Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Sem santinhos nem abraços

| 22/10/2020, 07:43 07:43 h | Atualizado em 22/10/2020, 07:46

Chegou ontem, ao Ministério Público, a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com as recomendações sanitárias a serem adotadas no período eleitoral. O documento é em resposta a um ofício do MP com pedido de protocolos.

O documento tem mais de 20 recomendações, entre elas a de não realizar atividades presenciais, como comícios, encontros, bandeiraços e caminhadas nos municípios enquadrados em risco alto e moderado. No Mapa de Risco vigente nesta semana, Anchieta, Conceição da Barra e Santa Teresa aparecem em risco moderado. Os demais estão em risco baixo.

A nota técnica também não recomenda a distribuição de material impresso, os santinhos, e pede para evitar contato físico como aperto de mão, abraços e beijos. Enfatiza ainda que é obrigatório usar máscara em todas as atividades de campanha e não tirá-la, nem para filmagens e fotografias. Aumentar a higiene nos comitês e observar o distanciamento social.

Novas regras
A falta de um protocolo fez com que muitos juízes eleitorais determinassem as próprias regras, o que tem gerado muitas reclamações por parte dos candidatos. Há municípios que proibiram os bandeiraços e reuniões com mais de 100 pessoas. A nota técnica do governo não fala em limite numérico, mas vincula a quantidade ao espaço com distanciamento.

Xô, Covid!
O deputado federal Amaro Neto (Republicanos) disse que testou negativo para Covid-19. Ele esteve com o candidato a prefeito de Cariacica Sandro Locutor na última quinta-feira, um dia antes do candidato começar a apresentar sintomas. Locutor está internado e, segundo sua assessoria, apresentou melhoras no quadro clínico, com boa saturação.

Imagem ilustrativa da imagem Sem santinhos nem abraços
|  Foto: AT
Bate-boca na Casa de Leis
E mais uma vez o líder do prefeito na Câmara de Vitória, Luiz Emanuel, e o presidente da Casa, Cleber Felix, bateram boca na sessão de ontem. Sobrou até para uma convidada da sessão que representava os Cineclubes Capixabas, a quem Luiz Emanuel disse que “deveria ficar calada”.

Fôlego
O juiz de Baixo Guandu Dener Carpaneda, em decisão liminar, suspendeu os efeitos do Decreto Legislativo 416/2020 da Câmara Municipal, que rejeitou as contas do atual prefeito Lastenio Cardoso referentes a 2012. Isso o impossibilitaria de concorrer à reeleição. O juiz acolheu pedido da defesa do prefeito que disse não ter tido acesso aos autos e que não teve direito de defesa. A Câmara, por meio da procuradoria, disse que vai recorrer da decisão.

Presidente e governadores em racha de novo?
O governador Renato Casagrande gravou um vídeo ontem, falando da reunião com o ministro da Saúde sobre a compra das vacinas – a qual chamou de excelente – e disse que recebeu com surpresa o recuo do Presidente. Logo após, questionado pela coluna Plenário se os governadores entrariam com alguma ação, respondeu: “Nós trabalharemos para que o governo federal distribua (a vacina) e coordene esse processo em parceria com os governadores”.

Galeria

Apoio à candidatura
O deputado Hudson Leal, candidato a prefeito de Vila Velha, recebeu o apoio do colega Danilo Bahiense.

Menos um
De acordo com a procuradoria da Assembleia, só o deputado Bruno Lamas, entre os demais candidatos na Casa, pediu licença do mandato.

Produtividade
A candidata a prefeita de Vitória Neuzinha tem explorado sua produtividade em leis aprovadas nos 5 mandatos na Câmara em seu programa.

Dia ruim
Ontem foi um dia ruim para o Presidente Bolsonaro no Twitter. A maior parte das menções foi negativa, após ele cancelar a compra de vacinas.

#TBT político
Há um ano, o governo do Estado criava um comitê de crise para tratar do vazamento de óleo que já tinha inundado as praias do Nordeste.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: