X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Papa Leão XIV vai participar da COP-30 no Brasil? Veja o que se sabe


Ouvir

Escute essa reportagem

BRASÍLIA- Em novembro, dezenas de chefes de Estado devem vir ao Brasil para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), mas um nome em especial tem gerado expectativa: o papa Leão XIV.

Neste domingo,18, o vice-presidente Geraldo Alckmin entregou pessoalmente ao pontífice uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidando Leão XIV para participar da cúpula.

Ainda não há confirmação se o religioso aceitará o convite, mas o histórico de sua atuação indica que a vinda ao Brasil pode se tornar realidade em breve.

Isso porque antes de se tornar o líder da Igreja Católica, Robert Francis Prevost atuou por cerca de duas décadas no Peru, que assim como o Brasil tem a Amazônia em parte de seu território.

O combate às mudanças climáticas é um dos temas de Leão XIV, dando continuidade ao legado de Francisco, seu antecessor.

O argentino, inclusive, chegou a confirmar presença na COP-28, realizada em 2023 em Dubai, mas precisou cancelar a viagem para os Emirados Árabes Unidos por causa de uma infecção pulmonar.

Em entrevista à BBC, o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas, destacou a ligação do papa com a região. Leão XIV foi bispo de Chiclayo, próximo à Amazônia peruana.

“A presença dele seria importante, pois não só o papa Francisco alçou a mudança do clima ao topo da agenda da Igreja, mas também porque o Peru é o maior país [relacionado] à Amazônia após o Brasil”, disse.

Na última quinta-feira, o papa Leão XIV recebeu o cardeal dom Jaime Spengler, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) e dom Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cuzco e secretário-geral do organismo. Na ocasião, entre outros pontos, os religiosos conversaram com o pontífice sobre a preparação da COP-30.

O Celam atua em colaboração com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outros organismos na pauta ambiental.

“Discutimos inclusive o modo de como ser presença durante o evento em Belém, e como dar continuidade a esse processo no Brasil e em todo o continente”, afirmou o cardeal Jaime em entrevista à agência Vatican News.

Neste domingo, ao entregar a carta convidando o papa para a COP-30, o vice-presidente beijou as mãos do pontífice. O Itamaraty não divulgou os detalhes da carta.

“Eu até disse ao papa que ele, além de estadunidense, é o segundo latino americano, porque toda sua vida sacerdotal foi no Peru, e o primeiro amazônico, porque o Peru faz parte da Grande Amazônia”, afirmou o vice-presidente.

Segundo Alckmin, Leão XIV recebeu o convite com “muita simpatia”. O vice-presidente conversou em português com o papa, que respondeu em “portunhol”. Alckmin comentou sobre a missa da qual participou e disse que se lembrou dos tempos em que foi coroinha.

“A Igreja e o Papa Francisco em especial tinham uma preocupação com os temas de hoje, da justiça social, daqueles que mais sofrem e da questão ambiental, da grande casa comum do planeta”, destacou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: