X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

50 mil estudantes terão direito a absorventes de graça no Estado

Decreto que garante produto de higiene será publicado nesta quarta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 50 mil estudantes terão direito a absorventes de graça no Estado
Pessoas em situação de rua durante a distribuição de 500 fardos de absorventes em São Paulo | |  Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta terça-feira (20), um decreto que vai garantir absorventes gratuitos para cerca de 50 mil meninas de 10 a 19 anos da Rede Estadual de Ensino.

O documento, que vai ser publicado na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (19), autoriza a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) a adquirir os materiais, com um investimento de R$ 5 milhões.

A vice-governadora, Jacqueline Moraes, afirmou que essa é uma vitória para o Espírito Santo. "É uma política pública importante, porque a vulnerabilidade social tira essas meninas, muitas vezes, da escola, no seu período menstrual. É o nosso governo trabalhando por mais igualdade social", disse.

Veto presidencial

No início deste mês, foi iniciada uma grande discussão sobre o tema em todo o País, após o presidente da república, Jair Bolsonaro, vetar a distribuição dos absorventes, que constava em um Projeto de Lei aprovado pelo Congresso em setembro deste ano. 

A proposta institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Mental. Todos os artigos que previam a distribuição gratuita de produtos de higiene, seu principal foco, foram vetados. Bolsonaro apenas manteve o trecho que institui a criação do programa como "estratégia para a promoção da saúde e atenção à higiene", com o objetivo de "combater a precaridade menstrual".

Até este sábado (16), pelo menos 13 estados e o Distrito Federal já tinham projetos para distribuição do produto de higiene. Além desses, Sergipe e Tocantins também anunciaram que estavam elaborando propostas. Apesar disso, o Espírito Santo ainda não havia se pronunciado sobre o tema, até o anúncio desta terça-feira (19). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: