X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Brasil

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Astronauta faz registro de formação da aurora boreal

foto autor
Estadão Conteúdo
14/08/2024 - 17:51

Ouvir

Escute essa reportagem

Integrante da Expedição 70 da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta Matthew Dominick está na missão SpaceX Crew-8 da Nasa como engenheiro de voo a bordo do laboratório orbital e fez registros impressionantes da aurora boreal, tanto em vídeo como em foto.

As postagens feitas por Dominick no X (antigo Twitter) nos últimos dias logo viralizaram. O vídeo, por exemplo, foi publicado, em formato timelapse e mostra a formação da aurora boreal sobre o polo norte da Terra. Também é possível notar a Lua se pondo e o Sol nascendo no registro.

As auroras boreais retratadas por Matthew Dominick são resultado de explosões de raios solares que ocorreram nos últimos dias. A Terra presenciou uma tempestade geomagnética, formando auroras em latitudes mais baixas que o usual. Apesar de provocar muita beleza, esse fenômeno pode interferir em satélites, GPS e transmissões de rádio.

O astronauta também havia compartilhado, no dia anterior, outro registro da aurora boreal, contando sobre o momento em que se preparou rapidamente para fazer a fotografia.

"A lua caminha em direção ao horizonte para se pôr entre auroras vermelhas e verdes… Eu estava configurado em uma janela diferente e vi isso através de outra janela. Fiz uma câmera rápida, montagem de câmera e desmontagem e configuração da cobertura. Me senti muito sortudo por tirar essa foto", escreveu.

Se tudo ocorrer como esperado, a missão da qual Matthew Dominick faz parte deve retornar à Terra em setembro.

Confira o registro aqui

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso