Abrigo de ponto de ônibus cai e deixa mulher ferida em Vitória
Cerca de 20 pessoas estavam no local na hora que o abrigo de ponto de ônibus caiu
Escute essa reportagem

Um abrigo de ponto de ônibus caiu e atingiu passageiros que estavam a espera do ônibus, no início da tarde desta quinta-feira (24), em frente a uma faculdade particular na avenida Beira-Mar, em Vitória. Uma mulher foi atingida na perna direita por estilhaços do vidro do abrigo e precisou ser levada ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue), o antigo São Lucas, que fica a poucos metros do local.
A queda do abrigo aconteceu pouco depois do meio-dia. A reportagem da TV Tribuna/SBT apurou que havia cerca de 20 pessoas no local no momento do incidente. A mulher atingida por estilhaços de vidro estava no ponto com o filho, Leonardo Honório.
O rapaz relatou que havia acabado de sair do hospital com a mãe e ela ainda estava sob efeito de remédios, quando o abrigo caiu. "Estou acompanhando ela, porque ela veio fazer uma endoscopia e precisava de um acompanhante para o exame. Minha carteira e meus pertences, que caíram na hora, na hora só peguei minha mãe no colo e saí com ela, o que ficou meu aqui não consegui achar. Perdi todos os meus documentos", afirmou Leonardo em entrevista a TV Tribuna/SBT.
O jovem ainda tentou proteger a mãe, colocando o corpo para tentar evitar a queda do abrigo, mas a estrutura era muito pesada.

Estudantes que estavam perto do ponto de ônibus correram até o hospital para pedir socorro para a mulher ferida. Uma equipe foi até o local e atendeu a passageira. Ela foi encaminhada ao hospital para uma avaliação. O filho informou que ela fez raio-x da perna e deve fazer uma tomografia, além de passar pela ortopedia.
A base do abrigo apresentava sinais de ferrugem e corrosão. Uma equipe da Prefeitura de Vitória já estava no local para remover o abrigo caído.
Em nota, a Ceturb informou que a responsabilidade sobre os abrigos de ônibus é das prefeituras, que instalam as estruturas. "A Ceturb apenas marca pontos de parada (com a placa azul, característica)".
Também por nota, a Prefeitura de Vitória lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade com as vítimas.
"A atual gestão identificou a necessidade de manutenção ou troca de abrigos de ônibus em vários pontos da cidade, após longos anos sem esse serviço, para garantir a segurança e conforto das pessoas. Nesse sentido, a Setran iniciou um levantamento para verificação das condições estruturais dos abrigos de ônibus de toda a cidade. Nesta sexta-feira (25), será realizada a abertura das propostas referentes ao edital de licitação, de nº 276/2022, publicado no último dia 9 de novembro, para a contratação de empresa para fornecimento e instalação de 300 novos abrigos, com a substituição de equipamentos", informou.
A Secretaria da Central de Serviços iniciou a retirada de estruturas antigas que não comportam reparos e manutenção.

Comentários