíni. A artesã não tinha uma foto porque a peça foi feita especialmente para Anitta.
Enquanto Marcela não mandava as informações pedidas, centenas de pessoas comentavam na foto de Anitta, assumindo a produção da peça.
“Eu tinha foto de todos os biquínis, menos desse. Vendo as pessoas dizendo que o biquíni era de tal pessoa, de outra, bateu um desespero. No final do dia, enviei tudo que me pediram e a produção publicou a minha marca. Chego a me arrepiar, só de lembrar”, contou.

Os biquínis da artesã são comercializados pelas redes sociais em atacado e varejo, e custam a partir de R$ 110.
Marcela Gamoa artesã
Exportação para 5 países
Depois da Anitta, estrangeiros também passaram a procurar pelos produtos da artesã capixaba Marcela Gamoa. Ela já vendia para uma loja na Itália e agora passou a entregar também para a Austrália, Canadá, Suíça e Espanha.
A Tribuna – Ganhar o mundo foi a parte mais emocionante?
Marcela Gamoa – Isso é bom, não só para a Gamoa, mas para todos os artesãos. É a mãe de família que sustenta a casa. A Gamoa nasceu da necessidade de não trabalhar fora para ficar com meus filhos. Hoje, como eu, 10 mulheres também tiram seu sustento disso. Essa vitória não é só minha.
Com isso, o trabalho passou a ser dobrado?
Aqui está acabando o verão, e depois começa o verão europeu. Então, temos trabalho o ano inteiro. Eu tinha uma cliente na Itália antes da Anitta. Depois, vieram todos esses, atacado e varejo. Agora tenho cliente na Austrália, Canadá, Suíça e em Ibiza, na Espanha.
Como é administrar tudo?
Bem, o Google Tradutor tem me ajudado em tudo. Mas eu tive ajuda da Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo) para começar, e eles me convidaram para a feira Feinart, e aquilo me deu um impulso. Tive apoio do Sebrae, que me ensinou sobre a administração.
Ver a empresa crescer assim é uma vitória?
Sem dúvida. Comecei vendendo um, dois biquínis por semana. Era o certo para comprar a comida e pagar a linha. Hoje, de dois em dois dias, surge um atacado, e enviamos 30, 40 produtos. Digo uma coisa: semeie, plante, que você vai colher. Às vezes, a gente acha que vai ser impossível, porque as pessoas vão rir, mas precisamos ficar surdos, e ir no calor da nossa emoção.
Comentários