Praias, lagoas e diversão no verão de Marataízes
A cidade tem 25 km de litoral, com 29 praias e 13 lagoas, sendo destino de capixabas e turistas de outros estados e até de fora do Brasil
Escute essa reportagem
De Norte a Sul, o Espírito Santo possui lugares sensacionais, que encantam turistas em qualquer época do ano. Nesta estação, as cidades litorâneas figuram como os principais destinos de capixabas e visitantes de outros estados e até de fora do Brasil. E um dos municípios onde o verão costuma “pocar” é Marataízes, a terra do abacaxi, a Pérola do Sul Capixaba.
Distante cerca de 130 quilômetros de Vitória, o município possui 25 km de litoral, com 29 praias, além de 13 lagoas.
“As praias e as lagoas naturais de Marataízes agradam visitantes de diferentes idades e perfis. À beira-mar, a cidade oferece uma variedade de esportes e atividades, desde os mais radicais, como parapente, até trilhas panorâmicas”, destacou a turismóloga e guia de turismo Merlin Fernandes, moradora nativa que escolheu fazer do amor pela cidade uma profissão.
Dados do Instituto de Promoção da Cidadania e Turismo (IPCTUR) indicam que o Espírito Santo conta com 562 guias de turismo registrados no Cadastur, espalhados pelos municípios, contribuindo para otimizar a experiência turística.
“Ser guia é muito mais do que mostrar aos visitantes os pontos turísticos da minha cidade. É ser uma embaixadora local, transmitindo conhecimento e paixão pela cultura, pela história e pelas belezas naturais do município e do Espírito Santo. Isso me permite enriquecer a vida das pessoas, através do conhecimento e da descoberta de novas experiências”, disse Merlin.
Segundo ela, no roteiro turístico em Marataízes, não podem faltar momentos de diversão nas lagoas, como a Lagoa de Boa Vista e a Lagoa do Siri, com direito a passeio de pedalinho para observar o manguezal; lazer nas praias, desde as mais badaladas, como as praias Central e da Barra, às mais desertas, na zona rural; sobrevoo de parapente e contemplação do pôr do sol na foz do Porto da Barra.
“Temos muitos atrativos. O ideal é que os turistas se programem para passar dias aqui conosco”, comentou Merlin.
Na hora de escolher onde se hospedar, há opções entre hotéis, pousadas e campings. O Camping do Siri, por exemplo, próximo à Lagoa do Siri, existe há 50 anos e já recebeu várias gerações de famílias para curtir Marataízes.
Abacaxi no roteiro do passeio
Na terra do abacaxi doce, que parece que tem mel, milhares de pessoas vivem da renda obtida com a fruta, principalmente por meio do cultivo dela. O produtor Lucio Mário Brandão é um dos produtores de abacaxi em Marataízes. As frutas colhidas na propriedade dele são vendidas dentro e fora do Espírito Santo, ao longo do ano.
“O planejamento do cultivo é feito de forma que sempre haja abacaxi próprio para a colheita. Colhemos milhões de unidades da fruta por ano”, disse. Passear em Marataízes é ver, com frequência, pessoas trabalhando nas plantações e saborear um abacaxi docinho, colhido e descascado na hora. Contato: (28) 99883-1005.
Cosméticos com a cara do Espírito Santo
A empreendedora Bárbara Damázio e o marido, Matheus Lopes, aproveitaram o potencial do abacaxi de Marataízes e, há dois anos, lançaram no mercado cosméticos feitos com o extrato da fruta.
O gloss e o sabonete facial de abacaxi fizeram tanto sucesso que eles decidiram extrapolar os limites de Marataízes e apostar em novos produtos que ilustram a força do Espírito Santo.
Em dezembro, o casal lançou um kit de glosses feitos com morango, café e cacau, homenageando municípios e empreendedores capixabas que cultivam os frutos. Os cosméticos da BD Makeup podem ser adquiridos em Marataízes e também pela internet. Contatos: www.bdmakeup.com.br e (27) 99993-2388.
Beleza e aventura nas falésias
Distante cerca de 15 quilômetros do centro do município, paredões à beira-mar formam uma paisagem espetacular. As falésias de Marataízes e a praia no entorno são atrativos imperdíveis da cidade.
Quem gosta de aventura pode, inclusive, ir além da contemplação e do banho de mar e curtir um passeio de quadriciclo nas areias da praia. Os mais radicais podem experimentar um voo de parapente e ver a cidade do alto.
Ambos os passeios são promovidos por empreendedores do trade turístico local. Agências de turismo da cidade oferecem pacotes feitos sob medida, conforme a demanda dos clientes. Contato: (28) 98803-0965 (Merlin Tour).
Turismo histórico
Viajar pela história faz parte do roteiro turístico em Marataízes. No Centro Histórico, ficam as ruínas do Trapiche, prédio que teve papel fundamental no abastecimento da antiga vila, e o Palácio das Águias, imóvel construído no século XIX que, após remodelado, em 1903, serviu de residência para a família do português Simão Rodrigues Soares. Atualmente, abriga a Biblioteca Municipal.
Comentários