Sinais de que você está envelhecendo rápido
Escute essa reportagem

O corpo humano envelhece todos os dias. E com a pele, que é o maior órgão e o mais exposto, o processo de desgaste não é diferente, sendo necessária uma proteção diária contra os diversos agentes nocivos que podem prejudicá-la.
“A nossa pele envelhece devido a diversas razões e algumas podem ser prevenidas. Compreender como fatores internos e externos afetam a estrutura e a função da pele ajuda nas escolhas sobre tratamentos e prevenção”, diz a dermatologista Karina Mazzini.
Entre as causas internas é possível citar a genética e a idade biológica que determina as mudanças estruturais na pele e a eficiência das funções celulares, que ficam mais lentas a cada ano que passa.
Já entre os fatores externos, o sol, a poluição, a fumaça, os hábitos alimentares e os cuidados pessoais podem intervir — e muito — na aparência da pele.
Segundo a dermatologista, o envelhecimento acontece em todas as camadas da derme e essas mudanças aparecem na superfície. Karina explica como reconhecer os principais sinais de quando se está envelhecendo mais rápido do que o normal.
Veja se sua pele está envelhecendo antes da hora
Tratamentos estéticos para manter jovialidade
- Manchas castanhas antes dos 40 anos
Essas manchas surgem por causa do excesso de exposição solar sem a devida proteção da pele. “São pequenas manchas castanhas sem relevo, que se concentram geralmente nas costas das mãos, nos antebraços, no rosto e no peito e cujo número tende a aumentar com o tempo”, detalha Karina.
Para proteger a pele, a dermatologista recomenda usar proteção solar (FPS) de no mínimo fator 30 e reaplicá-lo a cada duas horas. “Use protetor solar mesmo quando está nublado”, diz ela.
- Flacidez na pele do pescoço e do colo
Você sabia que o pescoço está entre as primeiras zonas que denunciam o envelhecimento? Juntamente com o colo, tende a ser esquecido na rotina de cuidados.
De acordo com a dermatologista Karina Mazzini, para ajudar a revitalizar esta pele tão sensível, o uso de hidratantes é uma boa opção. Já em consultório é possível apostar em substâncias injetáveis, como os bioestimuladores de colágeno. O ultrassom microfocado e os lasers também são tratamentos eficazes para essas áreas.

- Perda de hidratação da pele
O processo de envelhecimento pode fazer com que o tipo de pele mude com o passar do tempo, alterando a sua aparência e textura, o que inclui o aumento da sensação de ressecamento.
“A perda de umidade da pele, juntamente com uma redução na taxa de renovação celular, a deixa endurecida, seca e áspera”, explica Karina.
- Rugas e perda de volume facial
O primeiro sinal visível de envelhecimento são as linhas finas e as rugas, que aparecem em diferentes áreas do rosto e são as evidências mais fáceis de detectar.
“A nossa pele diminui naturalmente a produção de colágeno e elastina entre os 20 e os 30 e poucos anos e, como resultado, as rugas tendem a aparecer quando a pessoa faz muitas expressões faciais ou dorme de lado, por exemplo. Se perceber um maior número de rugas no início dos 20 anos, isso pode ser um sinal de muitos danos causados pelo sol”, afirma a dermatologista.
Já a perda de volume pode mudar a aparência geral da face de um jeito transformador, podendo dar ao rosto uma aparência negativa, triste ou estressada.
Fonte: Karina Mazzini, dermatologista.
Comentários