X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Som das Caieiras que tocam vidas

Projeto social inspirado na beleza da Ilha das Caieiras, em Vitória, tem mudado a realidade de crianças e adolescentes da região


Imagem ilustrativa da imagem Som das Caieiras que tocam vidas
Layslla, Paulo Henrique, Rickelme e João Vitor são estudantes que aprendem a tocar instrumentos em projeto social |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Cenário de beleza exuberante, que atrai milhares de visitantes, a Ilha das Caieiras, em Vitória, é palco de muitas histórias que vão além do turismo. 

Bem pertinho do famoso pôr do sol  e da deliciosa culinária capixaba,    talentos que moram na  região   foram revelados em um projeto  que ganhou o nome “O som das Caieiras”.

Veja mais notícias sobre Caçadores de Destinos aqui.

Financiado  pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil no Espírito Santo (Sicoob) por dois anos, o projeto nasceu na pandemia e foi o divisor de águas para  mais de 100 crianças e adolescentes, como destaca  Glauber Frederico de Miranda,  autor do projeto e  gerente da Fundação Beneficente Praia do Canto, que fica na  região de São Pedro.

Glauber Frederico  explica que o projeto deixou um legado, que é contado com muito orgulho por estudantes  protagonistas   dessa experiência, a exemplo de  Layslla Pereira da Rocha e Paulo Henrique Fortunato dos Santos, ambos com 12 anos, além de Rickelme Messias Ventura e João Vitor Rodrigues, 13 anos.   

“Durante uma apresentação na Ilha das Caieiras, eu  senti orgulho de mim. Fiquei tão feliz quando vi que a minha mãe estava assistindo  e me aplaudiu”, conta João Vitor.

A Fundação oferece  outras  oficinas e atividades voltadas à cultura, tecnologia, esporte, recreação, lazer, cidadania, segurança alimentar e meio ambiente.

A robótica, por exemplo, projeto  patrocinado pelo Sicoob, tem proporcionado às crianças terem os primeiros contatos com a realidade virtual e, junto com a tecnologia embarcada, sonhar com um futuro promissor.

Leia mais:

Ação de concessionárias faz transformação em orlas

Culinária para todos os bolsos e gostos em Camburi

Oficina de robótica

Aprendizado na prática

Mesmo sem saber exatamente qual carreira deseja seguir, o estudante Pyetro da Conceição Batista, 12 anos,   tem uma certeza: o conhecimento que está adquirindo  em oficinas de robótica, projeto apoiado pelo Sicoob, será fundamental para qualquer profissão.

Focado em cada aprendizado, ele explicou  um pouco do que está aprendendo, incluindo a construção e a programação de um simulador de semáforo.

Mas não foi só isso. Ele fez questão de dizer o quanto o projeto social tem sido importante para a sua trajetória e de tantas outras crianças e adolescente da região.

Opinião

"Aprender a tocar instrumentos musicais na Fundação foi uma das experiências mais incríveis. Ampliou os meus horizontes. Eu me lembro até hoje da minha primeira aula. Com certeza,  a arte, a música, já fazem parte da minha vida”, relatou a estudante Alice Moreira Lemos, de 12 anos.

Projetos têm até sexta-feira para buscar financiamento

Participa de projetos sociais voltados para  áreas de ação social, educação, esporte, cultura, meio ambiente, empreendedorismo, saúde e inovação, e deseja buscar parcerias? 

Então, fique atento ao calendário: instituições sociais que atuam nas regiões onde o Sicoob-ES está presente podem inscrever projetos na 5ª edição do edital de Projetos Sociais. O prazo vai até a próxima sexta-feira, dia 31 de março. 

Serão contemplados trabalhos destinados a melhorar a qualidade de vida e a promover o desenvolvimento local das pessoas nas comunidades onde o Sicoob ES atua.

Os recursos poderão ser aplicados para atendimento a projetos que serão realizados entre julho de 2023 a junho de 2024. As inscrições devem ser feitas no site https://sicoobes.sociall.com.br/.

As condições para se inscrever são:  ser pessoa jurídica sem fins lucrativos; ser associada ao Sicoob até o dia 31 de dezembro de 2022; estar com o cadastro da conta-corrente atualizado; ter no mínimo um ano de registro do CNPJ e finalidade voltada para as áreas de ação social, educação, esporte, educação, cultura, meio ambiente, empreendedorismo, saúde e inovação.

As iniciativas que forem contempladas por meio da triagem receberão recursos provenientes do Fundo de Investimento Social (FIS), que é composto por 1% do resultado das cooperativas que integram o Sicoob-ES. 

Outros esclarecimentos sobre o processo de seleção podem ser solicitados pelo e-mail [email protected].

Leia mais:

Nova Praia de Meaípe fica pronta no mês que vem

“Segredo da felicidade é viver em casas separadas”, diz casal

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: