VÍDEO I Veja como era e como ficou teto de ‘igreja de ouro’ que desabou em Salvador
Espaço central da igreja cedeu durante um momento em que o templo estava aberto e recebia fiéis, segundo a Defesa Civil de Salvador
Escute essa reportagem
Registros feitos pela Defesa Civil de Salvador momentos após parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Pelourinho, região do Centro Histórico da capital baiana, desabar na tarde desta quarta-feira, 5, mostram o espaço onde os fiéis ficavam durante as missas completamente coberto por tábuas de madeira e destroços.
O acidente provocou a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, paulista de Ribeirão Preto, e deixou outras seis feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros da Bahia. O espaço central da igreja cedeu durante um momento em que o templo estava aberto e recebia fiéis, segundo a Defesa Civil de Salvador.
A igreja São Francisco de Assis é conhecida como “igreja de ouro”. Ela é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo. O prédio é um dos mais expressivos monumentos do barroco nacional e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A fachada apresenta esculturas e relevos de frutos e folhagens, formando guirlandas. O seu interior possui uma série de azulejos portugueses que retratam Lisboa antes do terremoto de 1755. No anexo, há um pequeno museu com exposição de peças sacras.
O imóvel integra o perímetro do centro histórico de Salvador considerado como patrimônio mundial (popularmente chamado de “patrimônio da humanidade”) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Comentários