Escolas do ES usam jornal como ferramenta de estudo
Escolas utilizam o jornal como ferramenta de aprendizado, informação e ainda de desenvolvimento do senso crítico

Aos 87 anos, o jornal A Tribuna segue vivo não apenas nas bancas e nas mãos dos leitores, mas também nas salas de aula, onde se transforma em ferramenta de aprendizado e consciência, ajudando a formar gerações.
Para os alunos e profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euvira Benedita Cardoso da Silva, no bairro Novo Brasil, em Cariacica, ter o jornal A Tribuna na escola é oportunidade de aprendizado.
A escola também participou, por três vezes, do Projeto Guardiões da Natureza, parceria da Rede Tribuna e Reserva Águia Branca, que reforça a educação ambiental entre os estudantes.
“Esse projeto explora a criatividade dos alunos, dá aos estudantes a oportunidade de aumentar seu repertório de palavras. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de sair da escola e conhecer outros espaços, como a Rede Tribuna. Nossa escola está em um bairro periférico e há alunos que nunca foram a Vitória”, destacou o diretor da instituição, Ramon Coutinho.

Parte da rotina
Ler o jornal já faz parte da rotina do Centro Educacional Sonho Meu, em Cariacica. Seja no jornal impresso ou digital, os estudantes que já sabem ler podem diariamente ter acesso ao jornal.
“Os alunos do ensino médio, por exemplo, por meio das aulas de Geografia, utilizam muito o recurso do jornal. Nossa escola participa do Mini ONU, e o jornal A Tribuna é base para preparação em assuntos geopolíticos”, explica Edna Tavares, diretora da escola.
Recurso
A neuropsicopedagoga e escritora Penha Peterli ressalta que o jornal impresso é um recurso “importantíssimo para a leitura, informação e desenvolvimento cognitivo”.
“Os estudantes poderão desenvolver o senso crítico e também o hábito de leitura com o material físico, porque como estão voltados para a internet, às vezes, esses jovens têm a dificuldade de ler. Em função da internet ser algo rápido, as crianças e os adolescentes estão perdendo o hábito de leitura. Cabe aos educadores e professores levarem o jornal para a sala de aula”.
Hélio Almeida, professor de Redação, lembra que ler jornais por um tempo foi algo pertencente às elites, pois exigia capacidade de leitura e poder aquisitivo. “Os jornais com o tempo democratizaram o acesso aos fatos mais relevantes”.
Para o professor, todas as disciplinas se beneficiam com o uso do jornal como recurso de acesso a informações e fatos.
“Ler jornais, em tempos de telas, pode ser um oásis de alívio de ansiedade e falta de foco, dois aspectos extremamente desafiadores para os alunos em especial”.
Opiniões
O jornal pode ser fonte de informação e de fatos que podem apontar para prováveis temas da prova de Redação do Enem” Hélio Almeida -professor de Redação
"É importante que educadores sempre coloquem em sala de aula o jornal, para que o estudante possa desenvolver opinião e posicionamento” - Penha Peterli, neuropsicopedagoga e escritora
O que eles dizem sobre a Tribuna
Credibilidade
“Celebrar os 87 anos de A Tribuna é reconhecer uma trajetória de credibilidade e compromisso com a informação. Para nós, é uma honra fazer parte dessa história como anunciantes há 53 anos. A Tribuna é muito mais que um jornal: é uma parceira que conecta pessoas, negócios e sonhos” - Valdecir Torezani, proprietário da Imobiliária Valdecir Torezani.
Papel social
“O jornal A Tribuna tem um papel social muito claro, pensando no bem-estar da comunidade. Ele tem um papel pontual para os empreendedores, com um produto tão amado e conhecido como é o jornal impresso. Um domingo matinal sem o jornal impresso na mão, não é um autêntico domingo. Parabéns pelos 87 anos e que venham muito mais” - Lucas Reis, diretor comercial da Casa do Serralheiro
Referência
“Quero parabenizar o jornal A Tribuna por sua linda trajetória. São 87 anos de informação pautada pela imparcialidade e credibilidade, um verdadeiro patrimônio para a sociedade. Que venham muitos outros anos de sucesso! Estendo meus parabéns a todos os diretores e colaboradores pela dedicação e compromisso que fazem deste jornal uma referência” - Valdeir Nunes, proprietário do China Park
Jornalismo de excelência
“O aniversário de 87 anos do jornal A Tribuna é um marco para o jornalismo capixaba. Mais do que noticiar, o jornal se tornou um pilar de nossa sociedade, documentando nossa história e amplificando a voz de todos. Que essa jornada de jornalismo de excelência e responsabilidade continue por muitos anos” - Tadeu Penina, CEO e sócio da Multivix
Dedicação
“Parabéns ao jornal A Tribuna por sua dedicação incansável à informação de qualidade e ao jornalismo comprometido com a verdade. Há décadas vocês têm sido uma referência importante para os capixabas. Sou apaixonada pelo jornal impresso, que nos informa com calma, clareza e detalhamento” - Érica Neves, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo





MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários