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Estudantes dão lições para salvar o meio ambiente

Hábitos ruins do ser humano com a natureza e o aumento de desastres naturais foram tratados nas redações vencedoras


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Imagem ilustrativa da imagem Estudantes dão lições para salvar o meio ambiente
Alunos da escola Dr. Getunildo Pimentel, de Novo Horizonte, na Serra, durante visita à Rede Tribuna |  Foto: Fábio Nunes/AT

O projeto Guardiões da Natureza está a todo vapor e mais duas redações que abordam as mudanças climáticas foram selecionadas.

Desta vez, a seleção foi entre alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Dr. Getunildo Pimentel, em Novo Horizonte, Serra. João Gabriel Pereira e Sthefanny do Rosário Oliveira, ambos do 8º ano, tiveram os textos escolhidos.

Hábitos ruins do ser humano com o meio ambiente e o aumento da ocorrência de desastres naturais foram assuntos mencionados por eles. “Gostei demais que meu texto foi o escolhido. É uma oportunidade única”, disse Sthefanny.

O Guardiões da Natureza é idealizado pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna. Nesta edição, participam alunos do 7º ao 9º ano de nove escolas públicas de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e interior do Estado.

Em setembro, os estudantes com as duas melhores redações por instituição de ensino farão uma visita à Reserva Águia Branca, em Vargem Alta, importante remanescente de Mata Atlântica que contribui para preservar diversas espécies de plantas e animais.

Messias Nunes de Araújo, analista de comunicação do Grupo Águia Branca, afirmou que o projeto é muito importante.

“É essencial falar sobre as mudanças climáticas. Mostrar essa realidade para as crianças e fazer com que elas comecem a trabalhar agora para melhorar o futuro, é o que mais importa!”.

Hemerson Costa, gerente de projetos da Rede Tribuna, afirmou que têm surgido muitos textos interessantes.

“Alguns alunos buscam não só na internet, mas em livros para fazer as pesquisas. Conversam com os pais e avós para perguntar como era antigamente sobre a preservação do meio ambiente, se tinha essa preocupação. Tem surgido um material muito interessante”.

Redações selecionadas

Causas e consequências

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes dão lições para salvar o meio ambiente
|  Foto: Acervo Pessoal

Nas últimas décadas, o planeta tem enfrentado um aumento expressivo da temperatura média global. As mudanças climáticas, impulsionadas principalmente pela ação humana, já causam impactos visíveis nos ecossistemas e na vida das populações. Diante deste cenário, é urgente refletir sobre as causas e consequências desse fenômeno e as medidas necessárias para combatê-lo.

Além das causas já mencionadas, as mudanças climáticas têm provocado consequências preocupantes na escala global. Um exemplo evidente é o aumento da ocorrência de desastres naturais como enchentes, secas prolongadas, furacões e fortes ondas de calor. Esses eventos, cada vez mais frequentes e intensos, comprometem não apenas o equilíbrio do ecossistema, mas também o bem-estar de bilhões de cidadãos ao redor do mundo, principalmente aqueles que vivem em situações de vulnerabilidade social.

Embora governos e grandes instituições tenham o dever de implementar políticas ambientais eficazes – como investir em energias renováveis, proteger florestas e tornar transportes sustentáveis ao meio ambiente – o papel de cada indivíduo também é essencial. Atitudes simples, como reduzir o consumo, separar os resíduos corretamente e apoiar a limpeza local, podem fazer uma grande diferença. Quando movidas pelo respeito e consciência, tais ações podem mostrar que todos nós podemos contribuir para um planeta menos poluído e mais equilibrado.

Portanto, fechar os olhos em relação aos impactos das mudanças climáticas é comprometer, de forma silenciosa, o bem das gerações futuras. Os sinais do desequilíbrio ambiental já são visíveis, e a falta de ação no presente poderá resultar em grandes perdas ambientais adiante. Mais do que compreender a gravidade do problema, é necessário cultivar um senso de responsabilidade com urgência. Somente por meio de boas escolhas, seguida do cuidado com a vida e ao respeito pelo nosso planeta, seremos capazes de preservar o que ainda nos resta e construir um futuro digno para todos.

Aluno: João Gabriel Pereira Silva dos Santos, 8º ano

“Sinais de fumaça” da Terra

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes dão lições para salvar o meio ambiente
|  Foto: Fábio Nunes/AT

Oi, gente! Sabe, esses dias eu fiquei pensando numa coisa meio séria, mas superimportante: o nosso planeta não tá legal. Tipo, de verdade mesmo, parece que a Terra tá mandando uns “sinais de fumaça” pra gente, mostrando que tá cansada. E esse problema é o que chamam de mudanças climáticas. Não é coisa de filme de ficção científica, não, é vida real, tá acontecendo aqui do lado, na nossa casa, na nossa escola, em todo lugar.

Pensa comigo: você já reparou como o verão tá muito mais quente que antes? Ou como, de repente, chove horrores, tipo um dilúvio, e depois vem uma seca que a gente nem sabia que existia? E as tempestades do nada? É muito doido, né? Isso tudo tem a ver com o que nós, seres humanos, estamos fazendo. Quando a gente usa demais um carro, queima a floresta para fazer pasto, joga lixo sem pensar… tudo isso solta uns gases que são tipo um cobertor superquente que a gente põe na Terra e não tira mais.

E o que acontece? Ah, as consequências são bem chatas! A gente passa calor demais pra dormir, tem gente perdendo a casa por causa de enchente, às vezes falta água pra tomar banho ou até pra beber, e plantar comida fica mais difícil. Não é só pra bichinhos ou pra natureza, é pra nossa vida mesmo. Pra comida, pra nossa segurança e pro futuro da gente e dos nossos irmãos e priminhos pequenos.

Mas, ó, nem tudo tá perdido. A notícia boa é que a gente pode mudar isso. Claro que os adultos, os governos, as empresas, eles têm que fazer a parte deles (tipo usar energia do sol e do vento, parar de desmatar e pensar melhor em como as coisas são feitas)... Mas nós também podemos ajudar muito, tipo economizar água (desligar a torneira enquanto escova os dentes), apagar a luz quando sair do quarto, separar o lixo direitinho, andar mais de bike ou de ônibus e pensar bem antes de comprar algo novo que a gente nem precisa tanto. Cada atitude nossa, por menor que pareça, vira uma ajuda gigante.

É hora da gente parar pra ouvir o que o planeta tá tentando dizer. As mudanças climáticas são um problemão, sim, mas também são uma chance pra gente se reconectar de novo com a natureza e um com o outro. Afinal, a Terra é a nossa casa, e se a gente não cuidar dela, quem vai? Vamos fazer a nossa parte com carinho e responsabilidade pra ter certeza de que o futuro vai ser mais legal pra todo mundo.

Aluna: Sthefanny do Rosário Oliveira, 8º ano

Saiba mais

Vencedores visitam Reserva Águia Branca

Guardiões da Natureza

Participam da iniciativa alunos do 7º ao 9º ano de nove escolas públicas das cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e interior.

Com o tema “Mudanças Climáticas”, cada escola faz um concurso de redação internamente, selecionando as 25 melhores. Semanalmente, os autores dessas redações participam de uma visita à sede da Rede Tribuna, em Vitória.

Durante a visita, os estudantes conhecem as instalações do jornal A Tribuna, Tribuna Online, TV Tribuna e rádios Tribuna FM e Legal FM, além de assistirem a vídeos institucionais sobre os trabalhos desenvolvidos na Reserva Águia Branca e na Rede Tribuna.

Em cada visita, dois alunos são premiados com o título de “Guardião da Natureza” e os textos vencedores ganham destaque nas páginas do jornal A Tribuna, no portal Tribuna Online e ainda são tema de reportagens veiculadas no telejornal Tribuna Notícias 1ª Edição.

A temporada se encerra em setembro com uma cerimônia especial na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta. Lá, 18 alunos e nove professores serão homenageados e receberão o certificado de Guardiões da Natureza, reforçando o papel de multiplicadores do cuidado ambiental.

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