Árvores são envenenadas em praia e moradores denunciam: "Ato covarde"
Escute essa reportagem

As castanheiras da praia Boca da Baleia, em Anchieta, litoral Sul do Estado, foram envenenadas. Os moradores descobriram um furo em todas as árvores. Com a ajuda da prefeitura, constatou-se que foi depositado veneno em cada furo, provocando a morte das árvores.
O hoteleiro Edson Luiz Sabbagh Alochio, que mora na região, ficou indignado. “Uma árvore que traz tantos benefícios num momento de lazer. Não sei o que se passou na cabeça de uma pessoa para chegar a esse ponto. Um ato tão covarde, uma atrocidade”, disse.
A presidente da Associação Castelhanos em Ação, Kênia Marcia dos Reis Motta, está triste com a situação.
“Elas dão sombra para os turistas e banhistas. Vai fazer falta”. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente abriu procedimento investigativo e já levou o caso ao Ministério Público.
“Recebemos a denúncia de que haviam buracos nas castanheiras e identificamos cinco árvores que furaram e jogaram veneno. Elas estão sem as folhas e, agora, estamos monitorando para ver se vão conseguir se recuperar. Já abrimos um BU (boletim unificado). Matar uma árvore é crime ambiental e o autor vai responder criminalmente”, disse a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins.
Para ela, é difícil entender o motivo de alguém ter matado as árvores dessa maneira. “Não dá para entender o porquê de uma pessoa ter o trabalho de vir aqui furar uma árvore e depositar veneno nela. Como as árvores serviam de sombra para os frequentadores, não dá para entender”, comentou.
Jéssica Martins destacou que confirmou o envenenamento das árvores e que uma poda será realizada na tentativa de recuperá-las. “Vamos fazer uma poda delas e realizar o monitoramento. Não sabemos qual substância foi aplicada. Talvez elas consigam se recuperar”.
Sobre as castanheiras, ela frisou que são espécies que não são originais da região. “As castanheiras são espécies exóticas e não indicamos a plantação de castanheiras nessas áreas porque não são nativas. Essas árvores matam as plantas nativas”.
Ela explicou que, quando uma espécie exótica é introduzida em um ambiente, se adapta, se estabelece e passa a se reproduzir, o que causa alterações nos ciclos ecológicos e, consequentemente, gera perda de biodiversidade nativa do ambiente invadido.
Prefeitura planta novas mudas

As castanheiras são consideradas espécies exóticas e não apropriadas para área de praia, mas, por estarem no local há anos e servirem de sombra para os frequentadores, a secretária municipal de Meio Ambiente de Anchieta, a bióloga Jéssica Martins, diz que não entende um motivo para uma pessoa envenená-las.
Paralelo às investigações que se iniciaram pela secretaria, com a ajuda da Polícia Ambiental e o Ministério Público, foram plantadas na manhã de ontem, 60 mudas de diferentes espécies na orla da Boca da Baleia, para que essas novas espécies possam viver melhor no local.
“Para que possamos minimizar esse fato, determinamos uma ação de educação ambiental e fizemos o plantio. Aqui, nós temos uma área de restinga ainda preservada e que precisa de um manejo constante. A nossa equipe trabalhou neste local desde segunda-feira. Plantamos 60 mudas e vamos plantar mais”, enfatizou a secretária. Entre as mudas, havia espécies de aroeira, jatobá e algodão da praia.
Comentários