X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Alimentos que valem como injeção da beleza

Abacate, nozes, chia, aveia, além de chás, são algumas das opções que dão saciedade e reduzem a fome


Imagem ilustrativa da imagem Alimentos que valem como injeção da beleza
Renata Piccoli, nutricionista: couve, laranja, maçã, aveia e farelos são ricos em fibras e ajudam a ter saciedade |  Foto: HEYTOR GONÇALVES/at

O uso de injeções  da beleza, como o Ozempic – que  ajuda na saciedade – tem crescido no País segundo especialistas, por conta do desejo de brasileiros de  ter um corpo cada vez mais magro,  já que o remédio também ajuda no emagrecimento.   

Mas, segundo médicos e nutricionistas, é possível ter o mesmo efeito desses medicamentos com uma alimentação saudável.

 De acordo com a nutricionista Rayanne Pimentel,  alimentos com fibras como aveia e sementes, além de chás, canela e melão ajudam na saciedade e a reduzir a fome. 

“Proteínas, carnes magras, frangos, peixes, além de boas fontes de gordura, como  abacate, nozes, semente de chia e azeite, são algumas opções que têm o mesmo efeito no organismo. Além disso, há ainda algumas ervas na forma de chás para serem ingeridas após a refeição ou fibras usadas antes  ou durante a refeição, podendo colocar no prato de comida, que dão o mesmo resultado”, ressaltou. 

Ela explica que todos esses alimentos podem ser encontrados em lugares de fácil acesso, como por exemplo casas de produtos naturais  e supermercados. Em casos de chás e ervas, a nutricionista sugere feno-grego, chá verde e canela. 

“A indicação do produto depende da individualidade de cada paciente e da necessidade dele. Por isso, é extremamente importante o acompanhamento de um profissional”, explicou.

Antes de se casar em abril, a jornalista Ingrid Almeida Nerys passou a fazer uma alimentação mais regrada. Nerys conta que perdeu sete quilos e ficou ainda mais feliz por estar mais magra para as   comemorações de casamento e lua de mel.  “Passei a mudar a minha alimentação e me exercitar todos os dias. Como  melão porque é pouco calórico e possui alta concentração de água”.

A nutricionista Renata Piccoli relata que é possível promover o tratamento de um paciente sem uma intervenção cirúrgica.

“A gente faz opções de uma alimentação com a promoção da saciedade. São prescritos alimentos ricos em fibras e proteínas”. 

Para ela, quando um paciente busca  reeducação alimentar, o risco sempre será mínimo. “Sabemos que injeções têm efeitos colaterais”.

Apesar de uso de chás e fibras serem boas alternativas, a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologista e Metabologia (SBEM-ES),  Priscila Faria, alerta que, em exagero, eles podem trazer para o paciente uma perda de minerais como potássio e sódio.

Consumo inadequado de chás pode levar à morte

Apesar de existir um leque variado de sementes, fibras e chás para ajudar na saciedade e na perda de fome, em muitos dos casos, quem procura não sabe como ingerir os alimentos indicados, o que pode causar  problemas de saúde e até mesmo a morte, segundo especialistas. 

A endocrinologista Maria Amélia Julião explica que chás têm sido amplamente utilizados em dietas com funções principalmente de diuréticos e laxantes. Mas, segundo ela, pesquisas mostram que o maior problema relacionado ao uso de chás para emagrecer são os seus efeitos nocivos, pois há casos em que eles  vêm contaminados de fungos, bactérias ou partes nocivas da própria planta. 

“Isso pode levar a lesões graves em órgãos como o fígado, causando  hepatite medicamentosa, insuficiência hepática e também a morte. Precisamos educar as pessoas sobre o risco da utilização indiscriminada desses produtos. Chás e fibras são excelentes aliados à saúde. Mas devem ser utilizados com equilíbrio, e sabendo sua conservação e procedência”.

ALGUMAS OPÇÕES

1 Psyllium: Fibra solúvel. Quando consumida, ela absorve água e forma um gel viscoso no trato digestivo. Pode ser usada com frutas, vitaminas e preparações. 

2 Fibra da maçã e Pectina: Fibra solúvel. Forma um gel quando entra em contato com líquidos no trato digestivo. Pode ser usada  com sucos, vitaminas e frutas. 

3 Semente de chia: Rica em fibras solúveis e insolúveis, especialmente mucilagem, tem a capacidade de absorver água e formar um gel espesso no trato digestivo.  Nutricionistas explicam que as sementes de chia absorvem líquidos e expandem, o que pode fazer com que você se sinta mais cheio e satisfeito. 

4 Feno-grego: Pode ajudar a regular os níveis de glicose e contribuir para a sensação de saciedade.

5 Chá verde:  Contém catequinas, que podem ajudar a aumentar o metabolismo e reduzir o apetite.

6  Canela: Pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue e retardar o esvaziamento gástrico, contribuindo para a sensação de saciedade.

7 Chá de hibisco: Uma porção diária pode ser ingerida em diferentes refeições para dar saciedade.

8 Garcinia: Encontrada em extrato seco, pode usada para o preparo de chás. É disponibilizada em cápsulas.

9 Dente -de-leão: Ele  é uma planta comestível, mas sua maior indicação de consumo é por meio do seu chá.

10 Couve: Ajuda a perder peso e dar saciedade, pois é rica em fibras. 

OBS: A forma de uso irá depender de cada caso, com indicação médica.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: