Um estranho no ninho
Artigo publicado na edição deste sábado (22), do jornal A Tribuna
O agora ex-vice-presidente do PSDB-ES, Oziel Andrade após 17 anos acompanhando politicamente o deputado estadual tucano Vandinho Leite, não é mais nem do partido e nem da assessoria do parlamentar, onde atuou por 14 anos.
O passe dele agora é do PP, onde se filiará, e do deputado federal capixaba Da Vitória, que é o novo presidente da sigla no Estado. Oziel trabalhará no gabinete do parlamentar. A justificativa que deu sobre sua saída é de que no início do mês decidiu procurar novos rumos e avaliar novas propostas.
Coincidentemente foi no período que avançaram as negociações pela federação dos já federados Podemos e PSC com o PSDB e Cidadania. Por ter feito dois federais aqui, o Podemos indicará o presidente, que deverá ser um deles: Gilson Daniel.
Oziel diz que em fevereiro teve apoio da cúpula do PSDB para assumir a presidência, mas garantiu que o desenrolar depois não foi o motivo da saída. “Não teve briga”. A impressão, porém, é de que Oziel virou um estranho no ninho tucano
Vão assinar?
Com o PT agora favorável a CPMI do 8 de janeiro, a coluna tentou ouvir os deputados federais capixabas do partido se assinariam sua abertura. Helder Salomão disse só que tudo está sendo devidamente investigado e Jackeline Rocha não se pronunciou.
Escolhidos para o TRE
O pleno do Tribunal de Justiça (TJ-ES) escolheu, quinta, os juízes Gisele Souza de Oliveira e Anselmo Laghi Laranja para ocuparem as vagas de membros suplentes da classe de magistrados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no biênio 2023 a 2025.
De volta a bike
Recuperado do problema de saúde que teve recentemente, o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) colocou a sua bicicleta dobrável na oficina para voltar a pedalar. Quer ir para a Assembleia com ela assim como fazia quando prefeito de Colatina. “Depois de 90 dias os médicos me liberaram”.
Desconto
Consumidores que fazem tratamento de saúde em casa, com a utilização contínua de equipamentos médicos que consomem energia elétrica, poderão ter desconto na fatura mensal.
É o que propõe projeto de lei apresentado pelo deputado Dary Pagung (PSB) na Assembleia Legislativa.
Segundo a proposta, o desconto deverá ser de pelo menos 50% no valor da conta emitida pela concessionária de energia no Estado.
Leia mais
Serenata d'amore
A Serenata Italiana, festa tradicional da cidade de Venda Nova do imigrante, poderá se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado. É o que propõe através de um projeto na Assembleia, o deputado Sergio Meneguelli.
O parlamentar justifica dizendo que “a Serenata Italiana é uma manifestação cultural, que figura como importante instrumento de fortalecimento de resgate cultural e manutenção das tradições trazidas pelos imigrantes italianos”.
galeria
Visita
A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-ES), Luciana Andrade, recebeu nesta semana, uma visita institucional do deputado Wellington Callegari (PL). No encontro, Luciana salientou a importância do diálogo democrático e republicano entre as instituições e o parlamentar apresentou à procuradora-geral de Justiça, projeto de sua autoria sobre parto humanizado.
Escolha do tipo de parto
A proposta de Callegari estabelece, na rede pública, autonomia de escolha do tipo de parto e possibilita a presença de acompanhante e doula.
Debate previdenciário
O conselheiro Domingos Taufner, do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES), participou, nesta semana, do 1º Seminário Previdenciário, realizado na Serra. Taufner, que foi presidente do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Vitória entre os anos de 2005 e 2010, é considerado referência nos debates sobre previdência.