X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família Especial

Técnica para aliviar dores na coluna


Imagem ilustrativa da imagem Técnica para aliviar dores na coluna

Bloquear a dor através da aplicação local de medicamentos como anestésicos, corticoides e anti-inflamatórios. Essa é uma solução para pacientes que sofrem com dor crônica na coluna, em especial aqueles com alto risco cirúrgico ou que têm medo de se submeter a procedimentos invasivos.

O neurocirurgião Guilherme Rossoni, especialista em tratamentos da coluna vertebral, destaca que o bloqueio anestésico – também conhecido como infiltração de medicamento local – é uma técnica de grande importância para a medicina da dor.

“Quando as estruturas da coluna sofrem por doenças degenerativas, como hérnia de disco, estenose vertebral e artrose, chamada também de bico de papagaio, ocorre uma inflamação local que causa dor e, eventualmente, irradiação e dormência, com sensações de choques nas pernas e nos braços”, explica.

As infiltrações medicamentosas agem, então, no local, a fim de interromper os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.

A técnica fornece alívio para dores na coluna cervical, na lombar e no tórax, bem como para dores em articulações ou que são irradiadas para os membros superiores e inferiores.

Rossoni esclarece que o procedimento é feito com monitoração de imagem, com ajuda de ultrassom ou de radioscopia, que é o RX em tempo real. Assim, confere maior precisão e segurança ao paciente.

“O procedimento é realizado em centro cirúrgico, para assegurar o bom uso desses aparelhos. Em geral, é feito sob anestesia local e sedação e permite alta hospitalar no mesmo dia”, afirma.

O neurocirurgião acrescenta outras estratégias para alívio de dores. Entre as opções de tratamentos, cabe destacar o importante papel da fisioterapia, da acupuntura e do RPG (Reeducação Postural Global), além do uso de medicaçõ0es orais.


Saiba mais

Procedimento importante

Bloqueio anestésico

  • Interrompe os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.
  • As infiltrações locais contêm medicamentos como anestésicos, corticoides e anti-inflamatórios.
  • Minimamente invasivo, o procedimento pode ser realizado em pacientes com alto risco cirúrgico.
  • As infiltrações são feitas em centro cirúrgico, sob anestesia local e sedação, e permitem alta hospitalar no mesmo dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: