Passeios em Aracruz para conhecer praias e manguezal
Cidade conta com 40 km de orla, o 5º maior manguezal da América Latina, agroturismo, boa culinária e trilhas que levam a belas paisagens
Escute essa reportagem
Com 40 km de litoral, tendo o 5º maior manguezal da América Latina, trilhas que levam a paisagens de tirar o fôlego, além de parque, museus, agroturismo, aldeias indígenas, boa gastronomia e hotéis aconchegantes, Aracruz, que completa 175 anos amanhã, chama a atenção pelas belezas naturais e cultura local.
A cidade conta com três etnias: afrodescendentes, italianos e indígenas, como explicou o prefeito Luiz Carlos Coutinho.
“Temos 2.500 indígenas aldeados, entre tupiniquins e guaranis. Nosso município vem se destacando no fomento ao turismo. Temos 12 praias para todos os gostos, parque, museus, feiras gastronômicas e de artesanatos. São 175 anos de alegria e orgulho”.
A guia de turismo Alessandra Morais destaca que as praias mais procuradas pelos turistas são Coqueiral de Aracruz, dos Padres, Santa Cruz, Gramuté, Barra do Sahy, Mar Azul e Putiri.
“Outro atrativo é o passeio pelo rio Piraquê-açu, feito por uma escuna, que dura cerca de duas horas, e é maravilhoso, com parada para mergulho. Temos praias exuberantes, restingas, manguezais, aldeias indígenas. Aqui o viajante terá a oportunidade de conhecer nossa cultura, curtir e relaxar”.
Outro destaque fica para o turismo de aventura na cidade, como explica o guia Luciano Chagas.
“Há as trilhas da Reserva Ecológica do Aricanga, local que é point também para os praticantes do rapel. Ainda temos a Capela da Igrejinha de Mont Serrat, no alto de um bloco de granito a 330 metros acima do nível do mar, onde os apaixonados pelo nascer do sol se encontram para admirar tal beleza”.
Piscinas naturais
Apaixonada por Aracruz, a servidora pública Gleiciane Matos, 37, fez fotos nas piscinas naturais, conhecidas na cidade como ofurôs, da praia de Gramuté, ao lado do marido Alexandre Feu, 32, quando estava grávida de Henrique, hoje com 4 meses.
“As praias mais bucólicas são nossos destinos mais buscados. A paz e o encantamento das passagens naturais trazem uma conexão com a espiritualidade.”
Frutos do mar
Muitos restaurantes da cidade não abrem mão da gastronomia com frutos do mar.
No Purumar, por exemplo, os pratos que mais saem são moquecas e frutos do mar, como arroz de mariscos e de polvo, como explica a chef e proprietária Marise Canicali. “Com o turismo de negócios, vêm até nós pessoas de vários estados e países e já recebi chef renomados, como Alex Atala e Dime Ogro”.
| ALGUNS ROTEIROS
Passeio de escuna pelo rio
Os passeios de escuna pelos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim mostram o quinto maior manguezal da América Latina e dura duas horas, com parada para mergulhos em um “bar molhado” no meio do rio. O trajeto mostra a mata preservada pela aldeia indígena. Informações: (27) 9-9985-1964 ou 9-9914-3941.
Aulas a céu aberto
Trilhas, museu, observação de aves, aulas a céu aberto. A Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi recebe visitantes aos domingos, das 8h às 16h, sem agendar, com entrada a R$ 5. Se desejar fazer uma visita guiada, é preciso fazer agendamento. Escolas também devem agendar pelo (27) 98119-9292.
Patrimônio histórico e cultural
Uma viagem ao tempo – que leva o visitante ao processo de colonização, ao encontro das culturas indígenas e italiana, com a exibição de muitas fotografias – pode ser realizada no Museu Histórico de Santa Cruz, em Aracruz. A visita é de quarta a domingo, das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita.
Espaço rústico e acolhedor
São muitas as pousadas que acolhem os turistas. Uma delas é a Vila Nora Flats, em Santa Cruz. Os quartos contam com minicozinha, ar-condicionado e TV. O ambiente rústico dá um charme a mais. “Entregamos o café da manhã em uma cesta no quarto, com todo o carinho, conta a sócia-proprietária Lilian Paulini.
>>> DICAS IMPERDÍVEIS
"Aracruz tem praias exuberantes, aldeias indígenas e manguezais. Outro atrativo e o passeio pelo Rio Piraquê-açú. O turista poderá conhecer nossa cultura, curtir e relaxar”, Alessandra Morais, guia de turismo
"Para aventureiros, há as trilhas da Reserva Ecológica do Aricanga, em meio à Mata Atlântica, além do rapel. Há ainda a Capela de Mont Serrat, a 330 metros acima do nível do mar”, Luciano Chagas, guia de turismo
>>> CONFIRA UM VÍDEO NO YOUTUBE DO TRIBUNA ONLINE
Comentários