X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

1.200 vagas em 21 cursos para ter diploma em dois anos

São mais de 1.200 vagas em pelo menos 21 cursos técnicos. Inscrições estão abertas e aulas começam em 2023


Ouvir

Escute essa reportagem

O fim do ano se aproxima trazendo oportunidades para quem quer iniciar 2023 com o pé direito quando o assunto é mercado de trabalho. Em todo o Estado, ao menos 21 cursos técnicos gratuitos, com duração de até dois anos, estão com vagas abertas para ingresso no ano que vem. São mais de 1.200 vagas ofertadas pelo governo do Estado e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O governo do Estado está oferecendo 880 vagas em 14 cursos técnicos de nível médio e um curso de Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica. Este último exige o curso técnico de Automação Industrial como pré-requisito.

As aulas serão ministradas nos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. “Diferente de uma graduação, o aluno é inserido no mercado de trabalho de  forma mais rápida”, observou a subsecretária de Educação Profissional, Solange Batista.

Já no Senac, são 420 novas oportunidades voltadas para pessoas de baixa renda. As inscrições ocorrem por ordem de chegada, na unidade em que o curso de interesse está sendo ofertado. Ao todo, são sete cursos, distribuídos em nove municípios capixabas.

Gerente de marketing do Senac-ES, Leonardo Davel lembra que cada curso tem um período de matrícula, por isso o interessado deve seguir o edital disponível no site www.es.senac.br, no menu “Cursos Gratuitos”. “Muitas vagas deixam de ser preenchidas por falta de mão de obra qualificada”.

Ensino médio e curso técnico juntos

Imagem ilustrativa da imagem 1.200 vagas em 21 cursos para ter diploma em dois anos
Estudante Gabriella Guerra e professor Gustavo Belo. |  Foto: Tiago Melo/AT

A estudante Gabriella Guerra, 18 anos, concilia a conclusão do ensino médio com as aulas do 1º período do curso de Rádio e TV no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha.

A jovem pretende fazer  graduação em Jornalismo e vê no curso técnico uma forma de confirmar seus interesses.

“Estou aprendendo a mexer nos equipamentos e tenho muitas aulas práticas. O curso tem sido uma forma de me orientar para ter certeza do que quero fazer mais para frente”, contou.

O professor Gustavo Belo destaca que o perfil das salas de aula dos cursos técnicos é diverso. “Há um leque muito amplo de alunos, vindos de realidades e fases mercadológicas diferentes”, afirmou.


FIQUE POR DENTRO


Governo do Estado

Oportunidades: 880 vagas em 14 opções de cursos técnicos.

Onde: Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. 

Duração: Até 2 anos, de acordo com a área de atuação.

Turnos: Matutino, vespertino e noturno.

Ingresso: Primeiro semestre de 2023.

Inscrições: on-line até o dia 5 de dezembro de 2022, no site www.acessocidadao.es.gov.br.

Processo seletivo

Acesse o site www.acessocidadao.es.gov.br para realizar o cadastro no Acesso Cidadão.

Utilize número de CPF e e-mail (em ambos não poderá ser utilizado de terceiros).

Em seguida, acesse o site www.selecaoaluno.es.gov.br para ler as orientações do edital e preencher a ficha de inscrição.

A seleção será realizada em uma única etapa, que consistirá da análise do histórico escolar do ensino médio ou equivalente.

Quem pode: Quem possui ensino médio completo (regular ou EJA) ou aqueles que estão no último ano ou módulo (regular, integrado ou EJA).

O curso de Especialização em Energia Solar Fotovoltaica exige conclusão do ensino médio e do curso técnico em Automação Industrial (ou estar cursando o último módulo).

Divulgação da lista de classificados e suplentes: 8 de dezembro, a partir das 15 horas, no site da Sectides www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br e no site www.selecaoaluno.es.gov.br.

Matrículas: De 12 a 15 de dezembro, das 8h às 20h, na Secretaria do CEET que irá ofertar o curso.

CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva

São 250 vagas nos seguintes cursos técnicos:

Administração (Matutino/Noturno); Automação Industrial (Matutino/Noturno); Estética (Noturno); Gastronomia (Vespertino/Noturno); Mecânica (Matutino/Noturno); Segurança do Trabalho (Matutino) e Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica (Vespertino).

CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha

São 530 vagas, nos cursos de:

Administração (Matutino/Vespertino e Noturno); Estética (Matutino); Eventos (Matutino/ Noturno); Gastronomia (Matutino/Vespertino); Informática (Vespertino/Noturno); Logística (Matutino/ Vespertino/ Noturno); Modelagem do Vestuário (Matutino/ Vespertino/ Noturno); Multimídia (Noturno); Produção de Moda (Vespertino); Programação de Jogos Digitais (Matutino) e Rádio e Televisão (Noturno).

Senac

Oportunidades: 420 vagas em 7 opções de cursos técnicos.

Onde: Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Colatina, Santa Teresa, São Mateus e Linhares.

Duração: Carga horária varia de 170 horas até 1,6 mil horas.

Turnos: Matutino, vespertino e noturno.  

Ingresso: Início de 2023.

Inscrições: Abertas, nas unidades regionais da instituição de ensino.  

Quem pode: Pessoas com renda familiar inferior a dois salários mínimos, tendo como condição alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores (empregados ou desempregados).

Outras informações estão disponíveis no edital do programa, com acesso no site www.es.senac.br, no menu “Cursos Gratuitos”.

Além dos cursos técnicos, também há mais de 2 mil vagas em cursos de qualificação, como de cabeleireiro e maquiagem. O edital também está disponível no site da instituição.

Os cursos

Recursos Humanos; Logística; Administração; Informática para Internet; Enfermagem; Estética e Administração de Injetáveis.

Fontes: Sectides e Senac.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: