Na bancada poucos comentam
Artigo publicado na edição de quinta-feira (04), do jornal A Tribuna
Apenas quatro dos 10 deputados federais que formam a bancada capixaba na Câmara, em Brasília, usaram as redes para comentar a operação que prendeu um tenente-coronel e realizou buscas na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Em prol da operação, Helder Salomão e Jackeline Moraes, ambos do PT, fizeram postagens. Favorável a Bolsonaro, Gilvan (PL) e Evair de Melo (PP) se manifestaram na internet.
Amaro (Republicanos), Da Vitória (PP), Gilson Daniel (Podemos), Messias Donato (Republicanos), Paulo Foletto (PSB) e Victor Linhalis (Podemos) não postaram sobre o tema. Dos senadores, só Magno Malta (PL) fez publicação. Marcos Do Val (Podemos) e Fabiano Contarato (PT), não.
“Gravíssimo. Ofício da PF detalha o esquema de falsificação de carteiras de vacina com o IP do Planalto”, escreveu Helder.
Posicionamento
Entre os dois deputados que defenderam Bolsonaro, Evair de Melo disse que “bastou a primeira aparição pública (do ex-presidente) com apoio grandioso da população e a primeira grande derrota no parlamento do governo para o início das retaliações”, escreveu. E ele emendou: “Não teremos paz, mas não recuaremos, tudo pela liberdade”.
Urnas em debate
O Ministério Público (MP-ES), realizará, amanhã, a palestra “Urnas Eletrônicas”, para debater os mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, com foco nas urnas e as principais tecnologias utilizadas nas eleições. O evento será às 13h30, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e será aberto com palestra de integrante do TRE-ES.
Sem significado político
Maior artilheiro no Brasil em 2023, o argentino Cano não para de fazer a alegria dos torcedores do tricolor carioca. Parte deles, também lulista, brinca dizendo que o matador faz referência ao Presidente com um “L” toda vez que marca. O jogador, porém, garante que não mistura futebol com política.
Leia mais
Sem pedágio
Está em tramitação na Assembleia projeto que trata sobre a isenção de pedágio para motociclistas em rodovias estaduais. A cobrança de pedágios nelas acontece em dois locais: um na saída da Terceira Ponte, em Vitória, outro em Guarapari, próximo do limite do município com Vila Velha. No primeiro, o valor cobrado é de R$ 1,40 e no segundo, R$ 6,30. Autor da proposta Denninho (União) justifica que ela encontra respaldo em normas legais.
Frente começa hoje
Será lançada, hoje, às 19 horas, na Assembleia, a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedorismo Capixaba. “Convidamos diversos atores para participar do lançamento. Queremos garantir a participação de instituições públicas e privadas e de toda sociedade para discutir, propor projetos e incentivar o crescimento dos empreendedores no Estado”, justificou o deputado Alexandre Xambinho (PSC), responsável por lança-la.
galeria
Participação
A ExpoSul Rural 2023, realizada de hoje até domingo, em Cachoeiro, contará com a participação dos membros da Comissão de Agricultura e de representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar da Assembleia. Para o deputado Lucas Scaramussa (Podemos), o evento é uma importante demonstração do grande potencial do agro capixaba.
Dez anos de Corregedoria
A Câmara dos Deputados realizou, ontem, o evento “Dez Anos da Corregedoria Parlamentar: Diálogo e Ética” e convidou o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) para ser um dos homenageados. O capixaba comandou o órgão entre 2015 e 2016.
Depressão
Os vereadores de Vitória aprovaram, ontem, projeto de Aloísio Varejão (PSB), que cria um programa contínuo de diagnóstico e tratamento da depressão na Rede Municipal de Saúde. O mesmo se destina a todas as pessoas atendidas nas unidades de Saúde da capital.