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Nutridicas

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Colunista

Gabriela Rebello

Como retornar à rotina saudável depois da folga do Carnaval?

Jornal A Tribuna | 04/03/2022, 09:28 09:28 h | Atualizado em 04/03/2022, 09:30

O Carnaval se foi e muita gente   “enfiou o pé na jaca”! Mesmo com o isolamento social, muitas pessoas aproveitaram os dias de folga para recarregar as energias, curtir a família e, claro, provar drinques novos e saborear comidinhas maravilhosas.

Frutas e cereais integrais



divulgação
Frutas e cereais integrais divulgação |  Foto: Divulgação
 

Para algumas pessoas, a grande dificuldade agora está em retomar a rotina saudável de alimentação e atividade física logo após dias de descanso, mesmo com a presença de sinais que incomodam e dificultam a realização das atividades do dia a dia, como, dor de cabeça, enjoo, tontura, boca seca, sonolência e desidratação.

Para te ajudar a fugir destes incômodos e a retomar a rotina, confira as dicas da Nutri, pegue papel e caneta e anote na sua lista de compras os alimentos que não podem faltar no carrinho:

– Fontes de carboidratos, ótimos para restabelecer os níveis de açúcar no sangue, dão energia, auxiliam na produção de hormônios do bem-estar e sono reparador: batata, inhame, aipim, arroz integral, macarrão integral e aveia.

– Alimentos que ajudam no funcionamento do fígado e estimulam a desintoxicação: repolho, alho, couve, cebola, folhas de mostarda e brotos.

– Consumir frutas ricas em água também ajuda a hidratar o corpo: abacaxi, melancia, melão, limão e morangos.
Vamos   colocar em prática:

Suco revigorante

Ingredientes

1 rodela de abacaxi, 100 ml de água de coco, 100 ml de chá de erva-doce, 1 folha de couve, suco de um limão, 1 colher de sopa de semente de chia, hortelã a gosto.

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador. Ingerir logo em seguida sem adoçar e sem coar.

Se   a digestão estiver dificultada, experimente acrescentar um pouco de gengibre ao preparo. A raiz apoia as forças de defesa do organismo, bem desgastado pelo excesso de álcool, gorduras ruins e carboidratos refinados.

Mas, lembre-se: sucos detox não substituem refeições, sendo ideais para saciar a fome e hidratar o corpo quando adotados como lanches saudáveis. Por isso, se tiver um pouquinho mais de tempo, monte uma salada variada e colorida para ser servida ou no almoço ou no jantar. Anote aí:

Salada detox

Ingredientes

Mix de folhas (alface roxa, alface-crespa, couve), brócolis, couve-flor, tomate-cereja, 400g de atum, azeite, orégano, pimenta, cebola roxa (a gosto), manga rosa picada em cubos (1 unidade).

Modo de preparo: Higienizar todos os ingredientes. Picar. Juntas   em uma travessa, misturar e temperar a gosto.

E não se esqueça: restrições alimentares e compensações podem te levar ao fracasso. A alimentação deve ser com alimentos leves e ricos em fibras,   respeitando os sinais do organismo de fome e saciedade.

O consumo de água deve ser aumentado, já que o corpo está desidratado. O ideal é beber de 30 ml a 50 ml por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg deve ingerir de 1.800 ml a 3.000 ml de água por dia. A atividade física não pode ser negligenciada.

O que deve ser evitado? Alimentos salgados, embutidos e gordurosos podem sobrecarregar ainda mais o corpo nesse período. Anotado? Bora para mais uma semana com a energia lá em cima!



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