X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

O que a China planeja trazer de Marte até 2031


Ouvir

Escute essa reportagem

A China está planejando coletar amostras de Marte nos próximos anos e trazê-las à Terra para serem estudadas por volta de 2031, segundo informações divulgadas esta semana pela agência oficial do governo. Seu principal objetivo é buscar por sinais de vida no planeta vermelho.

A missão, batizada como Tianwen-3, deve acontecer a partir de dois lançamentos planejados para 2028. As sondas espaciais devem pousar, coletar amostras e trazê-las à Terra. O local de pouso deve ser também o local de amostragem.

O cientista-chefe da missão, Hou Zengqian, e seu designer-chefe, Liu Jizhong, delinearam a estratégia de exploração de Marte em um artigo publicado na revista científica National Science Review. Eles propuseram 86 possíveis locais de pouso, concentrados principalmente nas antigas regiões de Chryse Planitia e Utopia Planitia, que abrangem ambientes geológicos diversos, como antigas linhas de costa, deltas, lagos antigos e sistemas de cânions.

Segundo os cientistas, essas regiões potencialmente forneceram condições favoráveis a uma forma de vida antiga no planeta. A equipe se compromete a investigar como identificar, onde encontrar e como preservar biossinaturas (registros de sinais de vida antiga), utilizando técnicas de amostragem de superfície e perfuração.

O governo chinês ainda diz que a missão Tianwen-3 deve levar cargas úteis desenvolvidas por meio de cooperação internacional. "A China colaborará com cientistas de todo o mundo para conduzir pesquisas conjuntas sobre amostras de Marte e dados de detecção", diz.

O país também planeja investigar o sistema Júpiter, especialmente sua história evolutiva e suas luas, em uma missão posterior, a Tianwen-4.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: