140 bicicletas elétricas de aluguel chegam às ruas
Locação conta com tarifas diferenciadas, de acordo com horário e dia da semana. Velocidade máxima permitida é de 25 km/h
Escute essa reportagem
O serviço de bicicletas elétricas compartilhadas começou a funcionar na última quinta-feira em Vila Velha e está liberado para condutores a partir de 18 anos.
A frota conta com 140 bicicletas de pedal assistido, em que o usuário pedala um pouco e o equipamento faz o restante do esforço.
A locação conta com tarifas diferenciadas, de acordo com horário e dia da semana. As bicicletas elétricas têm velocidade máxima permitida de 25 km/h e são controladas por GPS.
Elas estão distribuídas em 42 estações e são operadas pela empresa Jet – responsável também pelo sistema de patinetes elétricos na cidade.
As estações virtuais estão situadas em diversas localidades dentre as quais na Praça do Ciclista, em Itaparica, e outras distribuídas pelas orlas das praias de Itaparica, Itapuã e da Costa, até o Farol Santa Luzia e chegando ao Parque da Prainha.
Também estão sendo contemplados com o serviço e estações os bairros Glória, Centro, Praia da Costa, Itapuã, Itaparica, Jockey de Itaparica, Cocal, Jardim Colorado, Ibes, Araçás, Novo México, Santos Dumont, Praia das Gaivotas e outros.
Recentemente, o prefeito Arnaldinho Borgo disse que Vila Velha possui quase 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.
“Mas até 2026 a estimativa é alcançar 70 quilômetros, já que várias obras em andamento, como os Corredores Verde e Amarelo de Mobilidade Urbana, que abrangem 19 bairros, e as que serão licitadas contemplam a construção de novas ciclovias”, declarou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Adriana Peixoto Miguel, ressalta que Vila Velha foi o primeiro município do Brasil que a Jet colocou bicicletas elétricas.
Ela também falou sobre a importância de usar equipamentos de segurança, como capacetes, e observar as regras de trânsito especialmente ao atravessar cruzamentos para evitar acidentes, além de observar a forma de estacionar para não obstruir passagens.
A produtora de conteúdo Paula Ferreira, de 28 anos, já usava os patinetes elétricos e agora está feliz com o serviço de compartilhamento de bikes elétricas.
“Hoje (ontem) eu fui para o trabalho de patinete e voltei de bike elétrica. Gostei muito. Quase todo dia uso o patinete como meio de locomoção. Agora vou começar a usar a bike para ir à praia”.
Saiba mais
Aplicativo
O serviço de bicicletas elétricas compartilhadas está disponível no mesmo aplicativo dos patinetes, que vai ter uma aba específica para as bicicletas.
O aplicativo é o JET, que está disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.
Locação
A locação, neste início de implantação do novo sistema, segue os mesmos modelos e valores dos patinetes, com tarifas diferenciadas, de acordo com o horário e o dia da semana.
Valores
Entre os valores de tarifas, destaca-se que, em dias úteis, entre 5h e 10 horas, o valor da ativação, início de cada viagem, é de R$ 2,00 e R$ 0,25 por minuto utilizado.
O pagamento é feito de forma digital, via aplicativo da JET, por meio de cartão de crédito ou Pix.
Velocidade
As bicicletas elétricas têm velocidade máxima permitida de 25 Km/h e são controladas por GPS. O condutor precisa ter mais de 18 anos.
Estudo
Ainda não é liberada a circulação das bicicletas elétricas compartilhadas na Ciclovia da Vida (Terceira Ponte). Um estudo está sendo feito pelo município para avaliar essa possibilidade no futuro.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Comentários