X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“A vingança não elimina a dor de uma traição”, diz especialista

Especialista diz ser necessário aprender a lidar conscientemente com os sentimentos, para saber seguir a vida de modo saudável


A descoberta de uma traição amorosa pode despertar emoções difíceis de lidar, que afetam diretamente o lado negativo, trazendo sentimentos de mágoa, raiva, tristeza, insegurança e até a vontade de vingança. É o que explica a psicóloga Ana Carolina Souza. 

Imagem ilustrativa da imagem “A vingança não elimina a dor de uma  traição”, diz especialista
|  Foto: Arquivo/AT

“Já lidei no consultório com algumas situações de pensamentos de vingança e até de pessoas que partiram para o ato. Mas acabam por perceber que não vai suprir aquela dor, aquele sofrimento de terem sido traídas. A vingança não elimina a dor de uma  traição”, disse.

Para superar a dor, ela destaca que não há receitas. “Cada pessoa reage de uma forma e precisa aprender a lidar de forma consciente com seus sentimentos e emoções”.

A terapeuta de casal Eliana Paris, diretora do Instituto Vivenciar, esclarece que a traição também pode trazer sentimento de rejeição, abandono, e por isso é dolorosa.

“Estabelecer regras é de extrema importância na relação. Traição e perdão são escolhas. Quem escolhe perdoar vê na relação a chance de recomeçar, sabe diferenciar orgulho ferido de amor de verdade. Sabemos que não é fácil chegar a este nível de compreensão”.

Outro processo difícil depois de uma traição é refletir sobre a sua responsabilidade no que aconteceu. Etapa difícil para quem está sofrendo, como ressalta o psicólogo João Alexandre Borba.

“Em relacionamento de casal o problema nunca está em um só. Quando a gente olha para o outro, paramos de tentar descobrir o que me levou a trair aquela pessoa. Entender que é 50% de responsabilidade de cada um é o mais difícil na terapia de casal”, ressalta.

A palavra infidelidade é, ao pé da letra, “sem manter a fé”, explica o psicólogo Alexandre Vieira Brito, que também é professor da Unesc.  

“Afinal, relacionar-se com alguém de modo a estabelecer um compromisso é um ato de fé, que exige conquista constante do outro, algo que se renova a cada dia, um amor que precisa ser atualizado com certa frequência”.

A psicóloga da Telavita (terapia online),  Flávia Romano, destaca que perdoar uma traição não significa aceitar a pessoa de volta. 

“A traição é uma perda e, assim como o luto, há um processo psicológico de pesar que é preciso passar para seguir em frente. Perdoar é seguir, recomeçar com a pessoa ou outro relacionamento”.

Maioria diz que envolvimento virtual também é infidelidade

Conceituar a traição pode parecer óbvio, mas muitos casais ainda divergem do que pode ser considerado ou não infidelidade. Com a internet, essa tarefa ficou ainda mais difícil para alguns.

Segundo a pesquisa realizada pela Empresa Júnior da UVV (EJUVV), em parceria com o jornal A Tribuna, envolvimentos virtuais que criam expectativas de um encontro presencial são considerados traição virtual para 68,3% dos entrevistados. 

Para 46,9% curtir e comentar fotos de uma pessoa com intenção sexual é um ato de infidelidade.

“Algumas pessoas acreditam que o virtual, sem o contato físico, não é encarado como infidelidade. Já outras acreditam que a traição não está apenas em atos, mas a intenção já é considerada infidelidade”, comenta o coordenador da pesquisa Fabrício Azevedo.

A sexóloga e terapeuta de casais Sirleide Stinguel explica que, a partir do momento que cresceu o acesso à internet, aumentou também a facilidade da traição virtual. Esse cenário, segundo ela, tornou-se mais presente na pandemia, devido ao isolamento social. 

“Muitos infiéis não veem o virtual como traição. O elogio escondido, a conversa íntima e as fotos íntimas não são consideradas, já que não teve contato físico. Mas, vale ressaltar que quando há quebra de acordo, já há traição”.

A infidelidade pode ser compreendida como qualquer forma de envolvimento sexual ou romântico no decorrer de um relacionamento com outra pessoa, salienta a psicóloga Karina Brandão. 

“Esta definição é a mais próxima quando se trata de traição virtual, pois considera o envolvimento emocional presente na infidelidade online. O que será considerado como traição vai depender das expectativas e dos limites entre os envolvidos. Alguns casais não  exigem exclusividade sexual, mas consideram fundamental a fidelidade afetiva, por considerar que o envolvimento emocional afasta ou retira a parceria da relação”.

A especialista destaca que, por essas razões, é importante a comunicação eficaz entre o casal. “As regras claras vão servir de norte para a conceituação de traição na relação, seja virtual ou presencial”.

Algumas dicas para melhorar o relacionamento

Discordar é normal, mas com respeito

Respeitar a  individualidade

> Ninguém precisa  se anular pelo outro. A perda da individualidade é uma das causas principais de relacionamentos frustrados.

Escuta

> A escuta  clara dentro do relacionamento, além de possibilitar  que você também seja ouvido, põe fim aos “achismos”, às suposições na relação, e alinha as expectativas em relação ao outro.  É possível aprendermos a ouvir o que realmente o outro nos diz. 

Diálogo

> Quando se aprende  a conversar sobre tudo, sem tabus e julgamentos, o relacionamento se torna leve. Barreiras  são  quebradas e  realmente nos permitimos a intimidade  em sua totalidade.

Construir objetivos em comum

> Casais que  são companheiros e cúmplices e têm objetivos em comum dificilmente enfrentam episódios de traição, pois os objetivos e desejos são alinhados. 

Parceria 

> Apoiar os planos e projetos do outro, incentivando positivamente, torna o relacionamento mais saudável. 

Suporte 

> Nem só de bons  momentos vivemos, então quando o outro não está emocionalmente bem, apoiar sem julgamentos ajuda a formar laços de confiança e ainda melhora o relacionamento. 

Respeito

> Discordar é normal  no relacionamento, mas o que não pode faltar é o respeito. As pessoas têm o direito de ter opiniões contrárias.

Fonte: Especialistas consultados

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: