Som das Caieiras que tocam vidas
Projeto social inspirado na beleza da Ilha das Caieiras, em Vitória, tem mudado a realidade de crianças e adolescentes da região
Escute essa reportagem
Cenário de beleza exuberante, que atrai milhares de visitantes, a Ilha das Caieiras, em Vitória, é palco de muitas histórias que vão além do turismo.
Bem pertinho do famoso pôr do sol e da deliciosa culinária capixaba, talentos que moram na região foram revelados em um projeto que ganhou o nome “O som das Caieiras”.
Veja mais notícias sobre Caçadores de Destinos aqui.
Financiado pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil no Espírito Santo (Sicoob) por dois anos, o projeto nasceu na pandemia e foi o divisor de águas para mais de 100 crianças e adolescentes, como destaca Glauber Frederico de Miranda, autor do projeto e gerente da Fundação Beneficente Praia do Canto, que fica na região de São Pedro.
Glauber Frederico explica que o projeto deixou um legado, que é contado com muito orgulho por estudantes protagonistas dessa experiência, a exemplo de Layslla Pereira da Rocha e Paulo Henrique Fortunato dos Santos, ambos com 12 anos, além de Rickelme Messias Ventura e João Vitor Rodrigues, 13 anos.
“Durante uma apresentação na Ilha das Caieiras, eu senti orgulho de mim. Fiquei tão feliz quando vi que a minha mãe estava assistindo e me aplaudiu”, conta João Vitor.
A Fundação oferece outras oficinas e atividades voltadas à cultura, tecnologia, esporte, recreação, lazer, cidadania, segurança alimentar e meio ambiente.
A robótica, por exemplo, projeto patrocinado pelo Sicoob, tem proporcionado às crianças terem os primeiros contatos com a realidade virtual e, junto com a tecnologia embarcada, sonhar com um futuro promissor.
Leia mais:
Ação de concessionárias faz transformação em orlas
Culinária para todos os bolsos e gostos em Camburi
Oficina de robótica
Aprendizado na prática
Mesmo sem saber exatamente qual carreira deseja seguir, o estudante Pyetro da Conceição Batista, 12 anos, tem uma certeza: o conhecimento que está adquirindo em oficinas de robótica, projeto apoiado pelo Sicoob, será fundamental para qualquer profissão.
Focado em cada aprendizado, ele explicou um pouco do que está aprendendo, incluindo a construção e a programação de um simulador de semáforo.
Mas não foi só isso. Ele fez questão de dizer o quanto o projeto social tem sido importante para a sua trajetória e de tantas outras crianças e adolescente da região.
Opinião
"Aprender a tocar instrumentos musicais na Fundação foi uma das experiências mais incríveis. Ampliou os meus horizontes. Eu me lembro até hoje da minha primeira aula. Com certeza, a arte, a música, já fazem parte da minha vida”, relatou a estudante Alice Moreira Lemos, de 12 anos.
Projetos têm até sexta-feira para buscar financiamento
Participa de projetos sociais voltados para áreas de ação social, educação, esporte, cultura, meio ambiente, empreendedorismo, saúde e inovação, e deseja buscar parcerias?
Então, fique atento ao calendário: instituições sociais que atuam nas regiões onde o Sicoob-ES está presente podem inscrever projetos na 5ª edição do edital de Projetos Sociais. O prazo vai até a próxima sexta-feira, dia 31 de março.
Serão contemplados trabalhos destinados a melhorar a qualidade de vida e a promover o desenvolvimento local das pessoas nas comunidades onde o Sicoob ES atua.
Os recursos poderão ser aplicados para atendimento a projetos que serão realizados entre julho de 2023 a junho de 2024. As inscrições devem ser feitas no site https://sicoobes.sociall.com.br/.
As condições para se inscrever são: ser pessoa jurídica sem fins lucrativos; ser associada ao Sicoob até o dia 31 de dezembro de 2022; estar com o cadastro da conta-corrente atualizado; ter no mínimo um ano de registro do CNPJ e finalidade voltada para as áreas de ação social, educação, esporte, educação, cultura, meio ambiente, empreendedorismo, saúde e inovação.
As iniciativas que forem contempladas por meio da triagem receberão recursos provenientes do Fundo de Investimento Social (FIS), que é composto por 1% do resultado das cooperativas que integram o Sicoob-ES.
Outros esclarecimentos sobre o processo de seleção podem ser solicitados pelo e-mail [email protected].
Leia mais:
Nova Praia de Meaípe fica pronta no mês que vem
“Segredo da felicidade é viver em casas separadas”, diz casal
Comentários