Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tudo Viagem

Tudo Viagem

Colunista

Celso Martins Santos

Checklist de viagem: prepare-se bem antes de viajar

Dicas para te ajudar a se preparar de forma simples e prática.

Celso Martins Santos | 13/05/2022, 12:33 12:33 h | Atualizado em 13/05/2022, 12:33

Um checklist de viagem é uma ótima forma de garantir que tudo saia como o planejado. Por isso, é importante que ele seja feito antes mesmo de você escolher o seu destino.

Além do mais, independente de ser um viajante experiente ou quem sabe um turista de primeira viagem, o frio na barriga é o mesmo.

Pensando nisso, preparamos um checklist de viagem para te ajudar a se preparar de forma simples e prática. Assim, você saberá o que realmente é necessário para o seu passeio.

Checklist de viagem: dicas para se organizar

  1. Escolha o destino da sua viagem

Primeiramente, você precisa decidir para onde deseja viajar. Então, o primeiro passo é ver se você irá sozinho, com a família ou com os amigos.

Em seguida, pense se o destino deve ser no litoral ou próximo a montanhas. Ah! Também reflita se você prefere lugares mais quentes ou mais frios.

  1. Defina quanto tempo irá durar a viagem

Depois de escolher o destino é importante saber a duração da viagem, ou seja, quanto tempo você terá disponível. Pois, só assim será possível fazer um roteiro de viagem com lugares para conhecer.

Uma viagem de 3 a 7 dias, geralmente, é suficiente para relaxar e conhecer alguns pontos turísticos. Porém, dependendo da sua disponibilidade ela pode durar semanas ou quem sabe até mesmo um mês.

  1. Faça um planejamento de gastos

Os gastos podem variar muito conforme o estilo da sua viagem. No entanto, existem alguns que você não terá como fugir. Por exemplo:

  • Hospedagem;

  • Alimentação;

  • Passeios;

  • Transporte (passagens aéreas, locomoção para pontos turísticos).

Em alguns hotéis a alimentação é cortesia, portanto verifique essa questão caso queira reduzir os gastos. Também reserve um valor para o seguro viagem, compras e para os gastos extras.

  1. Crie o roteiro de viagem

Depois que escolher o destino da viagem com certeza você irá se deparar com vários pontos turísticos da região. Então, selecione os que mais despertam o seu interesse e coloque todos em um papel.

Após fazer a lista com os lugares que quer visitar você precisa observar a localização entre eles. Afinal, você não pode perder tempo com deslocamentos, principalmente se a viagem durar apenas alguns dias.

  1. Escolha o hotel ideal para sua viagem 

A escolha do hotel é importante para tornar sua viagem inesquecível. Portanto, veja se os passeios são próximos do local e se os serviços inclusos podem reduzir seus gastos.

Hospedar-se em hotéis com piscinas também é uma excelente opção. Pois, será mais um entretenimento, para se distrair e relaxar, em momentos que você não for sair do local.

Obs.: não se esqueça de fazer as reservas de passagens aéreas e do hotel com antecedência.

  1. Monte a sua mala

Vai viajar de avião? Então, você precisa ver quais são as regras da companhia aérea quanto às medidas, peso e quantidade de malas que você pode levar.

Em todo o caso leve apenas o necessário, porque você irá precisar de espaço na mala para as compras. 

Outra dica importante é colocar na mala de mão produtos de higiene pessoal e alguns medicamentos, por exemplo, para dor de cabeça, enjoo e resfriado.

  1. Espalhe o seu dinheiro

Além do cartão de crédito, sempre é bom separar um pouco de dinheiro físico. Pois, ainda há muitos locais que não aceitam cartão.

Para não correr o risco de ficar sem todo o seu dinheiro, por exemplo, caso perca a mala, espalhe-o entre a mala de mão e a bolsa que será despachada.

Caso decida fazer uma viagem internacional não se esqueça de trocar o dinheiro para a moeda local. Além disso, peça para a administradora do seu cartão a liberação para uso no exterior, e verifique qual é o limite disponível.

Agora você já tem um checklist de viagem para se organizar de forma simples e prática, e lembre-se, seja qual for o seu destino, prepare-se para imprevistos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: