X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Legado eterno: Marcos Vinicios Vilaça é homenageado em cerimônia religiosa

Missa de corpo presente foi realizado no Cemitério Memorial Guararapes, onde familiares e amigos prestaram as últimas homenagens


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Legado eterno: Marcos Vinicios Vilaça é homenageado em cerimônia religiosa
Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1985 e presidente da instituição em dois mandatos, Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça faleceu aos 85 anos, neste último sábado (29) |  Foto: Divulgação

Neste domingo (30), a Igreja do Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, foi palco da despedida de Marcos Vinicios Vilaça, ex-presidente do Tribunal de Contas da União e da Academia Brasileira de Letras, onde se tornou Imortal. Familiares, amigos e autoridades se reuniram para a missa de corpo presente, conduzida pelo Monsenhor Luciano Brito.

Após a missa, a família realizou a cremação do corpo de Vilaça em um local reservado. Segundo informações de seus familiares, suas cinzas serão lançadas ao mar na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, repetindo o gesto feito anteriormente com as cinzas de sua esposa, Maria do Carmo.

Entre os presentes na cerimônia, estavam os filhos Taciana e Rodrigo Vilaça, a prima Socorro Vilaça, os netos Ilanna, José, Vinícius e Enrico, a secretária de Esportes Ivete Lacerda, o secretário da Casa Civil Túlio Vilaça e o cientista Silvio Meira.

Também participaram da homenagem nomes como os deputados federais Mendonça Filho (União Brasil), genro de Vilaça, e Augusto Coutinho (Republicanos)

Vilaça deixa os filhos Rodrigo Otaviano e Taciana Mendonça. O corpo será cremado, e as cinzas serão lançadas ao mar, na Praia de Boa Viagem, conforme seu desejo.

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1985 e presidente da instituição em dois mandatos, Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça faleceu aos 85 anos, neste último sábado (29).

Veja mais:Repercussões sobre morte do ex-presidente da Academia Brasileira de Letras

Internado na Clínica Florença, no Recife, Vilaça faleceu devido a complicações respiratórias. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPE, deixou um legado de obras literárias e contribuições para a cultura do país. Entre suas publicações, destacam-se "Nordeste: Secos & Molhados", "Recife Azul, Líquido do Céu", "O Tempo e o Sonho" e "Coronéis, Coronéis", escrito em parceria com Roberto C. de Albuquerque.

Natural de Nazaré da Mata, destacou-se como professor, escritor, advogado e servidor público, tendo presidido o Tribunal de Contas da União (TCU).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: